A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber - (Medicina- I)

É descrita como uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas, ou de pouca consistência. Pode vir acompanhada de vômitos, febre e dor...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

É descrita como uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas, ou de pouca consistência.

Pode vir acompanhada de vômitos, febre e dor abdominal, e em certos casos, há presença de muco e sangue, podendo durar entre 2 dias ate 2 semanas. Podem ser graves e leves com desidratação e distúrbios eletrolíticos quando associados à desnutrição prévia.Vários podem ser seus Agentes etiológicos. Bactérias: Stafilococus aureus, Escherichia coli enterotoxigênica, Escherichia coli enteropatogênica, Salmonelas, Shigella desinteriae, etc. Vírus:Astrovírus, Calicivírus, Adecovírus entérico, Norwalk, Rotavirus grupos A, B e C. Parasitas: Entamoeba histolytica, Cryptosporidium, Balatidium coli, Giardia lamblia, Isospora bell.O modo de transmissão, período de incubação e a transmissão são específicos para cada tipo de agente etiológicos.Suas complicações são decorrentes da desidratação e do desequilíbrio eletrolitico. Quando não tratados com antecedência e de certo modo correto podem levar ao óbito. Nos casos de cronicidade ou com episódios repetidos, podem ocorrer desnutrição crônica, com retardamento do desenvolvimento estato - ponderal. O Diagnóstico: é em geral, clinico, quando forem necessários, são realizados exames de fezes parasitológicos e culturas de vírus e bactérias. O Diagnóstico Diferencial: em geral são feitos entre os agentes causadores das diarréias através de exames específicos.

O Tratamento é a hidratação oral , através de Sais de Reidratação Oral que simplificou o tratamento e gradativamente contribuindo para a diminuição da mortalidade por diarréias. O esquema de tratamento independe do diagnóstico etiológico, pois o objetivo da terapêutica é reidratar ou evitar a desidratação.De acordo com as perdas o esquema de tratamento não é rigoroso administrando-se líquidos e os sais de reidratação oral de acordo com as perdas. Enquanto permanecer os sinais de desidratação, qualquer tipo de alimentação deve ser suspenso. Só indica-se Hidratação Parenteral quando houver: alteração da consciência, vômitos persistentes, mesmo usando sonda nasogástrica. Os antimicrobianos devem ser usados apenas na disenteria e em casos graves de cólera.Vigilância Epidemiológica :Objetivo: Monitorar a incidência das diarréias e continuar atividades de educação em saúde.Notificação: Não e doença de notificação compulsória devido sua elevada freqüência. Definição de caso: Individuo que apresentar fezes cuja consistência revele aumento do conteúdo liquido (pastosas, aquosas), com maior número de dejeções diárias e duração inferior a 2 semanais.

Medidas de controle: melhoria da qualidade da água , destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar, Educação em saúde. Locais de uso coletivo, como colégios, creches, hospitais, penitenciárias.

VITOR MAKSOUD
MÉDICO

Referência : Doenças Infecciosas e Parasitárias .(1999).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre veículo e carreta deixa dois mortos e três feridos

2
Policial

Corpo de Bombeiros busca cozinheiro de comitiva pantaneira desaparecido

3
Aquidauana

Brincadeira com isqueiro provoca incêndio e consome quarto de residência

4
Geral

Ladrão furta carro dos Correios com provas do Encceja, capota e foge

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min22 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,07m
Paraguai
3,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cadê...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Camping

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Camping

Camping Três Marias

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9995-3725
Ver Mais
508110820