A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
Ruben Figueiró de Oliveira

É ISSO AÍ

Nós campo-grandenses nativos ou adotivos temos o porquê nos alegrar com o aniversário da emancipação política, há 108 anos, de nossa Cidade Morena. Sou dos adotivos, pois nasci em Rio Brilhante, então Entre-Rios, mas, dois anos após, meus pais...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Nós campo-grandenses nativos ou adotivos temos o porquê nos alegrar com o aniversário da emancipação política, há 108 anos, de nossa Cidade Morena. Sou dos adotivos, pois nasci em Rio Brilhante, então Entre-Rios, mas, dois anos após, meus pais transferiram a residência para cá, isto em 1933 - hace tiempo, pois. Honro-me por ser cidadão honorário por decisão de nossa egrégia Câmara Municipal. Daqui, minha esposa, meus filhos e muitos de meus netos. Aqui, iniciei minhas atividades profissionais e daqui o eleitorado impulsionou-me para as posições políticas que exerci ao longo de 32 anos ininterruptos. Devo, portanto, muito a esta terra e por mais que eu a adore jamais lhe retribuirei as dádivas que me ofereceu.

Como muitos, li, pelo nosso Correio do Estado (26/08), a entrevista que lhe concedeu o prefeito Nelson Trad Filho. Sinceramente postei-me empolgado com que sua excelência já realizou e as metas que ainda pretende alcançar. Mesmo que não as alcance em face das contingências da política, cujo dinamismo move montanhas, demonstra o jovem alcaide acendrado propósito de mais e bem servir ao seu torrão natal. Por oportuno, quando de minha mocidade (que saudades de minha aurora...) aprendi com o memorável presidente norte americano Francklin Delano Roosevelt um dito que me marcou como exemplo de um homem que enfrentando todas as procelas do "crack" econômico de 1929 em seu país, levantou a fibra de seu povo, enfatizando - "É melhor alcançar triunfo e glória, mesmo se expondo à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que não gozam muito, nem sofrem muito, por que vivem numa penumbra que não conhece vitória, nem derrota". Daí entender eu que não há desafios a temer, e, portanto, é pôr o pé na estrada.... Está certo o prefeito.

Agora o lado curioso do que naquele dia festivo ocorreu-me lembrar. No final da semana, encontrei-me na porta do "King's" com um velho amigo e proeminente líder político. Matamos as saudades e muito conversamos sobre o momento atual de nossa política. Nossas idéias, observações, sempre coincidentes, e ele só lamentou não estar livre como eu de compromissos políticos e partidários entravantes para dizer de público o que sente, o que pensa. Realmente, sinto-me assim espraiando-me na largueza do pensamento, e assim me manifesto até no arraial de meu partido tucano. Posso exprobar o arcaico sistema eleitoral vigente, a deteriorada lei dos partidos políticos, o regime presidencialista macróbio, exaltar o bem que faria ao Brasil o parlamentarismo, condenar o sistema fiscal e tributário, truculento e faminto, dizer que salário não é renda e portanto não deveria ser receita para o fisco, abominar a malfadada CPMF - vício clamoroso tisnada pela mácula da bi-tributação, incrivelmente ainda não reconhecida pelo Judiciário - prestes a ser prorrogada ao talante do presidente Lula e, pasmem, com o voto também de meu partido, cuja direção nacional não ouve suas bases e, sim os interesses de seus dois presidenciáveis, os governadores José Serra e Aécio Neves, ambos com propósitos imediatistas. Perdem o partido e suas excelências adeptos e votos futuros para o DEM (antigo PFL), altivo e aguerrido no papel democrático de ser oposição a tudo de irregular que aí está.

É isso ai.

* Foi deputado estadual, federal, secretário de Estado, conselheiro do Tribunal de Contas. É  suplente de senador.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

‘Vou fazer justiça pelo meu filho’, diz mãe na 1ª audiência sobre bebê morto pelo pai

2
Policial

Ciclista que teve laceração ao cair perto de caminhão está internada na Santa Casa

3
Aquidauana

Chuva do fim de semana já eleva o nível do Rio Aquidauana

4
Aquidauana

Acontece nesta segunda-feira primeira audiência sobre caso de pai que matou filho

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,44m
Miranda
4,56m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Supermercados

Supermercado Gaúcho

Av. Integração, 389 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-1705
Auto Posto

Asa Branca

Duque de Caxias, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4623
Ver Mais
514010542