A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8502
Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber - (Medicina- I)

É descrita como uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas, ou de pouca consistência. Pode vir acompanhada de vômitos, febre e dor...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

É descrita como uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas, ou de pouca consistência.

Pode vir acompanhada de vômitos, febre e dor abdominal, e em certos casos, há presença de muco e sangue, podendo durar entre 2 dias ate 2 semanas. Podem ser graves e leves com desidratação e distúrbios eletrolíticos quando associados à desnutrição prévia.Vários podem ser seus Agentes etiológicos. Bactérias: Stafilococus aureus, Escherichia coli enterotoxigênica, Escherichia coli enteropatogênica, Salmonelas, Shigella desinteriae, etc. Vírus:Astrovírus, Calicivírus, Adecovírus entérico, Norwalk, Rotavirus grupos A, B e C. Parasitas: Entamoeba histolytica, Cryptosporidium, Balatidium coli, Giardia lamblia, Isospora bell.O modo de transmissão, período de incubação e a transmissão são específicos para cada tipo de agente etiológicos.Suas complicações são decorrentes da desidratação e do desequilíbrio eletrolitico. Quando não tratados com antecedência e de certo modo correto podem levar ao óbito. Nos casos de cronicidade ou com episódios repetidos, podem ocorrer desnutrição crônica, com retardamento do desenvolvimento estato - ponderal. O Diagnóstico: é em geral, clinico, quando forem necessários, são realizados exames de fezes parasitológicos e culturas de vírus e bactérias. O Diagnóstico Diferencial: em geral são feitos entre os agentes causadores das diarréias através de exames específicos.

O Tratamento é a hidratação oral , através de Sais de Reidratação Oral que simplificou o tratamento e gradativamente contribuindo para a diminuição da mortalidade por diarréias. O esquema de tratamento independe do diagnóstico etiológico, pois o objetivo da terapêutica é reidratar ou evitar a desidratação.De acordo com as perdas o esquema de tratamento não é rigoroso administrando-se líquidos e os sais de reidratação oral de acordo com as perdas. Enquanto permanecer os sinais de desidratação, qualquer tipo de alimentação deve ser suspenso. Só indica-se Hidratação Parenteral quando houver: alteração da consciência, vômitos persistentes, mesmo usando sonda nasogástrica. Os antimicrobianos devem ser usados apenas na disenteria e em casos graves de cólera.Vigilância Epidemiológica :Objetivo: Monitorar a incidência das diarréias e continuar atividades de educação em saúde.Notificação: Não e doença de notificação compulsória devido sua elevada freqüência. Definição de caso: Individuo que apresentar fezes cuja consistência revele aumento do conteúdo liquido (pastosas, aquosas), com maior número de dejeções diárias e duração inferior a 2 semanais.

Medidas de controle: melhoria da qualidade da água , destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar, Educação em saúde. Locais de uso coletivo, como colégios, creches, hospitais, penitenciárias.

VITOR MAKSOUD
MÉDICO

Referência : Doenças Infecciosas e Parasitárias .(1999).

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Briga de casal termina com dois esfaqueados no Nova Aquidauana

2
Aquidauana

Maratonista que morreu após queda pode ter sofrido crise epilética

3
Geral

Acidente frontal mata 3 na MS-157 e pode ter ocorrido durante ultrapassagem

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece duas vagas de emprego nesta segunda-feira

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Professor: Faça Voar o Cisne Que Há em Você!

Rosildo Barcellos

A Abjeção do Opróbrio

Ver Mais Colunas
498110622