X
Resgate

MS inicia processo para repatriar 500 brasileiros que estão na Bolívia

Seguindo recomendação do Ministério das Relações Exteriores, o Governo de Mato Grosso do Sul inicia na madrugada desta sexta-feira (03.04), às 5 horas, a repatriação de 500 brasileiros vindo da cidade de Santa Cruz de La Sierra, distante 852 km da capital da Bolívia, La Paz. O grupo será acompanhado por autoridades bolivianas até a cidade de Puerto Quijarro, já na fronteira com o Brasil. Virão em 13 ônibus até a fronteira, deverão atravessar a pé até a cidade de Corumbá, e será atendido também por equipes da Prefeitura de Corumbá e do Exercito.

Por medida de segurança, as autoridades sul-mato-grossenses instalaram barreiras sanitárias na sede da Receita Federal. Agentes das forças de segurança de Mato Grosso do Sul farão a triagem dos estudantes que chegarem em solo brasileiro.

Agentes da Polícia Federal também deverão fazer a conferência das documentações e os técnicos da Anvisa farão o acompanhamento clínico de quarentena dos repatriados em razão do Covid-19. Após toda a verificação de documentação e estado de saúde, os estudantes seguirão para os seus destinos finais.

Conforme informações do Ministério das Relações Exteriores, ao todo, mais de 930 nacionais procuraram os postos consulares brasileiros na Bolívia com demandas de repatriação. Os consulados-gerais no país atuam para facilitar o retorno dos nacionais, às próprias expensas, pela fronteira terrestre em Corumbá (MS).

E caso essa operação seja bem-sucedida, deverá se repetir no dia seguinte, sábado (04.04), com a segunda leva de residentes em Santa Cruz de la Sierra, com 250 pessoas. E posteriormente, o processo poderá ocorrer uma terceira vez, porém, ainda sem data definida, com a partida dos brasileiros oriundos de Cochabamba, de lá podem chegar mais 150 brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores informa ainda que nesse processo, já foram repatriados cerca de 9.400 brasileiros que recorreram às Embaixadas e Consulados no exterior. Às 13h00 de terça-feira, dia (31.3), as Embaixadas e Consulados contavam outros 5.862 brasileiros, em 88 países, com dificuldades de retornar ao Brasil.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Serviços

Judiciário de MS não terá expediente nos dias 28 e 29 de março

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como mandados de segurança, habeas corpus, por exemplo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo