A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Carlos Frederico

Como pequenas e médias empresas podem chegar ao grau de excelência

Todo mundo sabe que melhorar sempre é o ideal. Na teoria, portanto, não há o que contestar, mas, na prática, como realizar a melhoria contínua? A resposta talvez esteja numa expressão em inglês que ganha cada vez mais força nas empresas: o Lean...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Todo mundo sabe que melhorar
sempre é o ideal. Na teoria,
portanto, não há o que contestar, mas, na prática, como realizar a melhoria contínua?

A resposta talvez esteja numa expressão em inglês que ganha cada vez mais força nas empresas: o Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta). Os especialistas no assunto, James Womarck e Daniel Jones, utilizaram esse termo para denominar a filosofia de negócios baseada no Sistema Toyota de Produção.

O Lean Thinking foca o que é valor a partir da ótica dos clientes e usuários. Para satisfazer o consumidor, estabelece-se uma seqüência de ações mais eficientes, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos - menor esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço. O princípio é evitar ao máximo o desperdício. A cadeia produtiva se ajusta a partir da demanda real pelo produto.

O sistema garante como resultado a satisfação do consumidor: produto oferecido na hora, com o preço e a qualidade que ele quer. Para a empresa, a experiência bem-sucedida de quem já implementou mostra: menor custo e maior rentabilidade ao negócio.

Com seu modelo "menos é mais", o desafio proposto pela Toyota era, em linhas gerais, conseguir garantir:

1. Os serviços e produtos que os clientes buscam...

2. ...No momento exato que eles querem...

3. ...Com os preços qaue eles estão dispostos a pagar...

4. ...Com qualidade superior...

5. ...E menores custos...

6. ...Para garantir, assim maior rentabilidade do negócio.

Faz pouco tempo, as empresas priorizavam a rapidez nos processos e não respeitavam as necessidades e os limites dos trabalhadores. A partir do modelo da Toyota, o processo de automação dos equipamentos foi instalado nas fábricas, assim, durante a década de 1970, o Japão conquistou avanços na produção automobilística utilizando o Sistema Toyota de Produção, o que assegurou o sucesso também para todo tipo de indústria, pequena, média e grande, ou seja, a inovação organizacional se mostrou tão importante quanto o avanço tecnológico.

"A proposta é que as coisas sejam feitas procurando a excelência não apenas para atingirmos um objetivo pontual e, sim, que seja parte de nosso jeito de trabalhar, de pensar, de agir". É assim que Regina Viglizzo, Diretora de Operações e Qualidade da Actionline do Brasil, explica a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na empresa.

A prestadora de serviços, com 600 funcionários, atua com um centro inteligente de relacionamento com clientes e prospects (clientes em potencial, prováveis). Os serviços consistem em operações ativas de venda, atendimento a clientes, incentivo e fidelização.

A Actionline quer melhorar as tarefas comuns de um centro de contato: qualidade, pontualidade e precisão no envio de relatórios e resultado operacionais. O foco é criar um diferencial para os clientes ao se colocar como parceiros no êxito dos resultados de suas unidades de negócios.

Em meio à extensa bibliografia sobre temas para melhorar o desempenho da empresa, destaca-se o manual Learning to See (Aprendendo a Enxergar, em português), escrito por Mike Rother e John Shook.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Melhoria contínua. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 62-69.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morte de ex-vereador e esposa envolveu autores de Aquidauana e Anastácio

2
Policial

Dupla passa 11 horas comendo e bebendo em conveniência e vai embora sem pagar a conta

3
Geral

Bebê cai de cama, demora a ser socorrido e morre em unidade de saúde

4
Policial

Homem estuprava menina e a obrigava a enviar fotos

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Auto posto WA II

Rua Oscar Trindade de Barros, Santa terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Ver Mais
508110690