A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Carlos Frederico

Como pequenas e médias empresas podem chegar ao grau de excelência

Carlos Frederico Corrêa da Costa*Consultor de Gestão e Marketing e-mail: cfccosta@terra.com.br A Gestão de Qualidade prevê a melhoria contínua do desempenho da empresa. O mais alto grau de performance é a excelência. As normas da ISO 9004 e os...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail:
cfccosta@terra.com.br

A Gestão de Qualidade prevê a melhoria contínua do desempenho da empresa. O mais alto grau de performance é a excelência.

As normas da ISO 9004 e os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) servem como referências reconhecidas para alcançar o grau mais alto.

À primeira vista, o nível de excelência pode parecer um patamar bem distante para as pequenas e médias empresas. Porém, não é impossível chegar lá, desde que seja realizado um trabalho de longo prazo, com determinação, dedicação e persistência.

A ISO 9004 apresenta diretrizes para a melhoria do desempenho do Sistema de Gestão de Qualidade. O foco é otimizar para conquistar a satisfação não apenas do cliente como a de todos envolvidos com a empresa: funcionários, fornecedores e comunidade.

Os princípios ISO para se chegar ao grau de excelência são:

 foco no cliente;
 liderança;
 envolvimento de pessoas;
 abordagem de processos;
 gestão da melhoria;
 abordagem para tomada de decisões;
 benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

As organizações candidatas ao Prêmio Nacional de Qualidade devem fornecer informações sobre seu Sistema de Gestão da Qualidade, os processos de melhoria e os resultados alcançados, de acordo com o que é solicitado em cada um dos oitos critérios de excelência da premiação:

 liderança;
 estratégias e planos;
 clientes;
 informações e conhecimento;
 pessoas;
 processos;
 resultados.

Esses critérios são revisados anualmente, a partir da troca de experiências com outras fundações similares de outros países.

A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para a conquista da excelência visa principalmente à valorização das pessoas. Nesse caso, a empresa deve introduzir programas de desenvolvimento e capacitação, além de promover a qualidade de vida dentro e fora da organização.

Uma banca examinadora - constituída por especialistas de diversos setores de atividades - realiza a avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa candidata ao Prêmio Nacional da Qualidade, a partir dos critérios e fundamentos definidos pela Fundação Nacional da Qualidade. Todas as empresas inscritas recebem uma análise detalhada de sua Gestão de Qualidade, com as pontuações obtidas em cada item, os pontos fortes e ainda como melhorar o desempenho da empresa.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Em busca da excelência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 54-61.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110616