A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Carlos Frederico

Como começar a implantar um programa de qualidade na empresa

Opontapé inicial pode ser por meio de palestra, apresentação de audiovisual ou reunião, expondo para os líderes o significado da Gestão de Qualidade. Numa segunda etapa, escolha o coordenador, que assumirá os trabalhos de implementação do programa e...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Opontapé inicial pode ser por meio de palestra, apresentação de audiovisual ou reunião, expondo para os líderes o significado da Gestão de Qualidade.

Numa segunda etapa, escolha o coordenador, que assumirá os trabalhos de implementação do programa e que, juntamente com a diretoria, definirá a política da qualidade na empresa, seus princípios de atuação e o compromisso com a satisfação dos clientes.

Você também pode optar por contratar uma Consultoria Externa com o intuito de orientar as ações. Caso seja esse o caminho escolhido, é importante observar as seguintes recomendações:

 Não abra mão do controle das decisões em sua empresa.

 Tenha em mente que você e sua equipe são as pessoas de maior conhecimento sobre os negócios da organização.

 Entenda que o papel da Consultoria restringe-se ao assessoramento ao corpo técnico e gerencial de sua empresa.

 Faça a relação custo x benefício antes de formalizar o contrato.

 Observe se o contrato deixa claro os seguintes pontos: os objetivos, a abrangência dos serviços, os recursos envolvidos, o prazo, o preço e a forma de pagamento.

Onde sua empresa está? Aonde quer chegar? O que você precisa fazer?

Estas três questões podem parecer simples, porém são fundamentais para sua empresa, e mais do que ninguém, você deve saber que não é fácil responde-las. Cada uma dessas respostas auxilia a traçar um diagnóstico da situação atual da empresa, bem como as metas e o planejamento para alcançá-las.

Nessa etapa é importante a realização de uma pesquisa de satisfação dos clientes. O objetivo é estabelecer uma comunicação para que a empresa se posicione em relação ao perfil e às necessidades dos consumidores. Essa pesquisa pode ser feita por meio de uma urna, de uma conversa-consulta num balcão, do serviço de telemarketing, entre outras ferramentas.

Também é preciso refletir sobre as seguintes perguntas:

 Quem são seus concorrentes diretos? E os indiretos?

 O que eles oferecem de que você não dispõe?

 O que você precisa para se igualar a eles? E para superá-los?

Responder a essas perguntas também vai ajudá-lo a estabelecer as metas a serem perseguidas pela empresa.

O sucesso do Sistema de Gestão de Qualidade em sua empresa vai depender:

 Saber o que o cliente quer - Compreender suas necessidades presentes e futuras, atender a seus requisitos e se esforçar na superação de suas expectativas.

 Comprometimento - Os líderes, inclusive você, dono do negócio, devem estabelecer a unidade e os rumos da organização. Crie e mantenha o ambiente interno voltado ao envolvimento de todos, do faxineiro ao diretor.

 Fidelização - Conquiste e coordene seus colaboradores (internos e externos), com sua presença e seu apoio às idéias de melhoria propostas por eles no decorrer do processo.

 Relacionamento - A empresa, os funcionários, os fornecedores e os clientes são interdependentes, e um relacionamento mutuamente benéfico leva à melhoria da capacidade de criar valor.

 Melhoria contínua - A melhoria contínua do desempenho global deve ser um objetivo permanente da empresa.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Por onde começar. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 14-23.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre Gol e Harley Davidson deixa uma pessoa ferida

2
Bodoquena

Motorista perde controle e tomba carreta na MS-339 entre Miranda e Bodoquena

3
Policial

Policial agiu em legítima defesa ao matar o ex-namorado que invadiu casa dela, diz delegada

4
Policial

Homem flagra a ex com outro, tenta despi-la e a agride com soco na boca em Aquidauana

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,99m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A PESCA MILAGROSA"

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 / 324 www.bradesco.com.br
Auto Elétrica/Oficinas

Oficina Brasil

Pandia Calogeras, 841 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3574
Ver Mais
Supermercado Siriema