A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8502
Dr. Vitor Maksoud

É Preciso Saber

O peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

O peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter.
O ósculo é uma expressão simbólica do amor fraternal, como o ósculo da paz ou de reverência, como o do altar, do evangelho, da cruz. Entre os ósculos litúrgicos, o mais antigo é o da paz, seguido pelo do altar e do evangelho que se referem indiretamente a Cristo.
Fração do Pão: Nos tempos apostólicos, essa expressão significava a celebração da Eucaristia. Hoje, se refere mais especificamente ao rito da divisão da sagrada hóstia em três partes, na missa. Antigamente, a fração do pão era necessária para a comunhão dos fiéis.
Genuflexão: o sentido etimológico desta palavra vem do latim "genuflexione", oriunda de "genuflectere" que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
Davi, além de poeta, músico e cantor, foi inventor de diversos instrumentos musicais.
Peregrinação é uma viagem para um lugar considerado sagrado ou onde tenha acontecido algum milagre. Isto é um ato de fé e a meta a alcançar, ao chegar, é receber desse local a cura, a saúde, o perdão ou uma graça alcançada.
Para os judeus, a chama da vela, que sobe sempre, convida a viver as coisas do alto para praticar as coisas de Deus.
A palavra ÍCONE significa "imagem". Na história da arte e na linguagem comum a palavra ícone é reservada a uma pintura do gênero sagrado, executada sobre madeira. Sua origem é o Oriente Bizantino.
A Beatificação é o ato na qual o Papa atribui a alguém o titulo de bem-aventurado e autoriza o seu culto público. É a segunda etapa da canonização.
Denominam-se Diocesanos os bispos que respondem pelo governo espiritual de uma diocese. Os demais se chamam bispos titulares.
Sacrifício: Literalmente significa fazer sacro ou consagrar.
Santo: Pessoa canonizada pela Igreja, isto é, pessoa que a Igreja proclamou solenemente ter praticado as virtudes e ter vivido fiel à graça de Deus.
Gentios: vêm do latim "gentilis", que significa membro de povo estrangeiro. Para os judeus, gentios eram todos que não aceitavam o judaísmo.
Espírito: é a tradução de uma palavra hebraica que significa também sopro.
Santíssima Trindade é o dogma que proclama a união de três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, constituindo um só Deus.

Aquidauana-Ms, 16 de abril de 2008. 

Vitor Maksoud
Médico CRM/MS 61
maksoud@brturbo.com.br

Referência: Agenda Bíblica 2008.  

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Briga de casal termina com dois esfaqueados no Nova Aquidauana

2
Aquidauana

Maratonista que morreu após queda pode ter sofrido crise epilética

3
Geral

Acidente frontal mata 3 na MS-157 e pode ter ocorrido durante ultrapassagem

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece duas vagas de emprego nesta segunda-feira

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Professor: Faça Voar o Cisne Que Há em Você!

Rosildo Barcellos

A Abjeção do Opróbrio

Ver Mais Colunas
498110622