A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Lembrando Garrincha

Nestes tempos pré-eleitorais, tia candinha sai de seu tenebroso castelo de adivinhações maldosas e se esbalda entre políticos e afins com suas "novas", sempre apetitosas fofocas ao gosto do paladar dos incautos, ingênuos e dos"leva-e-traz" à caça de...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Nestes tempos pré-eleitorais, tia candinha sai de seu tenebroso castelo de adivinhações maldosas e se esbalda entre políticos e afins com suas "novas", sempre apetitosas fofocas ao gosto do paladar dos incautos, ingênuos e dos"leva-e-traz" à caça de alimentos para suas mentes desparafusadas. Tais "novas" às vezes surgem refesteladas de tantos detalhes que reluzem facetas da verdade, a ponto de impressionar até quem já está calejado pelas nuances das lutas políticas sempre prenhes de artifícios enganadores.

Ainda agora surge pelos corredores, a mais "nova" sobre a sucessão municipal. Está tudo acertado. Haverá um acordão. Zezé vai ser vice-prefeito; tonho e juca terão suas reeleições garantidas pelo apoio oficial e também financeiro; tião ocupará a secretaria de obras, desde já com plena autonomia para definição das empreiteiras alinhadas. Tudo como manda o figurino implantado desde antanho e hora revigorado com o fortificante biotônico fontoura dos "distintos" do poder!...

José Maria Alkimin, político mineiro famoso pelas suas manhas, dizia que na política o que vale são as versões, não os fatos. Alguém deixou escrito que na política não há lugar para querubins e serafins, não há anjos, só nêgos escolados, enfim. Porém há certas normas que os políticos não podem transgredir, qual seja a do respaldo de seus companheiros de luta que estão aqui na planície. No regime democrático não se concebe mais a chamada tese do "centralismo democrático", criada pelo bolchevista Lênin, segundo a qual a cúpula decide e as bases obedecem incondicionalmente.

Aliás, há um exemplo histórico. Durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, às vésperas do jogo do Brasil contra a Rússia, Vicente Feola (técnico da nossa seleção) discorria para os jogadores as táticas que seriam utilizadas para a vitória certa, quando foi pespegado por uma pergunta aparentemente inocente do Garrincha: isto o senhor já acertou com os russos?... levando ao vazio a preleção do Feola, que ficou sem resposta!

Nestes tempos, repito, em que as raposas partidárias estão à caça de posições, natural é a distribuição para consumo de algumas fofocas, até para desviar a atenção popular para um foco diferente daquele que elas realmente desenham. Inconteste, porém, é a força das bases partidárias, as quais hoje bem mais informadas não aceitam, como no passado, os chamados "pratos feitos", para serem engolidos goela abaixo.

"Atentai bem", tomando por empréstimo a já célebre advertência do combativo senador Mão Santa, do "Piauiiii..." ao se dirigir ao presidente Luiz Inácio - atentai bem, senhores dirigentes partidários, para decidir é preciso sempre observar qual a tendência da companheirada e a conduta dos que querem ser aliados e mesmo contrários e não se esquecer do exemplo histórico que vem do saudoso Garrincha.

* Suplente de senador.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Filho de Fernandinho Beira-Mar teme exposição e pede para ser esquecido

2
Geral

Ventos chegam a 87,12 km/h e causam quedas de árvores e destelhamentos em MS

3
Miranda

Vice de prefeita cassada tem registro de candidatura negado pelo TRE-MS

4
Policial

Morto com 16 tiros, homem teve documentos roubados por pistoleiros

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Fausto Matogrosso

NACIONALISMO, CLIMA E FUTURO

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Ver Mais
508110791