A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Rev. Vivaldo Melo

A garota Isabela e o realismo do Salmo 91

A morte estúpida da menina Isabela, expõe uma verdade claramente ensinada pela Bíblia: vivemos num mundo complicado e perigoso. O Salmo 91 talvez seja o texto mais pertinente para respaldar a idéia de que a proteção de Deus impede que o caos seja ainda...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

A morte estúpida da menina
Isabela, expõe uma verdade
claramente ensinada pela Bíblia: vivemos num mundo complicado e perigoso. O Salmo 91 talvez seja o texto mais pertinente para respaldar a idéia de que a proteção de Deus impede que o caos seja ainda maior no cotidiano humano. Ao mencionar a peste destruidora, logo no início do texto, o salmista pensava nos perigos biológicos aos quais estamos sujeitos. A qualquer momento podemos ser penetrados por micro organismos e ser vítimas de doenças mortais. Nesta época do ano, basta a picada de um mosquito.

O que seria a "seta que voa", mencionada pelo salmista? Ela indica os perigos circunstanciais, algo fortuito, que alguns gostam de referir-se como sendo a força do azar. Não há nada de moral ou ético envolvido em determinadas tragédias. Ninguém poderia sugerir que as vítimas das torres gêmeas estivessem em pecado na época do fatídico 11 de setembro, nem mesmo aqueles que atribuem qualquer tragédia a pecados específicos.

Os perigos psico-existenciais, lembrados pelo salmista em tempos remotos, talvez se constituam, hoje, nos mais comuns. O "terror noturno" está presente na experiência de milhões de pessoas. É o pesadelo invadindo as mentes, a angústia, o pânico. Em muitos casos, o medo de abrir a porta, ao chegar em casa. As guerras, também lembradas como possibilidades reais, não são necessariamente os embates que desembocam em agressões físicas, mas as situações que podem desmoronar a estabilidade emocional, a qualquer momento, como um emprego que se perde ou os negócios que entram em crise.

Mas, o maior perigo que ronda a vida, todos os dias, é o "laço do passarinheiro". Qual o significado desta expressão? Há concordância entre os teólogos de que o salmista está falando do próprio diabo, que com suas hostes de demônios tem como ação predileta armar arapucas, planejar situações e armar laços para destruir e arruinar a vida das pessoas. Em síntese, ele vive orquestrando desgraças.

A tragédia que vitimou a linda menina que foi jogada do sexto andar de um edifício, em São Paulo, provocando comoção nacional, pode ser explicada a partir deste contexto. A vida humana, dádiva maior do criador, é extremamente frágil. Daí a inevitabilidade de uma pergunta: como viver ou sobreviver? O texto bíblico, que ao expor com honestidade os perigos do cotidiano é denso em expressões negativas começa com uma nota positiva. Fala que a confiança em Deus é a maior garantia que o homem tem contra esses perigos. Descansar na sombra do Onipotente é fundamental.

A confiança que se requer no Altíssimo para se obter vitória sobre as forças que ameaçam a vida, todos os dias, é muito mais do que meramente crer. Ela envolve mais do que um mero conhecimento intelectual. Envolve um relacionamento íntimo com Deus, no sentido de descansar nEle, vendo-o como um Pai amoroso, que verdadeiramente se preocupa com seus filhos. Quando a fé alcança essa dimensão relacional, o homem liberta-se das amarras psicológicas e encontra a proteção mais completa contra os perigos vários do dia a dia.

Em nenhum momento o conhecido texto bíblico promete isenção de dificuldades. Mas, a proteção e o cuidado de Deus. Por isto alguém disse que as dificuldades são bênçãos numa forma oculta, na medida em que podem levar o homem a descobrir as dimensões mais profundas do amor de Deus.

Pastor da Igreja Presbiteriana de Aquidauana
vivaldo-melo@hotmail.com  / www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Adolescente tem fratura exposta em acidente na Avenida Pantaneta

2
Aquidauana

Motociclistas têm ferimentos leves em acidente ocorrido na Vila Cidade Nova

3
Policial

Ataque de pistoleiros deixam seis mortos e um bebê de 11 meses ferido na fronteira

4
Bodoquena

Problemas de saúde fizeram Zenaide despertar para o amor à comunidade carente

Vídeos

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min15 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min15 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,96m
Miranda
5,17
Paraguai
5,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 2

Rua Roberto Scaff, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2350
Associações e Sindicatos

Associação Comercial e Industrial de Aquidauana

Rua Estevão Alves Corrêa, 195 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2854
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Doce Sabor Lanchonete

Rua 7 de Setembro, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110597