A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8826-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Reeleição Continuada

*Ruben Figueiró de Oliveira Em recente seminário sobre desenvolvimento econômico e ações políticas, promovido, nesta capital, pela senadora Mariza Serrano (PSDB), foi-me dada a oportunidade de oferecer subsídios lastreados em minhas atividades...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

*Ruben Figueiró de Oliveira

Em recente seminário sobre desenvolvimento econômico e ações políticas, promovido, nesta capital, pela senadora Mariza Serrano (PSDB), foi-me dada a oportunidade de oferecer subsídios lastreados em minhas atividades parlamentares, em vinte anos como deputado estadual, federal e constituinte.

De início, cumprimentei nossa nobre senadora pelo chamamento que fazia, com aquele seminário, a todos setores de nossa comunidade pensante nas áreas econômica, social e política, para que fornecessem elementos à sua missão parlamentar. Fato inédito em nossa ainda recente história político-legislativa.

Recordo, dirigindo-me a ela, que Leon Tolstoi, para afirmar a importância de o político vincular-se à sua terra, ensinou: "Se queres ser universal, fale de sua aldeia". É justamente o que pretende nossa senadora com aquele conclave e outros que realizará para captar a voz e os sentimentos de sua gente para levá-los ao alto cenário nacional.

Permita-me, senadora Mariza, oferecer-lhe três lembranças, como minha modesta contribuição ao seu múnus parlamentar. A primeira, de caráter nacional, no sentido de que ela devotasse prioritariamente seu tempo às questões da educação - a razão de sua vida - e juntasse seu esforço ao do senador Cristovão Buarque que na última campanha presidencial levantou a consciência nacional sobre a importância da educação como fator fundamental e efetivo de desenvolvimento econômico e social de um país. A segunda lembrança, de caráter regional, para alavancar do estágio atual a agricultura, a pecuária e seu contexto final, a agroindústria e negócios correlatos, aos quais estamos intrinsecamente vinculados. Lembrei-me de que, como constituinte da Carta Magna de 1988, coube-me a honra de deixar nela consignada as bases para a implantação do Fundo do Centro Oeste e do Banco do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Arts 159, I C; 192, § 3º e 34, § 10, este do A.D.T).Infelizmente, o Fundo ainda não funciona a contento, e o Banco está esquecido em alguma gaveta ministerial ou do próprio Palácio do Planalto, creio por deletéria influência da concorrência oficial. Lembrei, ainda, da importância para a região Centro-Oeste da reativação da SUDECO - Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste - desativada por ato impatriótico do desastrado governo Collor - creio. Lembrei também, da dedicação da senadora para a questão da dívida consolidada do Governo do Estado com a União Federal - hoje da ordem de sete bilhões de reais, que suga, mensalmente, 13% da receita líquida - praticamente inviabilizando a gerência da administração estadual. A essa crucial pendência, sua ação será de grande valia. A terceira lembrança, esta de caráter eminentemente político-institucional, foi a necessidade da luta de Mariza em favor da implantação do sistema parlamentarista de governo - peça mater do programa partidário do PSDB - como instrumento eficaz e duradouro na consolidação de nossas instituições republicanas tão vilipendiadas pelo atual sistema presidencialista vigente desde a implantação da República.

Durante os debates, após manifestações de diferentes e lúcidos expositores, a mim veio uma pergunta sobre o que achava do instituto da reeleição para os cargos executivos e legislativos. Confessei ter apoiado o princípio da reeleição por entender ser ele um veículo para a confirmação de metas governamentais que necessitavam ser implementadas em período seguinte. A realidade, porém, vindo dos tristes acontecimentos vividos pela Nação (desmazelo administrativo, omissão e mesmo apoio a atos lesivos ao erário e à ética) levaram-me a reformular meu pensamento e, hoje, sou contra aquele instituto, não somente para o executivo, como, em parte, para o legislativo. Para o legislativo, considero a reeleição contínua um defeito, porque cria raízes patronais e cerceia o acesso de valores novos que oxigenam a instituição parlamentar. Creio, assim, que para o Senado bastaria uma reeleição (16 anos), para as Câmaras (federal, estadual e municipal) três reeleições (12 anos), evitando-se a perpetuidade que torna o parlamentar, reeleito tantas vezes, donatário presuntivo do mandato, tais as vantagens prioritárias que adquire no curso continuado do tempo. Foi uma agradável surpresa e muita satisfação saber, pelos aplausos recebidos, que não estou só contra a reeleição continuada.

* Foi deputado estadual, federal, constituinte de 1988, secretário de Estado, Conselheiro do Tribunal de Contas; MS. É Senador suplente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Em Anastácio, multinacional abre vagas e interessados tem até sexta para se candidatar

2
Policial

Jovem deixa moto na frente de casa, em Aquidauana, e tem veículo furtado

3
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

4
Policial

Pistoleiros executam homem enquanto comia pastel com neta de 8 anos

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
min16 max30

Anastácio

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,14m
Miranda
2,20m
Paraguai
3,58m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Supermercados

Central Supermercado

Sete de Setembro, 875 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3286
Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Ver Mais
508110669