A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de maio de 2020
Anuncie Aqui
-->
Região

Deputados de MS criam frente para discutir proteção dos rios e nascentes da Serra da Bodoquena

22 ABR 2019 - 17h38min
Redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul instituiu a “Frente Parlamentar de Combate ao Turvamento e Assoreamento dos Rios da Região de Bonito/MS”. Os objetivos, segundo o documento, são discutir e programar mecanismos, regramentos e normas contra as causas que tem contribuído para os frequentes problemas enfrentados na região.

O tema também tem envolvido empresários do Turismo, ambientalistas, guias e moradores da cidade, que se mobilizam para que a soja seja proibida nos varjões. Projeto semelhante foi aprovado em 2008, quando o plantio de cana-de-açúcar foi vetado no Pantanal pelo Ministério do Meio Ambiente para diminuir erosões e o assoreamento dos rios.

Neste domingo de Páscoa (21) voltou a chover forte em Bonito, sendo registrados cerca de 120 mm em um intervalo de 2 horas. Guias, moradores e proprietários de atrativos, que participam do grupo ‘Unidos Conversamos’ no Whats App, atualmente com 252 participantes, monitoraram vários pontos da cidade durante a chuva, destacando alagamentos em alguns trechos da região central e bairros, interdições em algumas estradas de acesso a atrativos e condição dos rios. Segundo o grupo, a maioria dos atrativos não foi afetada pela chuva e funciona normalmente nesta segunda-feira (22), com exceção de alguns balneários. Passeios de flutuação, como Nascente Azul e no Rio Sucuri continuam cristalinos, mesmo com o nível das águas mais elevado. Já os rios “Formoso” e o “Prata”, voltaram a turvar.

Texto divulgado nas redes sociais do grupo e assinado pela advogada Marla Diniz Brandão Dias e pelo guia de turismo Francisco Azevedo (Kiko) destaca a preocupação do grupo com a atual situação ambiental da cidade. “Temos falado dos problemas ambientais existentes em Bonito. Eles são muitos e, conforme sempre frisamos não se concentram somente na zona rural. Quando chove, não há paz nem no campo nem na cidade… O grupo “Unidos Conservamos” recebeu diversos relatos, fotografias e vídeos estarrecedores, expondo a fragilidade da situação urbana de Bonito, ressaltando a gravidade deste problema, que precisa ser encarado com urgência. O Poder Público precisa se movimentar, pois é dele a atribuição de realizar um replanejamento, algo duradouro, de longo prazo. Sabemos que a questão é antiga, mas de nada adianta apontar o dedo e responsabilizar administrações anteriores sem, por seu turno, tomar alguma providência efetiva. Infelizmente, é algo que demanda tempo e investimento pesado e é provável que o atual gestor, mesmo se começar a agir imediatamente, não colha os louros em 2020. No entanto, na situação em que nos encontramos, é certo que enfrentar de frente a realidade, com propostas e ações, é um dos mais importantes legados que esta gestão pode deixar…Conclamamos a população e o Poder Público de Bonito para se unirem nessa causa, refletir sobre a questão e fazer cada qual a sua parte, somando esforços no intuito de apresentar propostas efetivas e solucionar os problemas verificados…Bonito pede socorro. E não tem mais como adiar”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Nota de Falecimento do estudante Leandro José dos Santos

2
Aquidauana

Morre 'Break', conhecido por apitar futebol amador em Aquidauana

3
Coronavírus

Anastácio confirma seu 1º caso de Covid-19

4
Nota de Falecimento

Alice Quirino falece aos 31 anos após parada cardiorrespiratória

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min11 max26

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min11 max26

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,44m
Miranda
4,80m
Paraguai
1,89m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"CITAÇÕES DE CLARICE LISPECTOR"

Robinson L Araujo

EM TEMPOS DE PANDEMIA, O LAR DEVERIA SER O MELHOR REFÚ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Informática

Center Informática

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 725 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3159 / Fax
Ver Mais