A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Carlos Frederico

Os 14 pontos básicos para iniciar a implementação de qualidade na empresa

Carlos Frederico Corrêa da Costa*Consultor de Gestão e Marketing e-mail: cfccosta@terra.com.br O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail:
cfccosta@terra.com.br

O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da indústria japonesa para se reerguer após a Segunda Guerra Mundial.

Derrotado e destruído, o país recebeu dois norte-americanos, W. Edwards Deming e Joseph M. Juran, que foram incubidos da missão de orientar as lideranças industriais nipônicas para melhorar a reputação de seus produtos e conquistar novos mercados.

A dupla ensinou aos japoneses que a qualidade não se resumia ao inspetor e à sua tarefa de checar a conformidade - ou a não conformidade - com as especificações técnicas.

Deming defendia a idéia de que qualidade significava o aperfeiçoamento constante e contínuo de todos os processos, do planejamento ao produto e serviço, e que todos precisavam segurar esse bastão, do proprietário ao operário. Para Juran, a qualidade estava associada à estratégia empresarial, e não meramente aos métodos de controle de qualidade.

O resultado foi que os automóveis e televisores Made in Japan ganharam o mundo porque conquistaram a preferência justamente pela qualidade. Nesse caso, porém, uma qualidade que tinha início desde o planejamento do produto e não se resumia apenas à esteira da linha de produção.

Enquanto no Japão Deming e Juran já eram cultuados desde os anos de 1950, nos Estados Unidos, o reconhecimento só aconteceu na década de 1980. Por isso, foi principalmente a partir dos anos de 1980 que o novo conceito de qualidade se consolidou definitivamente em todo o mundo.

O avanço das garantias dos direitos do consumidor, a globalização e as normas internacionais para um padrão mundial, entre outras ocorrências, ratificaram esta concepção: a qualidade como cultura da empresa, ou seja, um valor para todos os envolvidos.

Apresentamos a seguir os 14 passos listados por Deming para que você inicie a reorganização de sua empresa:

1. Crie o propósito de aperfeiçoar os produtos e serviços, com a finalidade de se tornar competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.
2. Adote uma nova filosofia, fazendo com que a administração desperte para a responsabilidade de assumir a liderança na mudança.
3. Acabe com a ação para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa para estabelecer a interiorização da qualidade do produto ou serviço.
4. Acabe com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimize o custo total.
5. Melhore, constante e definitivamente, o sistema de produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade.
6. Institua o treinamento no trabalho.
7. Institua a liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas, as máquinas e os equipamentos a realizar um trabalho melhor.
8. Afaste o medo, de forma que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
9. Os colaboradores da área de pesquisa, projetos, vendas, produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas.
10. Elimine os slogans, pedindo aos empregados zero defeitos e novos níveis de produtividade.
11. Elimine as quotas para quem trabalha no chão da fábrica.
12. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para simples números.
13. Institua um vigoroso programa de educação e de auto-aperfeiçoamento.

Coloque todos da empresa para trabalhar pela transformação.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 09-13.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morte de ex-vereador e esposa envolveu autores de Aquidauana e Anastácio

2
Policial

Dupla passa 11 horas comendo e bebendo em conveniência e vai embora sem pagar a conta

3
Geral

Bebê cai de cama, demora a ser socorrido e morre em unidade de saúde

4
Policial

Homem estuprava menina e a obrigava a enviar fotos

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Farmácias e Drogarias

Drogaria Guanandy

Manoel Antonio Paes de Barros, 1332 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Casas de Shows

Chácara Taboca

Rua Jaime Artigas, s/nº Bairro Jóquei Clube - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9951-6888
Ver Mais
508110690