X

Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber

O peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter.
O ósculo é uma expressão simbólica do amor fraternal, como o ósculo da paz ou de reverência, como o do altar, do evangelho, da cruz. Entre os ósculos litúrgicos, o mais antigo é o da paz, seguido pelo do altar e do evangelho que se referem indiretamente a Cristo.
Fração do Pão: Nos tempos apostólicos, essa expressão significava a celebração da Eucaristia. Hoje, se refere mais especificamente ao rito da divisão da sagrada hóstia em três partes, na missa. Antigamente, a fração do pão era necessária para a comunhão dos fiéis.
Genuflexão: o sentido etimológico desta palavra vem do latim "genuflexione", oriunda de "genuflectere" que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
Davi, além de poeta, músico e cantor, foi inventor de diversos instrumentos musicais.
Peregrinação é uma viagem para um lugar considerado sagrado ou onde tenha acontecido algum milagre. Isto é um ato de fé e a meta a alcançar, ao chegar, é receber desse local a cura, a saúde, o perdão ou uma graça alcançada.
Para os judeus, a chama da vela, que sobe sempre, convida a viver as coisas do alto para praticar as coisas de Deus.
A palavra ÍCONE significa "imagem". Na história da arte e na linguagem comum a palavra ícone é reservada a uma pintura do gênero sagrado, executada sobre madeira. Sua origem é o Oriente Bizantino.
A Beatificação é o ato na qual o Papa atribui a alguém o titulo de bem-aventurado e autoriza o seu culto público. É a segunda etapa da canonização.
Denominam-se Diocesanos os bispos que respondem pelo governo espiritual de uma diocese. Os demais se chamam bispos titulares.
Sacrifício: Literalmente significa fazer sacro ou consagrar.
Santo: Pessoa canonizada pela Igreja, isto é, pessoa que a Igreja proclamou solenemente ter praticado as virtudes e ter vivido fiel à graça de Deus.
Gentios: vêm do latim "gentilis", que significa membro de povo estrangeiro. Para os judeus, gentios eram todos que não aceitavam o judaísmo.
Espírito: é a tradução de uma palavra hebraica que significa também sopro.
Santíssima Trindade é o dogma que proclama a união de três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, constituindo um só Deus.

Aquidauana-Ms, 16 de abril de 2008. 

Vitor Maksoud
Médico CRM/MS 61
maksoud@brturbo.com.br

Referência: Agenda Bíblica 2008.  

Deixe a sua opinião

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo