A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Recordações

Como invariavelmente faço todas as manhãs, fui caminhar pela pista oval do Belmar Fidalgo. Domingo cedo com temperatura amena, embora indicasse menor pela ausência do sol até então impedido pelas nuvens espessadas contra ele. Dos companheiros de...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Como invariavelmente faço todas as manhãs, fui caminhar pela pista oval do Belmar Fidalgo. Domingo cedo com temperatura amena, embora indicasse menor pela ausência do sol até então impedido pelas nuvens espessadas contra ele. Dos companheiros de caminhada e diletos amigos (Alfredo Arruda, Nelson Corrêa, Gilberti Miglioli, Roque Fachini, Valdemar Justus Horn, Benedito Pimenta e Jarbas Corrêa), somente lá estava o madrugador Chiquinho Palhano, este extraordinário contista que todas as semanas, pelo Correio do Estado, nos delicia com suas historias vividas ou sonhadas - e também aquelas análises ferinas quão oportunas, contundentes sobre a conjuntura da política e da administração pública - todas de vivo calor humano . Chiquinho estava concluindo o seu "cooper" de 45 minutos e se foi.

Logo, porém, chegou o Geraldo Solari, o nosso Geraldão, e fizemos um par exótico, ele com sua estatura "exagerada" (talvez 1,90) e, eu, com minha "ideal" (1,60), com tendência acentuada para baixo, forçada pela curvatura da idade. Lembramos de coisas do passado, com ligeira passagem pelo presente , onde já não conhecemos quase ninguém nesta, hoje, cosmopolita e querida cidade morena. Foi um momento de nostalgia, mas vivificante pelas passagens relembradas. Os bons tempos do Radio Clube, ao reverenciarmos a memória do Gabura, que a pouco foi ao encontro da eternidade - hoje um clube distante de seus antigos associados, não por descaso de seus dirigentes, mas pela própria dinâmica do tempo e onde o interesse comercial e das coisas vãs prevalecem afastando dele a sociedade tradicional. Lembramos da fascinante história da Fazenda Miranda Estância, lá na mesopotâmia (influência dos rios Miranda e Aquidauana) pantaneira, relatada pelo traço vigoroso e percuciente do professor universitário Cezar Benevides e onde meu pai Orcírio, o Gury Marques, teve participação marcante quando dela tomou posse em nome de grandes empresários brasileiros, tais Bento Ribeiro, Luiz Pontes Bueno (o Zito Bueno, grande amigo de papai), os Monteiro Aranha, os Rheigants (da Renner) e os Klanbin, os únicos e atuais proprietários. Isto em 1948, quando os capitalistas, lordes ingleses da Miranda Estância Company Limited, a entregaram para ajudar a velha Albion quitar parte da divida com o Brasil oriunda das compras de matéria prima para o esforço bélico, e produtos agrícolas durante a Segunda Grande Guerra.

Passamos depois - Geraldo e eu - pelo livro de nosso comum amigo, Antonio Barbosa de Souza sobre a espetacular existência de um homem que sempre esteve "à frente de seu tempo" - o senhor Laucídio Coelho. Nos recordamos de episódios talvez inéditos e interessantes da vida do grande pioneiro, figura autêntica do empresariado rural de nossas terras, episódios a nós relatados pelos nossos pais, amigos fraternos do seu Laucídio, e que marcaram-nos para sempre como um exemplo de dedicação ao trabalho, sentimento de família, e espírito de conquista.

Cumpri o meu tempo de caminhada domingueira e lá no Belmar deixei o amigo Geraldo Solari, efervescente repositório de fatos saudosos e, como saudosos, não voltarão jamais. Pena!

*Foi deputado Estadual, federal, secretário de Estado, conselheiro do Tribunal de Contas. É senador suplente

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mulher mata marido com facada no coração em acampamento indígena

2
Policial

PMA apreende 119 kg de pescado, barco, motor, redes e armas

3
Policial

Homem é preso depois de arrancar 3 dentes da mulher

4
Casa do Trabalhador

Confira as vagas da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,44m
Miranda
4,56m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias

Rua 13 de Junho, 2005, Alto - 79200-000 Aquidauana/MS Aquidauana/MS (67) 3241-4711
Escritórios Contabilidade

Caires Escritório de Contabilidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 411 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1210 / Fax
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - CCAA

Rua 7 de setembro, 1225 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5699
Ver Mais
514010542