A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Patrimônio Histórico

Em CG, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é tombado como patrimônio histórico

3 SET 2019 - 14h19min
Midiamax

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) publicou um decreto nesta terça-feira (3) que tomba o conjunto arquitetônico do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como patrimônio histórico e arquitetônico para a cidade. 

Com o tombamento, fica proibido demolir, destruir, alterar, mutilar ou transformar o local sem a licença da Prefeitura. Também é preciso autorização para reparar, pintar ou restaurar.

De acordo com o decreto, o conjunto arquitetônico é composto pela Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Velário, na avenida Afonso Pena, e o prédio da Antiga Casa Paroquial dos Padres Redentoristas, atual Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Campo Grande, na rua Amando de Oliveira.

Também fica protegida a área de entorno do Santuário. De acordo com o decreto, deverão ser rigorosamente conservadas e protegidas as escadarias e o calçamento externo revestido em pedra do piso. Nas áreas do entorno imediato, é proibida a implantação de mobiliários urbanos com altura superior a 1 metro no passeio público – com exceção de postes de iluminação e sinalizações. Toda e qualquer alteração na arborização urbana ou no paisagismo nas áreas de entorno ficam condicionadas à aprovação da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

Também é proibido colocar anúncios que impeçam, descaracterizem ou prejudiquem a visibilidade de elementos que definam ou valorizem o conjunto arquitetônico ou das fachadas das edificações que o compõe, tais como: frisos, ornamentos, símbolos e entalhes. O entorno imediato é a área mais próxima ao Santuário, que apresenta a área de proteção mais restritiva dentre as demais.

Há também o entorno restritivo, que tem a finalidade de preservar a visibilidade do Santuário pelos elementos da paisagem, como vegetação, anúncios e mobiliários urbanos. Confira detalhes sobre as áreas do entorno e restrições do Diário Oficial de Campo Grande, a partir da página 4.

Patrimônio histórico e arquitetônico

A discussão a respeito do tombamento do Santuário já tem mais de um ano. Em junho de 2018, a minuta do Edital de Tombamento já estava em fase de elaboração. Na época, o Padre Dirson, reitor do Santuário, conversou com o Jornal Midiamax disse que seria uma medida benéfica, pois visa a preservação da história. Na prática, o tombamento não afeta a paróquia, mas impede qualquer reforma, pois a construção original deve ser mantida.

O arquiteto e pesquisador Rubens Moraes da Costa Marques, autor do livro Trilogia do Patrimônio Histórico e Sociocultural Sul-mato-grossense ficou contente em saber que finalmente o processo está sendo finalizado, pois se estende por cerca de 4 anos. Sobre a construção, Rubens explicou que foi utilizado revestimento com pó de mica, um dos componentes do granito, o que oferece um brilho específico, principalmente à noite, sob iluminação.

“Nas décadas de 30 e 40, muitos prédios em Campo Grande eram assim, mas hoje não tem nem uma dezena mais”, explica, o que demonstra o quão rara é a edificação. A igreja foi construída pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor, chamados missionários redentoristas, tendo como inspiração a Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena, na Itália.

 

 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Família procura por menino de 13 anos desaparecido

2
Aquidauana

Aquidauanense mata filho de 2 anos afogado para se vingar da ex e acaba preso na Capital

3
Geral

Criança vai parar no pronto-socorro após fazer raio-x vestida e médico achar que ela tinha engolido botões da camisa

4
Policial

‘Fiquei cego e não vi mais nada’, diz homem que matou rapaz após filha de 12 anos ser estuprada

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min22 max37

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Numa...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Centro Aquidauana

Assis Ribeiro, 506 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5932
Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 / 324 www.hsbc.com.br
Ver Mais
508110711