A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de maio de 2019
Anuncie Aqui
Ruben Figueiró de Oliveira

Revisando o Passado

Segundo o meu amigo Chiquinho Palhano - aquele que nos enleva com espiritualidade romântica semanalmente em suas Crônicas pelas páginas do Correio do Estado - tempo é tempo, aquele que cura feridas e nos desperta para verdade. Nada mais sábio. A...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Segundo o meu amigo Chiquinho Palhano - aquele que nos enleva com espiritualidade romântica semanalmente em suas Crônicas pelas páginas do Correio do Estado - tempo é tempo, aquele que cura feridas e nos desperta para verdade. Nada mais sábio.

A propósito, ainda n'outro dia assisti pela televisão a um interessante documentário sobre a trajetória de vida e da existência política do eminente brasileiro, o ex-presidente Jucelino Kubitschek. Devo escrever, de antemão, que ainda jovem não fui correligionário e muito menos admirador de JK. Como udenista, na minha modesta esfera de atividades, o combati, muita das vezes com razão, n'outras fui embalado pelo radicalismo natural de minha mocidade.

Agora já septuagenário, mas não velho, me mostrei atento ao documentário, a cada cena televisiva fui me conscientizando de que JK buscou em seu governo ser um dirigente nacional de estatura política diferenciada. Não foi um visionário, mas apostou no futuro promissor do Brasil. Rompeu com o ordinário, abriu nossas fronteiras para o desenvolvimento econômico atraindo capitais externos para a consolidação das nossas ainda incipientes indústrias de base - processo iniciado no período getuliano. Despertou, com a construção de Brasília, o sentimento de conquista de nosso hinterlande, talvez lembrando a célebre previsão de Frei Vicente Salvador, no século XVII, de que, para progredir, a então novel colonia portuguesa (o Brasil) não podia ficar "arranhando as areias do litoral", e sim avançar sobre a Serra do Mar e conquistar o planalto interiorano. JK mostrou-se democrata na acepção ideológica do termo, tolerou gestos golpistas de militares da aeronáutica, a "revolta dos bondes" na então capital, o Rio de Janeiro - foi como a repetição histórica da célebre noite de São Bartolomeu, 30 de maio, quando a mocidade universitária (lá estavam o Nelson Trad, Nelson Fontoura, Ubaldo Barém, Yasuo Oshiro, Mustafa Esgaib, Onildo Basrbosa, Eduardo Contar, Jorge Siufi, Benedito Dutra Pimenta, Salomão Amaral, eu e tantos outros jovens mato-grossenses, então rebeldes) se insurgiu contra as tarifas de bonde, seu único meio de transporte - anistiando militares e dando a nós, estudantes, o sentido da compreensão.

Muitos outros gestos de estadista praticou JK. Evidente que, com o andar da minha carruagem etária, vinha eu abrindo os olhos de meu horizonte para sem afetar o estamento doutrinário que me conduz na política, me impor à uma revisão de conceitos com relação a algumas figuras de projeção nacional e mesmo aqui de nossa labuta caseira, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas lutas do passado, já nostálgicas.

Aquele documentário televisivo da cadeia NET foi a gota que faltava para encher o meu cálice de convicções de que o tempo é realmente o senhor da verdade, e que esta só surge, com nitidez, quando ele, o tempo, indica que chegou o momento da racionalidade.

* Foi deputado estadual, federal, constituinte de 1988, secretário de estado, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e é suplente de senador.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista vítima de motorista bêbado foi transferida para a Santa Casa

2
Aquidauana

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

3
Aquidauana

Família comunica morte de João Batista de Barros Barra

4
Aquidauana

Inmet alerta para tempestade, vendaval e queda de temperatura em Aquidauana e região

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min9 max20

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min9 max20

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
4,60m
Paraguai
5,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

Aqui Móveis

Rua Estevão Alves Correa, 363 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3860
Farmácias e Drogarias

Drogaria Star

Manoel Antonio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3394
Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais