A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
09 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9208-->
Dr. Vitor Maksoud

É preciso saber ( V )

Frei Galvão e seus 5643 milagres Na manhã do dia 11 de maio, o Brasil teve o seu primeiro santo nativo. Frei Galvão foi canonizado pelo papa Bento XVI, fora do Vaticano, uma honrosa exceção. O processo para canonização de Frei Galvão começou em 1938,...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Frei Galvão e seus 5643 milagres

Na manhã do dia 11 de maio, o Brasil teve o seu primeiro santo nativo. Frei Galvão foi canonizado pelo papa Bento XVI, fora do Vaticano, uma honrosa exceção. O processo para canonização de Frei Galvão começou em 1938, demorou. Mas os mais de 150 milhões de brasileiros católicos poderão dirigir suas orações para um santo nascido no Brasil. As 9h15 do dia 11 de maio de 2007, Bento XVI deu inicio à missa que levou ao topo do altar Antônio de Sant'Ana Galvão, o Frei Galvão. O primeiro santo brasileiro da História.

Nascido em Guaratinguetá, interior de São Paulo, em 1739, Frei Galvão era filho de um comerciante português com uma descendente de bandeirantes paulista.

O primeiro milagre do religioso reconhecido pelo Vaticano, em 1998, foi a cura de uma menina de 04 anos, desenganada pelos médicos por sofrer de um quadro crônico de hepatite B. A garota teria sarado em 1990, um dia após seus parentes apelarem ao frade por meio de orações. Após a comprovação desse milagre, Frei Galvão foi considerado Beato pelo papa João Paulo II.

O segundo e decisivo milagre atribuído ao paulista envolveu a gravidez de altíssimo risco de Sandra Grossi de Almeida, ocorrido em 1999, 177 anos após a morte de Frei Galvão, invocado por orações, o religioso teria intercedido para que o parto fosse bem sucedido. Antes de ser considerado um milagre, em 2006, o acontecimento foi analisado por sete médicos brasileiros e cinco do Vaticano.Os dois casos anteriores são apenas uma leve amostra das graças registradas e atribuídas ao paulista. Durante o processo de seleção desse segundo milagre, foram analisados 5643 processos de supostos milagres.

O anúncio da santificação de Frei Galvão no Campo de Marte em São Paulo, é uma exceção aberta pelo papa. Cerimônias como essa acontecem quase sempre no Vaticano." O papa trouxe um grande presente ao povo brasileiro. Os devotos de Frei Galvão são pobres e humildes. Não poderiam ir a Roma. É algo histórico", comemora Dom Manuel Carrado Parral, da Arquidiocese de São Paulo.

Desde que assumiu o pontificado, Bento XVI, já fez nove canonizações, todas em Roma, basta lembrar que antes de se tornar papa o Cardeal Ratzinger, era Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Seu antecessor, João Paulo II, fez 464 santificações, sendo 13 fora do Vaticano. Fiéis, do Paraguai, do México, da Polônia e da Coréia do Sul, estão entre os outros privilegiados a assistirem uma santificação em seu próprio país. Frei Galvão é o primeiro santo canonizado por Bento XVI fora do Vaticano.

Na missa no Campo de Marte, com cerca de um milhão de fieis e um coral de mais de mil vozes deram as boas vindas ao santo. O nome do frei anunciado pelo papa após sua canonização foi, Santo Antonio de Sant'Ana Galvão, mas segundo a historiadora Thereza Maia, 71 anos, que a mais de três décadas pesquisa a vida e a obra do religioso, os fieis deverão identificá-lo como São Frei Galvão.


 

Frei Galvão, fundador do Mosteiro da Luz, em São Paulo, ficou conhecido ainda pelas suas "pílulas" com pedacinhos de papel higienizados com uma frase criada por ele. "Após o parto, ó virgem mãe de Deus, permaneceste inviolada. Intercede por nós ", ingeridas, teriam o dom da cura, principalmente de problemas renais, e de salvar partos improváveis.

As pílulas são feitas ainda hoje no Mosteiro da Luz e em Guaratinguetá, por 20 voluntárias da Irmandade de Frei Galvão e pelas freiras enclausuradas da Ordem da Imaculada Conceição.

A distribuição da pílula milagrosa é gratuita, e para receber a pílula basta enviar carta, com outro envelope selado dentro, para a: Cátedra de Guaratinguetá (Praça Santo Antônio, 300, CEP 12500-350, Guaratinguetá, SP).

VITOR MAKDOUD
- Médico -

Referência:
Jornal da história. Ed. 15ª, maio, 2007. p,21.

 

Veja também

Mais Lidas

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,94m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Escobar

Rua Marechal Mallet, 1850 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2078
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Ver Mais
509010672