X

Crônicas

Janela Para o Mundo - Curtas

Mato Grosso: Campeão! - Existem títulos que são indesejáveis. Um deles tem sido atribuído ao Estado de  Mato Grosso, que seria campeão no número de deputados federais investigados pela justiça. Levantamento indica que dos 8 deputados de lá, 7 poderiam estar envolvidos com algum tipo de crime, o que dá um percentual de 88%.  Se essa análise fosse feita levando-se em conta as assembléias legislativas aí surgiria um outro Estado, que já foi parte de Mato Grosso: Rondônia, onde todos os deputados estão sendo investigados pela polícia federal, por vários delitos. Em termos gerais só o Estado do Amazonas sai ileso nas estatísticas da corrupção. Com tudo isto pode-se dizer que está nas mãos do eleitor a possibilidade de "passar o país a limpo" no próximo pleito, coisa que muitos duvidam, afinal uma outra pesquisa indica que o eleitorado brasileiro não vê problema em o político ser corrupto, desde que trabalhe e faça acontecer. Isto indica uma grave ausência de valores em nossa cultura.

"João Sanguessuga Grandão" -  Alguns muros de residências e instituições do centro da cidade de Dourados foram pichados num dos dias da semana com essa frase. No mesmo dia da pichação as ruas da cidade foram tomadas de panfletos apontando o deputado petista como envolvido no esquema de vendas de ambulâncias superfaturadas com emendas parlamentares, sob o comando da empresa Planan, de Mato Grosso. João Grandão, que segundo projeções  poderia ser um dos deputados federais mais votados do Estado enfrenta um momento difícil, tendo que provar sua inocência, o que nem sempre é fácil. Ganham força  com isto, naquela região, entre outras, as candidaturas de Marçal Filho (PMDB) e Geraldo Resende (PPS).

Chupa sangue? - No dia das pichações, em Dourados, um velhinho arqueado pelo tempo chegou bem cedinho a uma agencia bancária, para entrar na fila do "dim dim" da aposentadoria. Recostou na parede, e lá ficou. O povo começou a passar. Alguns paravam e ficavam olhando prá ele. Encafifado, ele saiu da fila e afastou-se para ler o que estava escrito em letras grandes na parede do banco. Começou a soletrar, com dificuldade de leitura, mas em voz alta: "Jô...ão... san...gues...su...ga... Gran...dão". Sem entender nada, comentou em voz alta: "é chupa sangue?"

Os eleitos - Já começaram as previsões sobre os eventuais eleitos em nosso Estado. Pela lógica André Puccineli vai eleger  quem quiser, ou abençoar. Assim é grande a disputa de candidatos prá ficar ao lado do italiano. Para federal o PDT acha que faz dois,  Dagoberto e mais um na sobra. O André deve fazer o Trad, Moka, Marçal Filho, Valdir Neves e o Geraldo. Já são sete vagas. O João Grandão era cotadíssimo dentro do PT, como caiu em desgraça sobram o Vander e o Biffi, que disputam vaga com o Antonio Cruz, do PTB. Para o senado, embora considerada uma candidatura quixotesca, Schmidt anda animado, já que o Egon não decola. Ele sonha em ganhar os votos dos aliados do PT e na grande Dourados tirar proveito da frustração do eleitor, que queria o Murilo como senador.  Para a assembléia legislativa a conta é mais difícil e mais longa. Mas, despontam também os aliados do André, como o Reinaldo Azambuja que pode ser a grande revelação deste pleito. É esperar prá ver, afinal são apenas previsões.

CPI's -  É comum ouvirmos que a CPI do Mensalão terminou em pizza. A bem da verdade não foi isto. A CPI, liderada pelo senador sul-matogrossense Delcídio do Amaral, cumpriu seu papel. E muito bem!  Como há um tramite a ser observado, a maioria dos envolvidos foi "inocentada" no plenário da Câmara. Já a CPI dos Sanguessugas corre o risco de acabar mal. Há uma  intensa briga em curso entre oposicionistas e situacionistas dentro da comissão. Os petistas  querem  convocar Serra para depor, principalmente depois das fotos que circularam, essa semana, mostrando o ex-ministro tucano participando de uma cerimônia de entrega de ambulâncias em Mato Grosso.  Já os  tucanos  forçam a barra para tentar trazer o petista Humberto Costa e o peemedebista Saraiva Felipe para o picadeiro. É uma CPI rachada e que pode chegar a lugar nenhum, para felicidade de uma corja que insiste em pilhar o dinheiro do contribuinte e tratar com leviandade o que é de interesse público. Deus salve o nosso país!

Deixe a sua opinião

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo