A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Cultura

Fundação de Cultura realiza 25ª edição do Sarau Cultural

Evento conta com apresentações musicais, teatro e poesia. Entrada do público é franca

1 JUN 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
 A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima terça-feira (04), a partir das 19 horas, a 25ª edição do Sarau do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento reunirá, mais uma vez, artista de diferentes ramos que divulgam a rica identidade sul-mato-grossense. A participação é livre, e a entrada é franca. 
 
Durante duas horas, das 19h às 21 horas, intervenções de música, poesia, dança e teatro se espalham nas instalações do Centro Cultural, apresentando a produção de artistas locais e visitantes, com o intuito de mostrar e trocar experiências nas variadas artes. 
 
Além dos artistas convidados dessa edição (o músico Marcos Assunção, os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria e a participação dos alunos da Casa de Poesia Doutora Alda Garcia de Oliveira), o Sarau abre espaço também para intervenções do público. 
 
Marcos Assunção
 
Detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a cultura sul-mato-grossense unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo, na busca de novos horizontes para a música popular produzida no Brasil. Marcos também coordena o Projeto Violeiros do MS. 
 
O instrumentista iniciou em 1998 um intenso trabalho de pesquisa musical que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. 
 
Os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem apresentarão a cena Dilemas Atuais, da peça ?Os Amadores?, inspirada na obra de Vinícius de Moraes, com estreia prevista para o mês de junho. "Os Amadores" é um exercício teatral criado a partir de poesias e músicas de Vinicius de Moraes e Ângela Ro Ro, falando de amor e suas várias formas. 
 
Casa da Poesia Dra. Alda Garcia de Oliveira
 
A homenageada foi médica e professora de Declamação em Campo Grande por mais de 50 anos, e faleceu em 2004. Introduziu no estado o "curso de declamação?. A casa da poesia leva o seu nome e tem por meta ensinar a declamação, ministrar oficinas, promover encontros e fazer saraus. Conta com a coordenação de Nildes Tristão Prieto, dentista, escritora e declamadora que tem paixão pela poesia desde muito tempo e foi aluna da Dra. Alda, se formando em 1997. 
 
?A Casa da Poesia recebeu, há algum tempo, parte do acervo da Dra. Alda Garcia, o que nos motivou em tomar esta iniciativa. É um espaço aconchegante, com uma sala e dois jardins para que o aluno sinta-se mais envolvido com a poesia. Existe ainda uma biblioteca, a maior parte, legado da professora Alda?, explica Nildes. 
 
Origem do Sarau
 
Do latim seranus, sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Bastante comum no século XIX, o evento consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando dança, poesia, leitura, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro, performances artísticas e literárias. 
 
Serviço
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho, em Campo Grande.
 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Universitária é encontrada morta no portão da casa em Chapadão do Sul

2
Aquidauana

Homem tenta matar a tiros o próprio padrasto no Distrito de Cipolândia

3
Policial

Homem descumpre ordem judicial e mata ex-mulher na frente dos filhos

4
Aquidauana

Chiquinho Agropet doa 6 filhotes em Aquidauana; saiba como conseguir

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,19m
Miranda
4,10m
Aquidauana
3,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Estou...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

Egle - Camiseteria e Souvenir do Pantanal

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 583 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 - 2246
Camping

Camping Baía - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1017/9986-0
Transportes

NORTON TRANSPORTE ESCOLAR, FRETAMENTO E TURISMO

Rua Estevão Alves Corrêa, 1561 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 7444 / 991
Ver Mais
508110794