A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
09 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cultura

Cenasom inicia temporada 2013 com o espetáculo 'Circo Las Muchachas'

13 ABR 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) abre a temporada 2013 do projeto Cenasom na próxima quinta-feira (18), com o espetáculo circense ?Circo Las Muchachas?, do grupo Mambembe Trupe Teatral. A apresentação acontece no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 20 horas, com classificação livre e duração aproximada de 50 minutos. 
 
?Circo Las Muchachas? apresenta a magia do circo em forma de teatro mambembe. Um circo comandado pelas palhaças Maçaroca e Muriçoca, que fazem com muita alegria e diversão números de malabarismos, equilibrismos, acrobacias de solo e mágicas. O espetáculo foge do convencional e faz a plateia entrar no picadeiro, fazendo parte do show. 
 
Além do circo o espetáculo levará ao palco do Centro Cultural um pouco da fantasia do teatro de bonecos, apresentando até mesmo um ?cantor".Como o próprio nome diz - Las Muchachas -, o espetáculo valoriza o talento feminino e é apresentado e estrelado somente por mulheres. 
 
O grupo Mambembe Trupe Teatral surgiu em 2005, quando Renata Macedo se juntou com mais duas acadêmicas do curso de Artes Cênicas e sentiram a necessidade de colocar em prática tudo que estavam aprendendo na Universidade, formando o grupo Mambembando e Educando Trupe Teatral. A proposta era focar no teatro como ferramenta didática. 
 
O espetáculo que mais lhe rendera apresentações e elogios foi o ?Circo Imperfeito?, uma mistura de circo e teatro que convidava a plateia a fazer parte do show. Após a formatura de finalização do curso, Juliana dos Anjos e Ana Carolina retornaram a sua cidade natal. Renata Macedo continuou a caminhada dando aulas de teatro em diversas escolas em Campo Grande e fazendo apresentações em festas e eventos como clown, perna de pau, malabarista e animadora. 
 
Em 2012, convidou Jurema de Castro e Breno Moroni para remontarem o espetáculo ?Circo Imperfeito?. Agora com novo elenco, o grupo passa a se chamar Mambembe Trupe Teatral. Com a vasta experiência do diretor Breno Morroni o espetáculo muda de nome e passa a se chamar ?Circo Las Muchachas?, ganhando novos personagens e números circenses. 
 
Ainda no ano passado, o grupo montou sua sede própria com apoio do Pontão de Cultura Guaicuru, que possui sala de figurino, sala de cenário, estúdio fotográfico, biblioteca e espaço para atividades afins. Com essa estrutura o grupo passa a oferecer oficinas de circo/teatro para crianças e adultos expandindo assim seu foco de trabalho. Em 2013 a Trupe foi selecionada para o Festival América do Sul. 
 
Renata Bertolino Macedo (atriz e diretora geral) é formada em Artes Cênicas pela Universidade Anhaguera-Uniderp (2005). Atua profissionalmente há sete anos como atriz, professora de teatro/circo e produtora. Faz parte da "Oficina de Criação Teatral" como atriz. Possui cursos básicos de técnica circense, dominando especificamente a arte do clown, andar em perna de pau, malabarismo com bolinhas e swing, além de ter habilidade básica com violão. Cursa mestrado na UFRJ de Acessibilidade Cultural. 
 
Jurema de Castro (atriz e produtora) é formada em Artes Cênicas pela Universidade Uniderp/2005, em Educação Física pela Uniderp (2009) e pós-graduada em Pilates pela Universidade Gama Filho (2012). Atua como atriz há sete anos e atualmente faz parte dos grupos teatrais Oficina de Criação Teatral, Grupo Teatral Palco e Mambembe Trupe Teatral. Desenvolve um trabalho de teatro educativo usando técnicas circenses como base de trabalho. Em 2010 ganhou o prêmio de melhor atriz categoria adulto da FESMAT/MS. 
 
Breno Moroni (direção) é formado como ator pela Escola de Teatro da FEFIERJ (Rio de Janeiro) e tem cursos de especialização em Cinema, Circo, Televisão, Expressão Corporal e Double. É registrado no sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de diversão do Rio de Janeiro como ator e diretor. É profissionalizado pela Academia Piolim de Arte Circenses, São Paulo, como Malabarista, Acrobata, Palhaço, Contorcionista, Faquir, Equilibrista e Comedor de fogo. Até o ano de 2009 trabalhou como artista em 13 países, em África, Europa e Américas. 
 
Cenasom
 
O projeto foi criado pela Fundação de Cultura e a então Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul em 1996, com o objetivo de divulgar a arte regional e propiciar um espaço na noite sul-mato-grossense para áreas da cultura (dança, música e teatro), às quintas-feiras, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de agosto, 453, Centro de Campo Grande.
 
Os ingressos têm valor de R$ 7,50 (meia-entrada) para todos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Luto: morre o empresário Carlinhos, dono da Drogaria Progresso

2
Aquidauana

Polícia apreende moto usada na fuga do suspeito de matar Ariadini em Aquidauana

3
Anastácio

Motociclista fica ferida em queda de moto na BR-262 em Anastácio

4
Charges

Luto

Vídeos

Motorista de trator diz que tentou desviar da moto para evitar acidente fatal

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,31m
Miranda
2,36m
Paraguai
1,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"APRENDENDO A VIVER"

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia IV

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Salões e Cabeleireiros

Salão Imagem

Rua Theodoro Rondon, 823 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1128
Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Restaurantes

O CASARÃO

Manoel Antonio de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2219
Ver Mais