A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Rev. Vivaldo Melo

Futuro: o nosso mundo não vai melhorar...

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se consigo mesmo e com o próximo. E assim uma nova humanidade se estabelecerá.

A Bíblia, porém, nos seus textos escatológicos, aponta em outra direção. O apóstolo Paulo, quando faz alusão aos "últimos dias" define como sentimentos preponderantes entre os homens o egoísmo e a vaidade. Ambos excluem, na prática, o fortalecimento do vínculo do amor, essencial para que o ideal acima se concretize.

Mas, o texto mais conclusivo sobre o futuro da história está no livro do Apocalipse, quando a João foi dada, por meio de visões, a oportunidade de contemplar parte dos acontecimentos finais. Segundo relato bíblico, após a experiência o apóstolo chorou copiosamente. Foi um choro de dor, aquele, diante das constatações que lhe foram possibilitadas.

Na seqüência da cena, Deus, através de um ancião, o consolou, dizendo para que não chorasse. Se é possível estabelecermos um paralelo entre a experiência joanina e a nossa, é inevitável não chorarmos, ao longo de nossa jornada terrena, quando constatamos a impiedade, a injustiça, o ódio, a violência e a corrupção, avançando mais e mais.

A mesma voz, contudo, ouvida por João, na Ilha de Patmos, precisa chegar aos nossos ouvidos: "não chores". Sua visão focalizou, em seguida, Jesus Cristo. A lição é muito clara: nenhum sistema humano pode tornar a nossa vida, na realidade do aqui e do agora, melhor e mais feliz. Mas, há alguém que pode nos ajudar.

Assim, se a nossa experiência de vida acontece num mundo que se corrompe cada vez mais, paradoxalmente, podemos desfrutá-la de forma prazerosa, se Jesus Cristo estiver no comando, porque ele é o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi e o cordeiro de Deus. Na linguagem do apocalipse cada uma dessas designações tem um sentido espiritual. Se mudarmos a ordem, a mensagem de esperança é que o cordeiro que foi morto na cruz é o Leão da tribo de Judá e o libertador prometido da raiz de Davi.

Importante frisar do texto futurístico que João viu o cordeiro "de pé", o que nos faz lembrar a ressurreição de Jesus Cristo. Ele ressuscitou dos mortos e pelos mortos, para sempre e com isto desbancou os principados e potestades. A seguir, pegou o livro dos 7 selos - que podem representar 7 estágios da história humana - e abriu os selos, indicando que a história está em suas mãos.

De todas as lições que a riqueza das visões de João quanto ao futuro podem nos fornecer, deve prevalecer o fato que o cristão precisa confiar em Jesus Cristo quanto ao amanhã. Entregar tudo nas Suas mãos, sem medo e hesitação. A vida na terra, a partir dos sistemas criados pelos homens, irá de mal a pior. Mas, a despeito disto, Jesus Cristo continuará sendo a garantia de um viver pleno e com sentido, pois isto não acontece apenas na bonança e na prosperidade. Por isto, os cristãos precisam estar conscientes de que têm algo a oferecer para que o nosso mundo, na realidade do hoje, não seja o pior dos mundos. A vida pode ser bela... mesmo numa realidade que se deteriora!

Pastor da Igreja Presbiteriana
Vivaldo-2008@hotmail.com
www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Adolescente tem fratura exposta em acidente na Avenida Pantaneta

2
Aquidauana

Motociclistas têm ferimentos leves em acidente ocorrido na Vila Cidade Nova

3
Policial

Ataque de pistoleiros deixam seis mortos e um bebê de 11 meses ferido na fronteira

4
Bodoquena

Problemas de saúde fizeram Zenaide despertar para o amor à comunidade carente

Vídeos

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min15 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min15 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,96m
Miranda
5,17
Paraguai
5,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

Egle - Camiseteria e Souvenir do Pantanal

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 583 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 - 2246
Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Ver Mais
508110597