A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Cultura

Clube dos Cineclubes exibe Mostra Cinema pela Verdade no MIS

Filmes exibidos são relacionados à ditadura civil militar. Entrada do evento é franca.

18 AGO 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
O projeto Clube dos Cineclubes realiza nos dias 21 e 22 de agosto, sempre a partir das 18h30, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Mostra Cinema pela Verdade, com filmes relacionados à ditadura civil militar e debates após as exibições. A entrada é franca. O projeto ocorre simultaneamente nas 27 unidades federativas do país entre maio e agosto.
 
A atividade é realizada pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento), em parceria com o Ministério da Justiça, aprovado pelo edital ?Marcas da Memória?, da Comissão da Anistia. Em Mato Grosso do Sul, o evento teve início em julho na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e seguiu para outras universidades. 
 
Coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente ao Colegiado de Cinema e apoiado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, o projeto realiza um diálogo entre os cineclubes do Estado a fim de promover uma organização política deste setor cultural. 
 
Segundo uma das organizadoras da Mostra, Natália Moraes, mais do que entretenimento, o cinema é uma forma de arte que pode ser um instrumento de resgate da memória de um país. ?A ditadura no Brasil é uma questão que ainda permanece em aberto, como a Lei da Anistia, que é alvo de debates no presente. A verdade sobre este período histórico não foi totalmente revelada, impedindo que reparações sejam feitas e que se conheça de fato essa história?, afirma Natália.
 
O diretor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, acredita que a Mostra também é importante para estimular o debate entre os participantes. ?O audiovisual é uma ferramenta extraordinária para a cultura em nosso tempo, nos permite, além do registro e da divulgação do patrimônio e da memória, refletir sobre a sociedade por meio de obras que suscitem o debate, como essa Mostra que recebemos no MIS? analisa.
 
Confira a programação: 
 
21 de agosto (quarta-feira) 
 
?Eu me Lembro? - O filme acompanha o crescimento de Guiga, nascido na cidade de Salvador, numa época provinciana. No contato com a mãe, Aurora, descobre a sexualidade e seus limites. Com o pai, Guilherme, temível, austero e puritano exacerbado, viverá muitos conflitos. O garoto cresce movido pela culpa católica, marcada pela morte da mãe antes mesmo da adolescência. Quando jovem, o protagonista nutre raiva pelo pai e, durante a ditadura militar, vive sua fase mais ativa. Direção: Edgar Navarro (Drama, 108 min, 2005). 
 
?Infância Clandestina? - Argentina, 1979. O menino Juan (Teo Gutiérrez Romero), de 12 anos, vive na clandestinidade da mesma maneira que seus pais e seu tio Beto (Ernesto Alterio). Na escola, ele é conhecido como Ernesto e encontra María (Violeta Palukas), de quem sabe apenas o nome. Direção: Benjamín Ávila (Drama, 112 min, 2011).
 
22 de agosto (quinta-feira) 
 
?No? - Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão. Direção: Pablo Larraín (Drama, 110 min, 2012). 
 
Serviço
 
O Museu da Imagem e do Som fica localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br e pelo fone (67) 3316-9178.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem foi executado com tiros e suspeita é de "guerra" entre grupos

2
Aquidauana

Prefeitura convoca mais 34 candidatos aprovados em concurso público

3
Aquidauana

Acidente entre carro, moto e bicicleta no Ovídio Costa II envolve jovem, criança e mulher grávida

4
Aquidauana

Correntes que circulam pelo WhatsApp deixam população em dúvida sobre o que é real e o que é invenção

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

PAIS QUE EDIFICAM SEUS FILHOS

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Ver Mais Colunas
498110678