A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8826-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Nó Górdio

Ruben Figueiró de Oliveira*. Como muitos, também prestei grande atenção na leitura da entrevista concedida pelo senador Delcídio Amaral à equipe editorial do importante Correio do Estado, edição dominical de 25 de fevereiro último. Dela conclui que...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Ruben Figueiró de Oliveira*.

Como muitos, também prestei grande atenção na leitura da entrevista concedida pelo senador Delcídio Amaral à equipe editorial do importante Correio do Estado, edição dominical de 25 de fevereiro último. Dela conclui que sua excelência tem uma rotunda bagagem técnica em áreas especificas, como a da energia em todos seus múltiplos enfoques, e já um suficiente malabarismo de mineirices para contornar, como o fez, à algumas das perguntas capciosas, inteligentes lançadas pelos seus interlocutores, como dardos ferinos para comprometê-lo. Demonstrou, assim, o senador um político experimentado para a gestão da coisa pública e uma habilidade razoável no trato das espinhosas transações partidárias.

De Alexandre, o grande, que provocado por Górdio, rei da Frigia, para desatar o nó que firmava a lança à canga de seu carro, e, se o conseguisse, dominaria toda a Ásia; das opções que tinha, sua inteligência fê-lo cortar o nó garantindo-lhe o prêmio. Diferentemente, o senador Delcidio permanece na atroz duvida hamletiana de ser ou não petista, como e quando cortar o nó que o prende no partido. Isto poderá, com toda a bagagem que tem, levá-lo ao ostracismo político no porvir eleitoral. Sua euforia demonstrada na entrevista diz de quão distante está dos interesses mediatos da cúpula regional de seu partido, aliás ressaltados na própria entrevista pelas sibilinas ressalvas ao comportamento daquela na última campanha eleitoral.

Sabem sua excelência, os militantes históricos do PT regional e todos os que, a distancia, assistem ou ouvem o que acontece nas festivas pescarias da Estrela Vermelha, que não há coincidência programática e mesmo pragmática entre ele e seus "supostos" correligionários. Aí está o nó górdio que o senador Delcidio jamais desatará, se continuar na insistência de permanecer na senda partidária atual.

Como seu cooestaduano, louvei e aplaudi com entusiasmo sua brava atuação como presidente da CPMI que desnudou para a nação os mensaleiros do Congresso. Celebro sua competência técnica, os abalizados conhecimentos sobre a nossa realidade econômica e social, qualidades que podem no futuro propiciar-lhe oportunidades maiores para servir seu estado natal - o nosso Mato Grosso do Sul. Não creio, porém, que a canoa que escolheu para navegar nas traiçoeiras águas da política, dar-lhe-á certeza de que não está furada...

Se o senador Delcídio tem a agudeza política para bem enxergar o seu futuro - sua entrevista ao Correio do Estado abre perspectivas para tanto - caia fora do PT enquanto o tempo eleitoral permite. Lá poucos o querem, ou melhor nenhum, pois sua cor ideológica não é deles.

*Foi Deputado Estadual, Federal, Constituinte de 1988, Secretário de Estado e Conselheiro do Tribunal de Contas. É Senador Suplente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Em Anastácio, multinacional abre vagas e interessados tem até sexta para se candidatar

2
Policial

Jovem deixa moto na frente de casa, em Aquidauana, e tem veículo furtado

3
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

4
Policial

Pistoleiros executam homem enquanto comia pastel com neta de 8 anos

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
min16 max30

Anastácio

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,14m
Miranda
2,20m
Paraguai
3,58m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Fabiana Melo de Rezende - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110669