A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8502
Carlos Frederico

Como administrar a manutenção

Ao contrário do que pensam os administradores de empresas há tanto tempo, o aperfeiçoamento da manutenção não é um mal incurável. O trabalho de manutenção pode ser medido e controlado tão b em como as demais funções e sua eficiência pode ser...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Ao contrário do que pensam os administradores de empresas há tanto tempo, o aperfeiçoamento da manutenção não é um mal incurável. O trabalho de manutenção pode ser medido e controlado tão b em como as demais funções e sua eficiência pode ser sistematicamente aprimorada.

É necessário estabelecer metas e objetivos para o departamento de manutenção. É claro que estas metas e objetivos podem ser estabelecidos de várias e diferentes formas. Um conjunto razoável de objetivos seria:

 Minimizar o tempo perdido de produção por falhas de manutenção.

 Reduzir os custos de manutenção e alcançar o maior rendimento de cada dólar investido.

 Otimizar o uso da força de trabalho de manutenção, ferramentas, equipamentos e materiais.

 Melhorar a manutenção no sentido mais amplo da palavra - incluindo não só os aspectos técnicos como o serviço atribuído ao departamento de produção.

 Alcançar melhor controle gerencial de qualidade, horas gastas e material empregado.

Eis seis princípios-chave de gerência a considerar no empenho para atingir os objetivos acima citados:

1. A eficiência de mão-de-obra é parte da responsabilidade da gerência - O planejamento da mão-de-obra eficiente é responsabilidade da gerência. Um trabalhador não vai planejar sua própria eficiência, nem tampouco o governo ou o sindicato. E embora os encarregados da oficina possam fazer algum planejamento, eles são, em princípio, "executores" e não "planejadores".

2. A boa organização é essencial para um bom desempenho - Em qualquer outra atividade de uma empresa, é necessário determinar as linhas de responsabilidade, as autoridades e os deveres das pessoas envolvidas. O departamento de manutenção deve ser igualmente organizado com linhas adequadas de autoridade, estabelecidas para esta função bastante complexa e geograficamente espalhada. É necessário haver um equilíbrio entre os operários - oficiais com bases centralizadas e os designados localmente, mão-de-obra especializada e não especializada, e outros.

3. Separar as funções de planejamento e produção - Planejar e "executar" exigem habilidades diferentes. A combinação destas habilidades em um único homem constitui exceção à regra. Aquele que está fazendo não deve ter que interromper suas atividades para planejar a seqüência do serviço, o ideal será que outra pessoa faça o planejamento.

4. Os melhores resultados de produção são obtidos quando cada trabalhador recebe uma tarefa definida, a ser executada num período predeterminado e de uma maneira preestabelecida.

O planejamento bem programado, empregado juntamente com padrões de serviço consistentes e métodos modernos, pode e deve proporcionar grandes benefícios para muitas empresas, inclusive economias de 20% a 40% em custos de mão-de-obra de manutenção e desempenho operacional superior.

Referência Bibliográfica

WILKINSON, John J. Como administrar a manutenção. Biblioteca Harvard de Administração de Empresas. São Paulo: Editora Abril, 2005. p. 87-98.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social, bacharel em Administração. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Vídeo: sucuri surpreende turista durante passeio em balneário de MS

2
Aquidauana

Moto bate na traseira de Saveiro e deixa dois rapazes de 19 anos feridos

3
Policial

Dupla mata anta a tiros e acaba presa e multada em R$ 10 mil

4
Aquidauana

O Pantaneiro errou em reportagem sobre retirada de ambulantes

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Oswaldão e o horário de Verão!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Viajar só faz bem...

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Ver Mais Colunas
498110634