A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Cultura

Espaço da Poesia de agosto celebra música e literatura de MS

12 AGO 2013 - 15h25min
redação
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima sexta-feira (16), às 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, a edição de agosto do projeto Espaço da Poesia, que mais uma vez homenageia os escritores e a música do Estado. A entrada, como sempre, é franca. 
 
A programação artística da noite começa com a apresentação do Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sob a batuta do regente Orion Cruz. Logo em seguida a poetisa Clara Longui declamará poesias de seu livro, ?Devaneios Poéticos?. Nascida em Tupã (SP), Clara mudou-se para a Capital em 1989 e trabalha na área da Educação. 
 
O Espaço da Poesia segue com o lançamento do livro ?Vila Utopia?, do escritor Roberto de Medeiros Maciel, e com apresentação musical de Nuno Baez, que tem em seu currículo atuações em diversas bandas e orquestras no Brasil e no exterior. Há 11 anos na Capital, o músico - que possui mais de 900 canções compostas - aposta em um repertório romântico que apresenta seu trabalho autoral e clássicos da MPB. 
 
O cantor, instrumentista e compositor Igor Canazilles leva ao palco do ?Espaço? sua música com forte influência paraguaia e da diversidade de gêneros brasileiros. O artista homenageia as peculiaridades sul-mato-grossenses, resgatando valores verdadeiramente humanos. 
 
Igor lançará em setembro seu 1º álbum, ?Homenagem a Mato Grosso do Sul?, patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais. Cursando o 3º ano de licenciatura em Música na UFMS, ele já se apresentou ao lado de importantes músicos do Estado, como Cristiano Kotlinsk, Gabriel Sater e Marcos Assunção. 
 
O poeta campo-grandense Aloízio de Oliveira Soares realiza em seguida declamações de algumas de suas obras, que podem ser conferidas no blog ?A Poesia Aqui? (http://apoesiaaqui.zip.net/). É formado em licenciatura plena em Química na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e possui Doutorado na área de Química Orgânica.
 
Aloízio de Oliveira atua como professor desde 1997 no Colégio Militar de Campo Grande. Participou em 2009 das Oficinas ?Poesia na Cidade? da Fundação Municipal de Cultura. Foi o segundo colocado no quesito Declamação na 25ª Noite Nacional da Poesia. 
 
O grupo de dança Yaguarete (onça-pintada) leva ao palco do Espaço da Poesia duas danças: o chamamé e o caranguejo. Criado graças ao projeto Camalote Vai a Escola, leva as danças folclóricas de Mato Grosso do Sul aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Há três anos o grupo ensaia na EE Consuelo Muller. 
 
A corumbaense Gisela Martinez de Carvalho fará declamações de poesias de Olavo Bilac e Otávio Gonçalves Gomes na sequência do Espaço da Poesia. Bacharel em Direito, Gisela iniciou no curso de Declamação Arte de Dizer com a Dra. Alda Garcia, sendo sua aluna durante anos. Estava com o seu programa de recital de formatura preparado quando Alda veio a falecer, formando-se com a professora, poeta e acadêmica Elizabeth Fonseca, no curso Castro Alves. 
 
Serviço
 
O Espaço da Poesia acontece nesta sexta (16 de agosto), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas