A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Carlos Frederico

Os 14 pontos básicos para iniciar a implementação de qualidade na empresa

Carlos Frederico Corrêa da Costa*Consultor de Gestão e Marketing e-mail: cfccosta@terra.com.br O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail:
cfccosta@terra.com.br

O século XX trouxe uma nova concepção para a qualidade, que deixou de ser apenas a inspeção da conformidade do produto. Esse foi o grande triunfo da indústria japonesa para se reerguer após a Segunda Guerra Mundial.

Derrotado e destruído, o país recebeu dois norte-americanos, W. Edwards Deming e Joseph M. Juran, que foram incubidos da missão de orientar as lideranças industriais nipônicas para melhorar a reputação de seus produtos e conquistar novos mercados.

A dupla ensinou aos japoneses que a qualidade não se resumia ao inspetor e à sua tarefa de checar a conformidade - ou a não conformidade - com as especificações técnicas.

Deming defendia a idéia de que qualidade significava o aperfeiçoamento constante e contínuo de todos os processos, do planejamento ao produto e serviço, e que todos precisavam segurar esse bastão, do proprietário ao operário. Para Juran, a qualidade estava associada à estratégia empresarial, e não meramente aos métodos de controle de qualidade.

O resultado foi que os automóveis e televisores Made in Japan ganharam o mundo porque conquistaram a preferência justamente pela qualidade. Nesse caso, porém, uma qualidade que tinha início desde o planejamento do produto e não se resumia apenas à esteira da linha de produção.

Enquanto no Japão Deming e Juran já eram cultuados desde os anos de 1950, nos Estados Unidos, o reconhecimento só aconteceu na década de 1980. Por isso, foi principalmente a partir dos anos de 1980 que o novo conceito de qualidade se consolidou definitivamente em todo o mundo.

O avanço das garantias dos direitos do consumidor, a globalização e as normas internacionais para um padrão mundial, entre outras ocorrências, ratificaram esta concepção: a qualidade como cultura da empresa, ou seja, um valor para todos os envolvidos.

Apresentamos a seguir os 14 passos listados por Deming para que você inicie a reorganização de sua empresa:

1. Crie o propósito de aperfeiçoar os produtos e serviços, com a finalidade de se tornar competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.
2. Adote uma nova filosofia, fazendo com que a administração desperte para a responsabilidade de assumir a liderança na mudança.
3. Acabe com a ação para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa para estabelecer a interiorização da qualidade do produto ou serviço.
4. Acabe com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimize o custo total.
5. Melhore, constante e definitivamente, o sistema de produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade.
6. Institua o treinamento no trabalho.
7. Institua a liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas, as máquinas e os equipamentos a realizar um trabalho melhor.
8. Afaste o medo, de forma que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
9. Os colaboradores da área de pesquisa, projetos, vendas, produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas.
10. Elimine os slogans, pedindo aos empregados zero defeitos e novos níveis de produtividade.
11. Elimine as quotas para quem trabalha no chão da fábrica.
12. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para simples números.
13. Institua um vigoroso programa de educação e de auto-aperfeiçoamento.

Coloque todos da empresa para trabalhar pela transformação.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 09-13.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre Gol e Harley Davidson deixa uma pessoa ferida

2
Bodoquena

Motorista perde controle e tomba carreta na MS-339 entre Miranda e Bodoquena

3
Policial

Policial agiu em legítima defesa ao matar o ex-namorado que invadiu casa dela, diz delegada

4
Policial

Homem flagra a ex com outro, tenta despi-la e a agride com soco na boca em Aquidauana

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,99m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A PESCA MILAGROSA"

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Flip Car Veículos

Rua Theodoro Rondon, 456 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8189
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Pantanal

R. Estevão Alves Corrêa, 1981 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3999
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Ver Mais
Supermercado Siriema