A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Carlos Frederico

Você se preocupa com a gestão de qualidade na sua empresa?

Carlos Frederico Corrêa da Costa*Consultor de Gestão e Marketing e-mail cfccosta@terra.com.br Observe alguns acontecimentos dos últimos anos: abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, globalização, terceirização, popularização da...

dothCom Consultoria Digital
6 JUN 2011 - 00h00min

Carlos Frederico Corrêa da Costa*
Consultor de Gestão e Marketing
e-mail
cfccosta@terra.com.br

Observe alguns acontecimentos dos últimos anos: abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, globalização, terceirização, popularização da internet, Código de Defesa do Consumidor, cobrança da responsabilidade ambiental e - mais recentemente - social das empresas. O que tudo isso tem a ver com o seu negócio? Os acontecimentos citados acima - apenas alguns exemplos, entre tantas questões emergentes - estão em seu dia-a-dia: competição crescente, aumento da cobrança e mudanças velozes no mercado. E a tendência é continuar assim.

Pequenas e médias empresas sofrem as mesmas pressões das grandes companhias, mas têm estrutura e recursos mais restritos. Lembrando que, em muitos casos, a administração do negócio é totalmente informal, guiada pela "intuição" do proprietário e dos funcionários. É o mundo no qual sua empresa está inserida, e você não o controla.

Não há como ignorar a realidade nem enfiar a cabeça dentro da empresa e fazer sempre da mesma forma, ainda que considere que seu produto ou serviço já atenda ao consumidor.

Os desejos e as necessidades dos clientes alteram. São seres humanos mutáveis num mundo em constante mudança. A empresa tem de estar apta a satisfazê-los com mais agilidade e eficiência. Isto requer uma Gestão de Qualidade, ou seja, organizar a empresa de tal modo que o foco seja a satisfação de todos os envolvidos: consumidor, comunidade, funcionário, fornecedor e proprietário.

Muitos empreendedores querem implementar a Gestão de Qualidade em tempo recorde. É preciso entender que esse trabalho demanda esforço, dedicação, paciência e persistência. Não adianta queimar etapas ou pegar atalhos, é necessário investir a longo prazo, ao mesmo tempo não é um bicho-de-sete-cabeças, e para auxiliá-lo, existe uma série de ferramentas práticas. Não são fórmulas mágicas nem a garantia do sucesso, mas receitas para seguir nesse rumo.

É preciso conhecer o conceito mais amplo da Gestão de Qualidade e utilizar suas ferramentas para assegurar bases sólidas rumo aos crescimento e à excelência. Implantá-la exige, em primeiro lugar, investimento. Serão recursos bem gastos, se o trabalho for sério, caso contrário, pode virar desperdício de dinheiro, tempo e energia.

No Brasil, qualidade se tornou popularmente sinônimo de ISO 9000, no entanto, ter o certificado da série não se traduz em Gestão de Qualidade, é apenas uma ferramenta. Há empresas que investem para conseguir a certificação dentro de um plano de marketing e, depois, não conseguem renova-la porque a dita qualidade se esvaiu. Quem busca a qualidade apenas de olho num rótulo pode acabar morrendo na praia.

É claro que nada se consegue num passe de mágica ou de um dia para outro, mas é preciso começar, então dê o primeiro passo e se já estiver na trilha, siga em frente, afinal você sabe que nesse caminho não se pode estagnar.

Referência Bibliográfica
COSTA, Carlos Frederico Corrêa da. Adaptador de KAKUTA, Gisele (Jornalista); ANTUNES, José Aurélio (Consultor). Questão de sobrevivência. In: Como garantir a eficiência. Coleção Gestão Empresarial.  São Paulo: Edições IstoÉ/Banco do Brasil, 2006. p. 06-08.

*Carlos Frederico Corrêa da Costa é doutor em História Social , bacharel em Administração e Consultor Empresarial. Elaborou o projeto, implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morte de ex-vereador e esposa envolveu autores de Aquidauana e Anastácio

2
Policial

Dupla passa 11 horas comendo e bebendo em conveniência e vai embora sem pagar a conta

3
Geral

Bebê cai de cama, demora a ser socorrido e morre em unidade de saúde

4
Policial

Homem estuprava menina e a obrigava a enviar fotos

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Escritórios Contabilidade

Caires Escritório de Contabilidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 411 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1210 / Fax
Ver Mais
508110690