A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8822-->
Ruben Figueiró de Oliveira

Um Brasil no Texas

"Não sei se já contei aqui, faz algum tempo . Há quem não leu ou não se lembra, de maneira que acho que posso contar de novo." Assim, João Ubaldo Ribeiro, iniciava uma de suas crônicas cujo assunto julgava repetitivo. Perdoe-me, se também ouso usar o...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

"Não sei se já contei aqui, faz algum tempo . Há quem não leu ou não se lembra, de maneira que acho que posso contar de novo."

Assim, João Ubaldo Ribeiro, iniciava uma de suas crônicas cujo assunto julgava repetitivo. Perdoe-me, se também ouso usar o mesmo cachimbo.

Daí, com este artigo, concluo minhas impressões, curiosidades, melhor expressando sobre o modo de vida do cidadão americano no estado do Texas, como também algumas facetas da legislação que dizem de perto às responsabilidade do cidadão perante o Estado. Tanto no tocante ao modo de vida, como do respeito às leis, há muitas semelhanças e contrastes entre o que lá constatei e daquilo que vivemos e sofremos em nosso Brasil.

Na temporada que passei em Houston, com o passar dos dias, fui aguçando minha atenção, abrindo os olhos para inusitados aspectos daquela megalópole de mais de hispano-americanos do que os da guerra, eis que a miscigenação de nacionalidades aumenta pelo encanto "de polens destas terras para a formação de colméias de latinos, segundo um cronista local," inclusive de brasileiros, lá estimados em mais de cinco mil, segundo nosso Consulado.

Percebe-se a importância da mão-de-obra hispânica nos serviços exigentes de força manual, tais nas construções, conservação de vias públicas, jardinagem (levada com muito apreço), serviços domésticos, etc, para os quais há razoável remuneração salarial - em torno de U$300,00, semanais. Se há especialização, o salário cresce a valores expressivos. Para quem deseja trabalhar, além da escala de oito horas diárias e em diferentes locais, não há impedimento inclusive em domingos e feriados, o "batente" depende da disposição do trabalhador, eis que a legislação trabalhista é flexível e, até mesmo, tolerante, embora enérgica no combate a exploração do trabalhador quando aos seus direitos individuais.

Notei que os feriados, tanto nacionais, como do estado do Texas não são muitos, isso se compararmos com o número dos nossos no Brasil - lá, parece-me que de cinco a sete: dentre os quais o Memorial a Martin Luther King, em maio , o Independence Day, em julho; o Labor Day, em setembro; e o Thanks Given, em novembro, além dos consagrados dos dias do Natal e do Ano Novo. Estes o que me ocorrem lembrar.

Em Houston, e nas cidades coligadas a ela - West University, Suggar Lane, dentre outras - há um sistema de transporte coletivo urbano por ônibus confortabilíssimos, todos com ar- condicionado e sua utilização intermediária entre os locais de trabalho e os terminais, pontos de estacionamentos de veículos, onde os usuários residentes nas áreas periféricas mudam de sistema de transporte, evitando-se, ao máximo, os problemas de congestionamento, que, lá também ocorre eventualmente. É impressionante o número de pessoas que possuem carros, vai do rico empresário aos trabalhadores de menor poder aquisitivo, que compram por "preço de banana", por assim dizer, veículos com três a cinco anos de uso pelo primeiro dono.Também pudera a indústria automobilística americana desova no mercado interior, todo ano, ao redor de 20 milhões de unidades novas acrescidas de um inflacionário número de importadas, em torno de 30% da produção nacional! Outro atrativo são os preços, vez que os impostos agregados não se assemelham aos pantagruélicos de nosso país.

Há costumes familiares inusitados para nós, brasileiros, e que, por tristes, tocam nossos sentimentos cristãos. Fazendo cooper diário pelas ruas próximas à residência que me hospedara, impressionei-me ao ver moldado sobre o gramado de um jardim residencial e a beira de calçada (não há muros ao redor das residências) uma cruz formada de flores em torno brinquedos diversos. Impressionado, disseram-me que aquele ornamento simbolizava homenagem póstuma a uma criança falecida, e que lá residia, homenagem prestada por parentes e de vizinhos! Percebemos , então, quão diferentes podem ser as manifestações de sentimentos e culturas entre diversos povos.

Pela atual legislação americana do imposto sobre a renda - pelo menos a vigentes no Texas ao que depreendi respeitada a coluna vertebral da legislação federal, - cada estado da união pode dar a sua "pitada," assim todas as taxas que o contribuinte paga pelas compras que faz, de bens duráveis à coca-cola, são deduzidas posteriormente quando a declaração anual para efeito de imposto a pagar. Nada mais justo. Os nossos legisladores poderiam pensar em medida idêntica, naturalmente para o "desespero" dos leões das receitas oficiais... Creio, seria, por outro lado um instrumento eficiente não só para diminuir a carga tributária sobre o esquálido contribuinte, para combater a sonegação, pois todo consumidor teria interesse de exigir do comerciante, prestador de serviço, o recibo de compra, prestação, etc, conservá-lo, para seu crédito das declarações do imposto de renda.

No mais, constatei muitos contrastes e também muitas semelhanças entre os sistemas de vida, nossos e dos americanos, a destacar as expressões de respeito às pessoas, quando isto se deseja ou a educação manda. Como aqui no Brasil.

*Foi deputado Estadual, federal, secretário de Estado, conselheiro do Tribunal de Contas. É senador suplente

 

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

2
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

3
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

4
Policial

Polícia suspeita de crime passional no sumiço de servidora e homem é preso

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,14m
Miranda
2,20m
Paraguai
3,58m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Esporte Bilhar

Rua Estevão Alves Corrêa, 975 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1931
Casas de Shows

ARPA

13 de Julho, 680 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3764
Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Ver Mais
508110548