Durante o lançamento do livro ?Vozes das Artes Plásticas?, realizado hoje (9), no auditório da Governadoria, o governador André Puccinelli destacou a importância dos artistas plásticos para o engrandecimento do cenário cultural em Mato Grosso do Sul.
O livro ?Vozes? é o retrato das personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense. Vozes das Artes Plásticas é o quarto livro da série publicada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que anteriormente contemplou a dança, o teatro e o artesanato. A obra contou com uma extensa rede de colaboradores tanto de Mato Grosso do Sul quanto de outros Estados, incluindo jornalistas, fotógrafos, acadêmicos, pesquisadores, artistas visuais, designers, entre outros.
?Esta é a quarta edição. Tivemos os livros Vozes da Dança, Vozes do Teatro, Vozes do Artesanato, agora Vozes das Artes Plásticas e na próxima, a quinta edição, Vozes dos Escritores. Temos que valorizar nossos artistas e escritores sul-mato-grossenses. Não deixamos a desejar a ninguém. Temos grandes artistas em nosso Estado de grande destaque nacional e mundial. Queremos perpetuar a nossa história cultural através dos livros, que são distribuídos em bibliotecas e escolas. Vocês (artistas) são o valor e a identidade da nossa cultura?, afirmou Puccinelli.
A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, entidades culturais, salas de leitura, setores governamentais do País ligados à cultura e embaixadas brasileiras no exterior.
Organizada pelo jornalista Fabio Pellegrini e pelo fotógrafo Daniel Reino, com design gráfico assinado pela artista visual Desirée Melo, a obra, registrada na Biblioteca Nacional, tem mais de 300 páginas com acabamento em capa dura e traz em seu conteúdo oito homenagens póstumas e 38 artistas contemporâneos que retratam a diversidade artística de nosso Estado.
Para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o livro Vozes das Artes Plásticas permite ao leitor conhecer artistas de referência que ajudaram a moldar nossa cultura. ?A publicação é fundamental para a divulgação de nossa arte e para o fortalecimento das manifestações culturais sul-mato-grossenses, buscando oferecer leituras críticas e sensíveis da produção artística, em diferentes momentos históricos, dos primórdios até o presente, sempre a partir de um cruzamento de dados de vida e obras. O trabalho de um artista plástico tem mais contundência que 300 mil livros?, destacou Calheiros.
Fábio Pellegrini destacou a importância do livro para a identidade cultural de Mato Grosso do Sul. ?Esta série de livros é de fundamental importância para a consolidação da identidade cultural do Estado. Com uma variedade imensa de coautores, nos textos variam desde materiais mais informativos e lineares, até outros mais criativos, configurando diferentes abordagens?, explicou Pellegrini.
Convidada para redigir o introito da obra, a crítica de arte Maria Adélia Menegazzo relata que ?o livro pretende dar uma visão da diversidade dessas vozes (artistas), em momentos diferentes, mas não tem um caráter enciclopédico. Também não tem a função de escrever uma história, apontar tendências ou projetar um futuro para nossas artes, embora nada o impeça de fazê-lo. O que se propõe, claramente, é dar voz ao manifesto?.
Relação de pessoas que receberam os livros
Homenagens Póstumas (familiares que receberão 10 livros)
1.Jorapimo (filha Simone)
2.Henrique Spengler
3.Vânia Pereira (sobrinho Ricardo Cavassa)
4.Ignez Corrêa da Costa (sobrinha Dr. Luiza Telú)
5.Lídia Baís (Adelaide Martins)
6.Paulo Rigotti (Carlos irmão)
7.José Carlos Índio (Sra. Máira viúva)
8. Wega Nery
Artistas contemplados (receberão 10 exemplares)
1.Adilson Schieffer
2.Ana Karla Zahran
3.Ana Ruas
4.Anelise Godoy
5.Aurea Katsuren
6.Blanche Torres
7.Buga
8.Carla de Cápua
9.Carlos Nunes
10.Cecílio Vera
11.Cello Lima
12.Cleir Avila
13.Dagô
14.Darwin Longo
15.Edson Castro
16.Evandro Prado
17.Genésio Fernandes
18.Humberto Espíndola
19.Ilton Silva
20.Irani Brun Bucker
21.Isaac de Oliveira
22.Isac Saraiva
23.Jonir Figueiredo
24.Lelo
25.Lúcia Barbosa
26.Lúcia Monte Serrat
27.Marlene Mourão
28.Masahiko Fujita
29.Miska Thomé
30.Monique Merlone
31.Neide Ono
32.Patricia Helney
33.Pedro Guilherme
34.Priscilla Pessoa
35.Rosane Bonamigo
36.Sônia Corrêa
37.Ton Barbosa
38.Zilá Soares