A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Carlos Frederico

Por que empresas não crescem e até vão à falência?

A falta de conhecimento para administrar bem um negócio é uma das maiores causas do alto índice de falências das pequenas e médias empresas. Muitas vezes problemas básicos passam despercebidos pelo empreendedor. São situações recorrentes do dia-a-dia...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

A falta de conhecimento para administrar bem um negócio é uma das maiores causas do alto índice de falências das pequenas e médias empresas. Muitas vezes problemas básicos passam despercebidos pelo empreendedor. São situações recorrentes do dia-a-dia que, sem auxílio de técnicas específicas, ficam sem correção e o melhor caminho é buscar conhecimento ou atualização sobre gestão de empresas em leituras sobre o assunto, consulta aos órgãos do setor, universidades e consultorias.

Abaixo estão listados alguns problemas identificados pelo SEBRAE e pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas, causas da estagnação ou falência de empresas.

 Falta de motivação - Muitas empresas não dão a atenção necessária aos funcionários e eles trabalham sem motivação e não se dedicam como poderiam. A falta de comunicação e de valorização leva ao desânimo, que pode resultar no mau atendimento e na insatisfação dos clientes.

 Ambiente de trabalho - O ambiente na empresa é considerado como a segunda casa dos funcionários, onde eles passam a maior parte do dia, porém, na maioria das vezes, a direção da organização não percebe isso.

 Má recepção às idéias - Ainda com relação aos funcionários, há os que gostam de se envolver com assuntos que não têm ligação direta com a própria função. Eles têm idéias que pode garantir bons resultados para a empresa, porém suas sugestões não têm receptividade.

 Desatenção às necessidades - Muitas vezes não há preocupação com as necessidades de cada funcionário, mas, muitas dessas carências podem estar diretamente ligadas com a empresa e se elas não forem atendidas, é possível afetar o rendimento do trabalho.

 Resistência a mudanças - A maioria dos colaboradores não quer se envolver em mudanças, mesmo que possam beneficiar os negócios da empresa, porque se condicionam com o trabalho diário já realizado há anos. Isso acontece porque as pessoas apresentam uma tendência natural ao comodismo, o que se torna um empecilho para o desenvolvimento dos negócios.

 Falta de tempo - O trabalho, sem uma equipe de direção, pode ficar desorganizado e prejudicado pela falta de planejamento. Em pequenas e médias empresas, toda direção costuma ficar por conta do dono, que centraliza o poder de decisão e ainda tem o dia consumido pelas atividades da administração. Não lhe sobra tempo para observar as necessidades e os desejos dos clientes e para organizar a empresa para atendê-los.

 Ausência de foco - Quando a empresa cresce sem planejamento estratégico e não sabe como lidar com a grande movimentação de clientes e documentos, o empresário acaba investindo em diversos tipos de mercado sem definir um alvo e isso prejudica a organização.

 Desconhecimento da causa - Geralmente, quando ocorre um problema interno, a causa não é analisada, os empresários se preocupam em resolvê-lo sem verificar onde foi sua origem, achando que a falha foi resolvida, porém, os problemas podem voltar.

 Descontrole de gastos - Falta, muitas vezes, controle da rentabilidade quando a empresa começa a crescer e o proprietário perde o controle da situação, gastando muito dinheiro sem necessidade.

As técnicas para implantar uma Gestão de Qualidade começaram a chegar ao Brasil a partir da década de 1980, vinda do Japão e dos Estados Unidos. Muitas delas foram adaptadas e novas foram criadas desde então, ajudando a reorganizar os processos na empresa. Na sua empresa como está a Gestão de Qualidade?

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Qualidade faz a diferença. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 24-41.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morte de ex-vereador e esposa envolveu autores de Aquidauana e Anastácio

2
Policial

Dupla passa 11 horas comendo e bebendo em conveniência e vai embora sem pagar a conta

3
Geral

Bebê cai de cama, demora a ser socorrido e morre em unidade de saúde

4
Policial

Homem estuprava menina e a obrigava a enviar fotos

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Auto eletrica e peças Globo

Teodoro Rondon, 347 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Auto Elétrica/Oficinas

Auto Peças Nossa Senhora de Fátima

Av. Integração, 197 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0046 / 324
Lojas de Souvenirs

Egle - Camiseteria e Souvenir do Pantanal

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 583 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 - 2246
Ver Mais
508110690