A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de janeiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Lições de uma vida exemplar

Poucas foram às vezes em que lí um livro com tanta simpatia e curiosidade. Curiosidade que ao ser alcançada em determinado tópico, crescia de intensidade por outro. Simpatia para conhecer os episódios de uma vida referta de lances elucidativos de um...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Poucas foram às vezes em que lí um livro com tanta simpatia e curiosidade. Curiosidade que ao ser alcançada em determinado tópico, crescia de intensidade por outro. Simpatia para conhecer os episódios de uma vida referta de lances elucidativos de um "homem à frente de seu tempo".

Assim foi o meu roteiro de leitura do fascinante relato do amigo Antonio Barbosa de Souza, autor do livro sobre a epopeica existência do Seu Laucídio Coelho, seu sogro, pai (como Antonio o considerava), patrão e, sobretudo, estímulo de vida.

Sempre fui admirador de Seu Laucídio. Admiração e respeito profundo que a ele me ligou meu pai Orcírio Thiago de Oliveira, o Gury Marques, a quem Seu Laucídio dedicou amizade e estrema confiança em vários momentos e sua extraordinária trajetória empresarial.

Meus contatos com Seu Laucídio foram esporádicos, mas o suficiente para me dispensar o calor de sua atenção e incentivo, fundamentais ao meu caminho profissional e na carreira política, as quais ao lado de meu tio Martinho Marques, seus filhos Italívio, Lúdio, Wilson e Magno, os genros Rachid, Antonio e José Henrique, fizeram-me de Rio Brilhante (minha terra natal) deputado estadual, o mais votado no Sul do então Mato Grosso uno, nas eleições de 1970, a primeira das cinco vitoriosas a que concorri e que me deram cadastro parlamentar e político para ser, hoje, suplente da senadora Marisa Serrano.

Quando da leitura da obra de reminiscências do Antonio Barbosa muitas passagens me serviram de reflexão. A vida do Seu Laucídio, uma epopéia de trabalho incansável e operoso, digno, apreço impertérrito aos nobre ditames de Família, respeito às leis e aos princípios básicos da justiça, espírito empreendedor, levaram-me à uma análise de minha vida e, honestamente, conclui de que muito acertei, muito também errei porque não tive as luzes, a perspicácia de enxergar longe como em sua existência alcançou o Seu Laucídio.

Certa vez, lá pela década de cinqüenta, papai (que nos deixou tão cedo levado por um mal insidioso) em conversa informal comigo, relatou uma prosa que tivera com o Seu Laucídio, este, ainda em plena atividade de expansão de seus negócios, lhe dissera: "Gury, construí um invejável patrimônio, fruto de meu trabalho e da Dna. Lúcia para legar aos meus filhos, mas, hoje, temo pela segurança dele a partir de minha terceira geração"...

Tal vaticínio foi lembrado pelo Antonio num relato sutil dentre os inúmeros diálogos mantidos com grande patriarca (diálogo este ocorrido mais de vinte anos após o que mantivera com o meu pai) revelador de uma personalidade forte, indômita, impulsionadora de um desejo inexpugnável de assegurar, através os seus descendentes e para sempre, o que a alma de sua existência o indicara - o amor à terra , a segurança e os valores da Família.

Nunca me esqueci daquela grande preocupação de Seu Laucídio, cujas lições de vida sempre serão como um farol projetando luz nas incertezas da vida, nos escaninhos do futuro.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem é assassinado com onze tiros

2
Policial

Marido mata adolescente a tiros, dois meses após o nascimento do filho

3
Policial

90 membros do PCC fogem de presídio na Fronteira

4
Anastácio

Idoso é encontrado morto em córrego momentos após ser visto bebendo

Vídeos

Sepultamento de sargento tem cortejo de bombeiros e policiais

Motorista perde o controle da direção e cai no córrego João Dias

Dois Irmãos do Buriti/ms - Rellion 220 - Banda Beleza Pura

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
5,79m
Paraguai
1,21m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EU QUE DETESTO O DOMINGO POR SER OCO"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O COLECIONADOR DE PERDAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Pesqueiros

Pousada e Pesqueiro Toca da Onça

Estrada da Barra Mansa (estr. Boiadeira), - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99860538
Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Ver Mais