A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Rev. Vivaldo Melo

Futuro: o nosso mundo não vai melhorar...

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

O ideal de se viver num mundo melhor, especialmente com mais justiça social, tem sido o foco de vários sistemas de pensamentos, dentro e fora da religião. Pela lógica evolutiva, espera-se que o homem cada vez melhore na sua forma de relacionar-se consigo mesmo e com o próximo. E assim uma nova humanidade se estabelecerá.

A Bíblia, porém, nos seus textos escatológicos, aponta em outra direção. O apóstolo Paulo, quando faz alusão aos "últimos dias" define como sentimentos preponderantes entre os homens o egoísmo e a vaidade. Ambos excluem, na prática, o fortalecimento do vínculo do amor, essencial para que o ideal acima se concretize.

Mas, o texto mais conclusivo sobre o futuro da história está no livro do Apocalipse, quando a João foi dada, por meio de visões, a oportunidade de contemplar parte dos acontecimentos finais. Segundo relato bíblico, após a experiência o apóstolo chorou copiosamente. Foi um choro de dor, aquele, diante das constatações que lhe foram possibilitadas.

Na seqüência da cena, Deus, através de um ancião, o consolou, dizendo para que não chorasse. Se é possível estabelecermos um paralelo entre a experiência joanina e a nossa, é inevitável não chorarmos, ao longo de nossa jornada terrena, quando constatamos a impiedade, a injustiça, o ódio, a violência e a corrupção, avançando mais e mais.

A mesma voz, contudo, ouvida por João, na Ilha de Patmos, precisa chegar aos nossos ouvidos: "não chores". Sua visão focalizou, em seguida, Jesus Cristo. A lição é muito clara: nenhum sistema humano pode tornar a nossa vida, na realidade do aqui e do agora, melhor e mais feliz. Mas, há alguém que pode nos ajudar.

Assim, se a nossa experiência de vida acontece num mundo que se corrompe cada vez mais, paradoxalmente, podemos desfrutá-la de forma prazerosa, se Jesus Cristo estiver no comando, porque ele é o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi e o cordeiro de Deus. Na linguagem do apocalipse cada uma dessas designações tem um sentido espiritual. Se mudarmos a ordem, a mensagem de esperança é que o cordeiro que foi morto na cruz é o Leão da tribo de Judá e o libertador prometido da raiz de Davi.

Importante frisar do texto futurístico que João viu o cordeiro "de pé", o que nos faz lembrar a ressurreição de Jesus Cristo. Ele ressuscitou dos mortos e pelos mortos, para sempre e com isto desbancou os principados e potestades. A seguir, pegou o livro dos 7 selos - que podem representar 7 estágios da história humana - e abriu os selos, indicando que a história está em suas mãos.

De todas as lições que a riqueza das visões de João quanto ao futuro podem nos fornecer, deve prevalecer o fato que o cristão precisa confiar em Jesus Cristo quanto ao amanhã. Entregar tudo nas Suas mãos, sem medo e hesitação. A vida na terra, a partir dos sistemas criados pelos homens, irá de mal a pior. Mas, a despeito disto, Jesus Cristo continuará sendo a garantia de um viver pleno e com sentido, pois isto não acontece apenas na bonança e na prosperidade. Por isto, os cristãos precisam estar conscientes de que têm algo a oferecer para que o nosso mundo, na realidade do hoje, não seja o pior dos mundos. A vida pode ser bela... mesmo numa realidade que se deteriora!

Pastor da Igreja Presbiteriana
Vivaldo-2008@hotmail.com
www.ipbaq.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Dupla passa 11 horas comendo e bebendo em conveniência e vai embora sem pagar a conta

2
Policial

Homem estuprava menina e a obrigava a enviar fotos

3
Esportes

Ex-Seduc e Aquidauanense, Marcos Henrique é contratado pelo Santos

4
Policial

Cadela morre envenenada e responsável procura a polícia

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Erso Gomes

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5045
Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Fotografias - LAB.

Fialho Imagens Aéreas

Rua Travessa Guadalajara, 58 - Bairro da Serraria / 67 99253-7088 67 99253-7088 https://www.facebook.com/fialhofotos/
Ver Mais
508110573
Supermercado Siriema