A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Carlos Frederico

Como avaliar novos investimentos de capital

As três perguntas básicas que devem ser respondidas por quem deseja fazer uma avaliação correta de novos investimentos de capital são:  Ao se avaliarem novos projetos de investimentos, por que o critério de retorno sobre o investimento é preferível...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

As três perguntas básicas que devem ser respondidas por quem deseja fazer uma avaliação correta de novos investimentos de capital são:

 Ao se avaliarem novos projetos de investimentos, por que o critério de retorno sobre o investimento é preferível ao de anos de desembolso?

 Dos vários métodos possíveis para se calcular o retorno sobre o investimento, por que o procedimento de fluxo de caixa descontado é o que, provavelmente, produzirá os melhores resultados?

 Que técnicas e suposições poderão ajudar os executivos que querem fazer uso prático de método de fluxo de caixa descontado?

Não é possível responder a estas questões satisfatoriamente para todas as empresas, porém, neste artigo é apontada uma solução que serve para a maioria das empresas. Fica claro, também, que a técnica aqui descrita não foi inventada por mim, ela tem sido usada há muito tempo no campo das finanças e no bancário, e têm sido exaustivamente descrita em muitos livros e artigos sobre administração, nos últimos vinte e cinco anos.

Na evolução da administração financeira tem se constatado que a forma que oferece melhores resultados para avaliar novos investimentos de capital é o método de fluxo de caixa descontado. O fluxo de caixa corresponde a todos os recebimentos de valores pela empresa, e o fluxo de caixa descontado corresponde aos valores recebidos menos os valores pagos inclusive os desembolsos feitos para investimentos. Portanto, para se avaliar se vale a pena fazer novos investimentos de capitais é preciso se ter certeza de que o fluxo de caixa vai permitir pagar todos os compromissos da empresa, inclusive os investimentos.

Nossa experiência em utilizar a abordagem de fluxo de caixa descontado pode ser resumida no que se segue:

 Concluímos que ela era uma ferramenta gerencial muito poderosa. É um dispositivo extremamente eficaz para analisar investimentos rotineiros com padrões bastante regulares de fluxo de caixa, e também para analisar problemas muito complicados, como os que envolvem fusões, aquisições de propriedades produtivas e outros empreendimentos que exijam uma série de desembolsos de capital ao longo de um período de muitos anos, e geram fluxos de caixa altamente irregulares.

 Existe um grande problema de ordem teórica e prática, ao se empregar o procedimento de fluxo de caixa descontado, para o qual ainda não encontrei uma solução inteiramente satisfatória. Este problema é o de desenvolver um valor de retorno sobre o investimento para todos os departamentos ou grupos de departamentos que possam ser computados ano a ano, e comparados com os retornos calculados pelo método de fluxo de caixa descontado à época em que os projetos individuais de investimento foram efetuados.

No total, nossa experiência com as técnicas de fluxo de caixa descontado foi bastante satisfatória. Em meu entender, essa técnica representa parte dos próximos aperfeiçoamentos no campo de finanças e contabilidade. O método de análise de investimentos pelo fluxo de caixa descontado atualmente é o que se apresenta de melhor em substituição a previsão do tempo e do valor do retorno do capital, por isso que se espera que ele seja cada vez mais aplicado pelas empresas no futuro.

Referência Bibliográfica
MCLEAN, John G. Como avaliar novos investimentos de capital. Biblioteca Harvard de Administração de Empresas. São Paulo: Editora Abril, 2005. p. 77-85.

*Carlos Frederico Corrêa  da Costa é doutor em História Social, bacharel em Administração. Elaborou o projeto, implantou e coordenou  o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Motociclista tem pé e braço arrancados em acidente na MS-276

2
Nota de Falecimento

Dalton Liparoti morre aos 63 anos vítima de infarto

3
Aquidauana

Professora de universidade é vítima de estelionato no Bairro Alto

4
Anastácio

Jovens ignoram cheia do rio e mobilizam Conselho Tutelar e PM na prainha de Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110707