X
Corumbá

Blocos levam à avenida futebol, meio ambiente e outras homenagens

Carnaval de Corumbá é um dos mais tradicionais do MS. / Divulgação

Os blocos carnavalescos oficiais se preparam para o desfile deste ano. Apoiados pelo Município de Corumbá, eles se organizam vendendo abadás, ensaiando o samba e se preparando para a concentração. Eles prometem colorir a avenida e realizar folia de quem estiver no Carnaval de Corumbá. Depois dos blocos Oliveira Somos Nós, Afro Samba Reggae, Flor de Abacate, Os Intocáveis e o campeão Nação Zumbi, mais seis blocos vão arrastar a multidão na noite do dia 10 e na madrugada do dia 11.

O sexto bloco a desfilar será o Águia da Vila com o tema “Pantanal Ecológico”. A letra do samba-enredo foi escrita por Salvador e o compositor é o Lilico, que também é o intérprete da música. Mas alguns destaques ainda serão definidos. Na noite deste sábado, dia 20, será feita a escolha da rainha de bateria e da porta-bandeira. Espera-se entre 400 e 500 componentes e cerca de 30 ritmistas. Os ensaios começam na segunda-feira, dia 22 de janeiro, das 20h às 22 horas. O Águia da Vila existe desde 1998 e sua sede fica na rua Mato Grosso, nº 60, bairro Universitário. A concentração do bloco será na rua Colombo, entre Frei Mariano e Antônio Maria. A venda de abadás começa na próxima semana, na sede do bloco.

Inspirado na vitória do time da casa no Estadual de 2017, o bloco Arthur Marinho resolveu homenagear o clube com o tema “Corumbaense bicampeão sul-mato-grossense”. “O Arthur Marinho sempre fala sobre temáticas em voga e a diretoria resolveu este ano homenagear uma das paixões da cidade”, afirmou Paulino Souza Benevides Filho, presidente do bloco e compositor do samba-enredo. A canção será puxada pelo mestre Ninho Samba Bom que vai contar com 80 ritmistas e mais dois intérpretes, o próprio Paulino e Ruiter.

Os abadás do Arthur Marinho serão vendidos a partir de fevereiro. Fundado em 1º de fevereiro de 2002, tem sede na rua Edu Rocha com avenida General Rondon, onde também será a concentração no dia do desfile, que ocorrerá das 20h às 22h, com bebida liberada. O bloco será o 7º a desfilar. Os ensaios começam na segunda-feira, 22 de janeiro, das 19h30 às 22 horas, de segunda a sexta.

O oitavo a entrar na avenida será o Bola Preta, que desde 1969 está presente nos carnavais corumbaenses. “Pantanal sul-mato-grossense” é o enredo com composição de JB. De acordo com o presidente Pedro Luiz Gonçalves de Queiroz, os abadás estão sendo vendidos na sede, situada na rua Antônio João, esquina com a 13 de Junho, em horário comercial. A rainha de bateria ainda não teve nome confirmado. O bloco conta com a participação de pelo menos 700 pessoas e será dividido em cores. A concentração será na sede e depois do desfile os componentes se dispersam. Emerson estará à frente da bateria com mais três puxadores e dois cavacos. Os ensaios acontecem na sede, de segunda a sexta, a partir das 20 horas.

Preservação ambiental será abordada pela Associação Cultural e Esportiva Bloco Vitória Régia. “Vamos falar sobre a preservação do peixe Dourado, a Cota Zero do Dourado, uma lei que saiu e proíbe de pescarmos o Dourado em Corumbá”, disse o presidente do bloco Ademir da Silva Arruda. Fundado em 1994, o bloco vai contar com cerca de 850 componentes, sendo 92 na bateria puxados por Robô, Jenifer e João. Sandro Nemir foi o responsável pelo samba-enredo.

Os abadás do Vitória Régia estarão à venda no final de janeiro na sede do bloco, que fica na rua Barão de Melgaço, esquina com a alameda Dona Antônia, conjunto Vitória Régia. Os ensaios já começaram e estão acontecendo nas quartas, quintas e sextas na sede, das 20h às 22h30. Concentração do bloco será em frente ao Hotel Santa Rita, na rua Dom Aquino. Participantes terão acesso à bebida e comida nas duas horas de concentração antes de descer.

Clube dos Sem homenageia ex-prefeito Ruiter

“Saudade que não tem fim” é tema do desfile da Associação Recreativa Esportiva Carnavalesca Bloco Clube dos Sem. Falecido em novembro de 2017, o então prefeito Ruiter Cunha de Oliveira será o homenageado pela escola. “O samba-enredo vai contar um histórico básico porque ele foi amigo do povo, deixou a marca da felicidade e foi um prefeito presente”, afirmou Carlos Alberto da Silva Oliveira, presidente do bloco. São esperadas mil pessoas para descer a avenida com 130 ritmistas e três mestres puxando o samba: Taça, Ricardo e Jorcy. A rainha de bateria será decidida no dia 24. Os compositores são Victor Raphael, Braguinha, Pedro e Sandro Nemir.

O Clube dos Sem ficou em terceiro lugar no desfile do ano passado, sendo o 10º a se apresentar este ano. O bloco vai desfilar por volta das 02 horas da madrugada de domingo, 11 de fevereiro. A concentração será na rua Dom Aquino, 1540, entre Major Gama e Firmo de Matos. Os ensaios começaram no dia 16 de janeiro, no mesmo endereço. Os componentes vão se dispersar depois do desfile. As camisetas estão à venda na rua 15 de Novembro, nº 654, entre a Cuiabá e a América, em uma residência. O bloco existe desde 1990.

Último a se apresentar, atual vice-campeão, o Praia, Bola e Cerveja vai trazer ao carnaval homenagem a Luiz Mário Cambará “porque ele foi o fundador do bloco e fez o samba-enredo de 1982. Na época, ele compôs duas músicas, mas só uma foi usada e este ano estamos lançando a outra, composta naquele ano por ele. Nosso lançamento oficial é no dia 27 de janeiro”, explicou Marciana Rondon, presidente do bloco.

O “Praia, Bola e Cerveja” foi oficialmente criado em 06 de agosto de 1980. Em 2018, a rainha de bateria será Ana Vitória Santana. Estima-se que 650 pessoas participem do bloco que vai ter 100 ritmistas com o mestre Marcigley Santana. Abadás estão à venda na sede, situada na rua 13 de Junho, nº 1560, Centro, local também de concentração. Os ensaios devem começar no dia 25 de janeiro na sede, de segunda a sexta, das 20h às 22h30.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo