A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
09 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9208-->
Ruben Figueiró de Oliveira

TEREZA DE CALCUTÁ, Madre da Dor e da Esperança

Não porque sou católico tão somente, mas pela admiração de sua obra humanista em favor dos mais pobres dos pobres que respeito e ressalto a obstinação religiosa da Madre Tereza de Calcutá. Recordo-me que, ainda deputado federal e no curso da...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Não porque sou católico tão somente, mas pela admiração de sua obra humanista em favor dos mais pobres dos pobres que respeito e ressalto a obstinação religiosa da Madre Tereza de Calcutá.

Recordo-me que, ainda deputado federal e no curso da Assembléia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1988, deparei-me com uma publicação cunhada de "Momentos de Oração", que alguém me ofertou, preparadas por outras duas religiosas e onde despontam instantes eloqüentes da fibra de Madre Tereza ao defender com pureza d'alma a sua definição pelos mais pobres dos pobres. Foi quando ao ser recebida em audiência pelo primeiro ministro Fidel Castro, o ditador de Cuba, esse de forma arrogante, assegurou-lhe que o Estado cubano se orgulhava por oferecer ao povo aquilo que precisava, ao que foi docemente retrucado por Madre Tereza ao assinalar que "o Estado não dá amor"por mais organizado que esteja, mas aquele que vem das profundezas da alma. Convenceu o duro Fidel, tanto que este permitiu que um grupo de irmãs da Ordem das "Missionárias da Caridade", criada por Madre Tereza, para lá fossem a fim cuidar dos doentes pobres em sua fase terminal.

Há relatos também emocionantes da compaixão inesgotável de Madre Tereza pela sua missão em Kalighat, no "Lar para moribundos", em Calcutá, Índia, dedicação maior de sua vida.

Humilde, Madre Tereza não se cansava de declarar que "não há ninguém que precise mais da graça e da ajuda de Deus do que eu. Creio que por isso que Ele me usa porque não posso reivindicar crédito pelo que é realizado." No entretanto, Madre Tereza interpretou no curso de sua magistral existência, como um canal os fluídos divinos que vêm de Deus. E o mundo lhe referenciou concedendo-lhe o prêmio Nobel da Paz, o mais expressivo reconhecimento que a humanidade concede aos primeiros.

Nesse ano, celebra-se o décimo-sétimo aniversário de seu falecimento e muitas são as lembranças evocadas de sua sacerdotal passagem por esta terra. Fala-se no lançamento de um novo livro sobre Madre Tereza "Mother Tereza Come By My Light" ( Madre Tereza Venha ser Minha Luz), que traria revelações surpreendentes da religiosa que, em algumas de suas meditações, chegou a pôr em dúvida a existência de Deus. Tal agonia, penso eu, sensibilizava sua tristeza diante do quadro que se lhe apresentava entre doentes, famintos, flagelados, por toda sorte de infortúnios distantes dos olhos do Criador. Dizia então, Madre Tereza "não encontro palavras para expressar as profundezas da escuridão" que, em momentos tais, lhe alcançava a consciência. Não raro, também nós, pequeninos diante do que Madre Tereza foi, somos assaltados por dúvidas sobre a existência de um Ser Supremo todo poderoso. Isto, pela nossa inexperiência de vida religiosa intensa do que por um questionamento ateu e agnóstico.

Entre o ser e não ser, a realidade e a dúvida, foram as provações que Madre Tereza enfrentou e venceu, fê-la uma extraordinária figura de comportamento espiritual e de solidariedade humana, pelo menos no Século XX.

Para mim, a mais profunda mensagem que Madre Tereza de Calcutá legou a humanidade, trago-a sempre em meus momentos de reflexão:

"A luta da vida é ganha pelos decididos, pelos apaixonados, pelos ambiciosos. Vencem os rebeldes, os bons rebeldes, os persistentes, os heróis do dia-a-dia, os inconformados que não cruzam os braços, os que perseveram a toda prova. Provei ao mundo que é possível empunhar uma causa, perseverar nela ainda que se apresente gigantesca. Provei que para fazer o bem, basta querer."

* Foi deputado estadual, federal, secretário de Estado, conselheiro do Tribunal de Contas. É suplente de senador.

 

Veja também

Mais Lidas

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,94m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação Da Mata

AV. Dr Sabino, 252 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1966
Telefones Úteis

Polícia Militar Ambiental - 4º PelPMA

Rua Candido Mariano, 420 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3675/3241-
Pesqueiros

Pesqueiro Segunda Esperança

, - Anastácio/MS (67) 3326-2163
Ver Mais
509010756