A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Cultura

Fundação de Cultura realiza 25ª edição do Sarau Cultural

Evento conta com apresentações musicais, teatro e poesia. Entrada do público é franca

1 JUN 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
 A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima terça-feira (04), a partir das 19 horas, a 25ª edição do Sarau do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento reunirá, mais uma vez, artista de diferentes ramos que divulgam a rica identidade sul-mato-grossense. A participação é livre, e a entrada é franca. 
 
Durante duas horas, das 19h às 21 horas, intervenções de música, poesia, dança e teatro se espalham nas instalações do Centro Cultural, apresentando a produção de artistas locais e visitantes, com o intuito de mostrar e trocar experiências nas variadas artes. 
 
Além dos artistas convidados dessa edição (o músico Marcos Assunção, os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria e a participação dos alunos da Casa de Poesia Doutora Alda Garcia de Oliveira), o Sarau abre espaço também para intervenções do público. 
 
Marcos Assunção
 
Detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a cultura sul-mato-grossense unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo, na busca de novos horizontes para a música popular produzida no Brasil. Marcos também coordena o Projeto Violeiros do MS. 
 
O instrumentista iniciou em 1998 um intenso trabalho de pesquisa musical que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. 
 
Os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem apresentarão a cena Dilemas Atuais, da peça ?Os Amadores?, inspirada na obra de Vinícius de Moraes, com estreia prevista para o mês de junho. "Os Amadores" é um exercício teatral criado a partir de poesias e músicas de Vinicius de Moraes e Ângela Ro Ro, falando de amor e suas várias formas. 
 
Casa da Poesia Dra. Alda Garcia de Oliveira
 
A homenageada foi médica e professora de Declamação em Campo Grande por mais de 50 anos, e faleceu em 2004. Introduziu no estado o "curso de declamação?. A casa da poesia leva o seu nome e tem por meta ensinar a declamação, ministrar oficinas, promover encontros e fazer saraus. Conta com a coordenação de Nildes Tristão Prieto, dentista, escritora e declamadora que tem paixão pela poesia desde muito tempo e foi aluna da Dra. Alda, se formando em 1997. 
 
?A Casa da Poesia recebeu, há algum tempo, parte do acervo da Dra. Alda Garcia, o que nos motivou em tomar esta iniciativa. É um espaço aconchegante, com uma sala e dois jardins para que o aluno sinta-se mais envolvido com a poesia. Existe ainda uma biblioteca, a maior parte, legado da professora Alda?, explica Nildes. 
 
Origem do Sarau
 
Do latim seranus, sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Bastante comum no século XIX, o evento consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando dança, poesia, leitura, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro, performances artísticas e literárias. 
 
Serviço
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho, em Campo Grande.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem é preso por arrastar mulher no asfalto

2
Policial

Homem assassina jovem em carvoaria de fazenda na Estrada do Taboco

3
Policial

Homem é assassinado com tiro na cabeça enquanto discutia com a ex

4
Policial

Homem é encontrado morto na cama de casa após festa

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Robinson L Araújo

ME CONHECE COMO NINGUÉM

Valdemir Gomes

Hoje...

Ver Mais Colunas
498110712