06 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cultura

Fundação de Cultura realiza 25ª edição do Sarau Cultural

Evento conta com apresentações musicais, teatro e poesia. Entrada do público é franca

1 JUN 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
 A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima terça-feira (04), a partir das 19 horas, a 25ª edição do Sarau do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento reunirá, mais uma vez, artista de diferentes ramos que divulgam a rica identidade sul-mato-grossense. A participação é livre, e a entrada é franca. 
 
Durante duas horas, das 19h às 21 horas, intervenções de música, poesia, dança e teatro se espalham nas instalações do Centro Cultural, apresentando a produção de artistas locais e visitantes, com o intuito de mostrar e trocar experiências nas variadas artes. 
 
Além dos artistas convidados dessa edição (o músico Marcos Assunção, os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria e a participação dos alunos da Casa de Poesia Doutora Alda Garcia de Oliveira), o Sarau abre espaço também para intervenções do público. 
 
Marcos Assunção
 
Detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a cultura sul-mato-grossense unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo, na busca de novos horizontes para a música popular produzida no Brasil. Marcos também coordena o Projeto Violeiros do MS. 
 
O instrumentista iniciou em 1998 um intenso trabalho de pesquisa musical que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. 
 
Os alunos da Oficina Teatral de Criação e Montagem apresentarão a cena Dilemas Atuais, da peça ?Os Amadores?, inspirada na obra de Vinícius de Moraes, com estreia prevista para o mês de junho. "Os Amadores" é um exercício teatral criado a partir de poesias e músicas de Vinicius de Moraes e Ângela Ro Ro, falando de amor e suas várias formas. 
 
Casa da Poesia Dra. Alda Garcia de Oliveira
 
A homenageada foi médica e professora de Declamação em Campo Grande por mais de 50 anos, e faleceu em 2004. Introduziu no estado o "curso de declamação?. A casa da poesia leva o seu nome e tem por meta ensinar a declamação, ministrar oficinas, promover encontros e fazer saraus. Conta com a coordenação de Nildes Tristão Prieto, dentista, escritora e declamadora que tem paixão pela poesia desde muito tempo e foi aluna da Dra. Alda, se formando em 1997. 
 
?A Casa da Poesia recebeu, há algum tempo, parte do acervo da Dra. Alda Garcia, o que nos motivou em tomar esta iniciativa. É um espaço aconchegante, com uma sala e dois jardins para que o aluno sinta-se mais envolvido com a poesia. Existe ainda uma biblioteca, a maior parte, legado da professora Alda?, explica Nildes. 
 
Origem do Sarau
 
Do latim seranus, sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Bastante comum no século XIX, o evento consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando dança, poesia, leitura, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro, performances artísticas e literárias. 
 
Serviço
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho, em Campo Grande.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Luto: Familiares e amigos se despedem de Ênio do Carmo, funcionário dos Correios

2
Coronavírus

Aquidauanense morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Aquidauana

Dona de casa flagra sucuri ‘atravessando’ a rua em Aquidauana

4
Política

Casanova lança pré-candidatura 100% digital à prefeitura de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max39

São Paulo

min24 max39

São Paulo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"NÃO ME..."

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Vídeo Locadoras

Star Vídeo Locadora e Web Cyber

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Médicos

Jose de Arruda Fialho - Pediatra

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Ver Mais