X

Carlos Frederico

O novo papel da Administração

Neste artigo apresentamos a opinião de que as novas premissas de administração constituem melhores bases para uma administração eficaz, do que os princípios nos quais temos baseado nossas teorias, bem como nossas práticas, nestes últimos cinqüenta anos.

Isso não significa que vamos abandonar as velhas tarefas. Evidentemente, ainda temos de administrar as empresas existentes e criar ordem e organização internas. Ainda temos de controlar o trabalhador manual e fazer com que ele seja produtivo. E ninguém que conheça a realidade da administração provavelmente asseveraria que sabemos tudo que precisamos saber nessas áreas e em outras semelhantes.

Mais importante mesmo do que as novas tarefas talvez seja o novo papel da administração. A administração vem se tornando rapidamente o recurso central dos países desenvolvidos e a necessidade básica daqueles em desenvolvimento. Por serem alvo do interesse específico de um setor (isto é, das instituições econômicas da sociedade), não só a administração como também os administradores estão se tornando o órgão genérico, característico constitutivo da sociedade desenvolvida.

O que a administração e o que os administradores fazem tornar-se-ão, portanto - e apropriadamente -, cada vez mais uma questão de interesse público e não um assunto reservado aos "peritos". A administração se preocupará cada vez mais com a manifestação de crenças e valores básicos tanto quanto com a consecução de resultados mensuráveis. Defenderá cada vez mais a qualidade de vida de uma sociedade tanto quanto seu padrão de vida.

Há muitos instrumentos de administração cujo uso teremos de aprender, assim como novas técnicas. Há inúmeras tarefas novas e difíceis, mas a mais importante mudança que o futuro reserva para a administração é que, nos países desenvolvidos, as aspirações, os valores e de fato a sobrevivência mesma da sociedade virão a depender cada vez mais do desempenho, da competência e dos valores dos administradores. A importante tarefa que está reservada à própria geração é, portanto, tornar produtivas, para o indivíduo, a comunidade e a sociedade, as novas instituições organizadas de nosso novo pluralismo. E isso é o que constitui, acima de tudo, o novo papel da administração.

Precisamos atualmente de premissas bem diferentes das do passado, que estejam mais de acordo com a realidade de hoje do que aquelas em que a teoria e a prática da administração se têm baseado nestes últimos cinqüenta anos.

Nesta parte do artigo apresentaremos - de forma bastante simplificada - as novas premissas da nova administração:

1. Todas as instituições, inclusive as dos negócios, são responsáveis pela "qualidade de vida".
2. A inovação tecnológica se tornará o núcleo e o cerne da administração.
3. Cabe à administração tornar o conhecimento mais produtivo.
4. A administração terá de ser considerada tanto uma "ciência" como uma "humanidade".
5. O desenvolvimento econômico e social resulta da administração

Referência Bibliográfica

DRUCKER, Peter F. O novo papel da administração In: Coleção Havard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 2002. p. 5-22.

Peter F. Drucker - falecido este anos -  é autor de inúmeros livros e artigos e foi o maior pensador do século XX  na área de Administração. Foi professor de administração da Graduate School of Busines Administration, da Universidade de Nova York. Sua especialidade é política econômica e de negócios, bem como organização da alta administração.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social e bacharel em Administração, Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

Deixe a sua opinião

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo