A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Bodoquena

UBS Maria Rita desenvolve projeto voltado às gestantes de Bodoquena

13 MAI 2019 - 09h17min
Assessoria

A Prefeitura Municipal de Bodoquena, por meio da Secretaria de Saúde, através da equipe multiprofissional responsável pela assistência pré-natal da Unidade Básica de Saúde Maria Rita Sena Campos, implantou o projeto “GESTANEOVIDA - Ações Educativas para Gestantes”, que consiste em orientações educativas que possibilitem êxito e discernimento para as gestantes em sua experiência gestacional. 

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de saúde das gestantes, puérperas e recém-nascidos; esclarecer as gestantes sobre as alterações durante a gravidez e  puerpério (período de 45 dias pós parto); capacitar e sensibilizar as gestantes sobre auto-cuidado, acompanhamento do pré-natal, nascimento, puerpério, amamentação e promoção da saúde e cuidados aos RN; compartilhar dúvidas e inseguranças no enfrentamento da gravidez e puerpério; promover um espaço de socialização e interação entre as gestantes, dirimindo suas dúvidas, medos e ansiedades; entre outros cuidados.

Segundo o secretário de Saúde, Lauro Aquino Neto, através da avaliação de dados provenientes da observação e dos registros, nos últimos meses, da assistência de pré-natal oferecida no município, feita pela equipe técnica multiprofissional da UBS, “Percebeu-se que o serviço enfrentava algumas dificuldades no programa de pré-natal no que se referia à adesão, continuidade da assistência, desmame precoce, falta de planejamento familiar, despreparo emocional para o enfrentamento do trabalho de parto e parto, além de ocorrências de complicações durante a gravidez, por isso a necessidade de se ter esse projeto”, afirma.

As gestantes serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, psicóloga, odontólogo, fisioterapeuta, educador físico, além de outros profissionais, de acordo com a demanda da clientela serão convidados a participar e colaborar.

O projeto teve inicio na sexta-feira (10) e será realizado quinzenalmente, sendo o próximo encontro dia 31 de maio, na UBS Maria Rita Sena Campos. Os encontros terão duração de uma hora, através de atividades com dinâmicas, musicoterapia, orientações com os profissionais das diversas especialidades, vídeos e rodas de conversa com temáticas específicas, entre outros.

As gestantes serão atendidas pela equipe do projeto, a princípio em um grupo unificado, mas, posteriormente, serão acompanhadas de acordo com sua idade gestacional.  A equipe é composta pelo médico Rogério C. Ferreira Júnior, a diretora da Unidade, Érica Batista, a enfermeira July Benevides, a psicóloga Vânia Amorim, a nutricionista Lidiane Sobrinho e a farmaceutica, Thaina de Brito Dias.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem de 35 anos é assassinado com quatro tiros ao lado de moto nos Altos de Anastácio

2
Geral

Filho de vereador morre após acidente de moto em MS

3
Anastácio

Estuprador do Jardim Carioca, da Capital, é preso em Anastácio; tio quem denunciou sobrinho

4
Policial

Maníaco da Capital matou esfaqueado jovem de 18 anos por ciúmes em Anastácio

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,07m
Paraguai
3,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cadê...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar CAIC (PSF - CAIC) - Programa Saúde da Família Vila Pinheiro

R. Francisco Pereira Alves, s/nº Pavilhão 1 CAIC Bairro: Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3637
Telefones Úteis

Policia Rotay

Rua Jose Duarte, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6638
Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110692