08 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
ALEMS

Aprovado estado de calamidade em Bodoquena, Bela Vista e Terenos

10 JUL 2020 - 10h21min
ALEMS

Na manhã desta quinta-feira (09), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram sete matérias, sendo três sobre decretação de estado de calamidade em municípios, uma sobre combate à violência contra a mulher, uma sobre declaração de utilidade pública e uma sobre instalação de banheiros em lotéricas.

Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 196/2019, do deputado Professor Rinaldo (PSDB), que cria - no cadastro dos programas sociais vigentes em Mato Grosso do Sul - o registro de informações sobre violência doméstica sofrida pela mulher assistida por esses programas.

Em discussão única, foram aprovados os projetos de Decreto Legislativo que reconhecem o estado de calamidade pública em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos municípios de Bodoquena, Bela Vista e Terenos. As propostas são de número 46/2020, 47/2020 e 48/2020, respectivamente.

Ainda em discussão única, foi também aprovado o Projeto de Lei 109/2020, do deputado Barbosinha (DEM), que declara de utilidade pública estadual a Associação Civil Obras Sociais Jesus de Nazaré, com sede e foro no município de Dourados.

Também de autoria de Barbosinha, o Projeto de Lei 273/2019 foi aprovado em segunda discussão. A proposta altera o parágrafo único do art. 1º da Lei 4.101, de 25 de outubro de 2011 - a qual determina que sejam colocadas instalações sanitárias e bebedouros à disposição dos clientes de casas lotéricas e outras instituições financeiras. O objetivo da proposta é isentar da obrigação as casas lotéricas e instituições financeiras de pequeno porte com até 80 metros quadrados, com emenda do deputado Zé Teixeira (DEM).

De autoria do Poder Executivo, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 117/2020, que cria o Fundo Estadual de Estruturação e Aperfeiçoamento de Parcerias (FEEP). O objetivo do FEEP é financiar projetos e atividades da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), na estruturação e no acompanhamento de parcerias estratégicas entre Mato Grosso do Sul e o setor privado. A CCJR foi favorável por unanimidade à tramitação do projeto.

Os deputados aprovaram, também, 13 indicações, dois requerimentos e duas indicações.

Sessões remotas e prevenção na Casa de Leis

Ao final da sessão, o vice-presidente Eduardo Rocha (MDB), que conduziu os trabalhos na manhã de hoje, informou a todos que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), foi diagnosticado com Covid-19 e já está em isolamento. Rocha lamentou o ocorrido, assim como o deputado Cabo Almi (PT), que desejou rápidas melhoras a Paulo Corrêa. 

Todos os servidores presenciais da Casa de Leis estão sendo testados. As sessões estão sendo realizadas remotamente, parte dos servidores estão em home office e os servidores que estão trabalhando presencialmente utilizam máscaras e têm à disposição ácool em gel.

A sessão de hoje também foi realizada remotamente, transmitida ao vivo pelos meios de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Net,  TV ALEMS,  Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). A população pode acompanhar por meio desses canais, as sessões acontecem todas as terças, quartas e quintas, às 9h.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Confeiteira de Aquidauana estará presenteando famílias carentes com bolos

2
Aquidauana

Sobe nível de alerta para coronavírus e relatório recomenda lockdown por mais 7 dias

3
Aquidauana

Decreto altera toque de recolher e veta consumo de álcool em locais públicos

4
Aquidauana

Aquidauana registra 65 novos casos ativos e confirma nova morte por coronavírus

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"OS ORIGINAIS DE CLARICE LISPECTOR"

Valdemir Gomes

Dias...

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Escola de Formação Profissional

Genius

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67)
Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Ver Mais
SABADÃO DA ECONOMIA - 0808