A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Cultura

Mostra Cinema Francês é atração do Projeto CineMIS em junho

Curadoria é de Thiago Andrade e do aquidauanense Essi Rafael. Exibições têm entrada franca

2 JUN 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza de 10 a 14 de junho, no MIS (Museu da Imagem e do Som), a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições, sempre a partir das 19 horas, têm entrada franca. 
 
Antecipando as comemorações do 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses (Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa), o CineMIS apresenta uma seleção de filmes que marcam o caráter heterogêneo da produção local. A curadoria é de Thiago Andrade e do aquidauanense Essi Rafael.
 
?A pluralidade do cinema francês é inegável. Portanto, optou-se por selecionar filmes que apontem para essa diversidade. A política, os relacionamentos e o mundo árabe compõem esse pequeno recorte, que se estende pelas últimas quatro décadas dessa cinematografia? afirma Thiago. 
 
Mesmo no caso do grego Costa-Gravas, que dirige o filme "Z", a relação com o cinema francês é explícita: os atores Louis Trintignant e Yves Montand, assim como o diretor de fotografia Raoul Coutard, são nomes fundamentais dessa cinematografia. 
 
Brasil e França têm ligações históricas importantes no campo das artes, como a Missão Artística Francesa e a influência da Nouvelle Vague para o Cinema Novo, movimento que marcou a produção nacional. 
 
?A Mostra Cinema Francês, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção francesa, atualiza estes laços entre Brasil e França e dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento", explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura. 
 
No último dia de exibição, 14 de junho, haverá um debate com o público e os curadores da Mostra, Essi Rafael e Thiago Andrade. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19 horas. Serão exibidos em idioma original, com legendas em português, os filmes "O Profeta", "Os Amantes de Pont-Neuf", "Persépolis", "Z" e "A História de Adèle H". 
 
Confira a programação 
 
10 de junho (segunda-feira)
 
O Profeta - Condenado a seis anos de prisão, Malik El Djebena (Tahar Rahim) é analfabeto. Está apenas com 19 anos e completamente só. O descendente de árabe é pressionado pelo líder de uma gangue que comanda a prisão e recebe algumas missões para cumprir. Com o passar do tempo, fica mais forte e ganha a confiança do líder, mas Malik é corajoso e aprende rápido, e secretamente bola os próprios planos.
 
Direção: Jacques Audiard. Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Hichem Yacoubi, Reda Kateb, Jean-Philippe Ricci. Drama, 155 min, 2009.
 
Prêmios: Melhor Filme em Língua Estrangeira do Bafta; Indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2010; Grande Prêmio do Júri e indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes.
 
 
11 de junho (terça-feira)
 
Os Amantes de Pont-Neuf - A ponte mais antiga de Paris, Pont-Neuf, serve de abrigo para muitos sem-teto. É lá que Alex (Denis Lavant) conhece Michele (Juliette Binoche). Ela é uma pintora de classe média que, fugindo de um relacionamento que não deu certo, decidiu viver nas ruas para pintar o máximo possível antes que fique cega em função de uma doença. Alex ganha alguns trocados fazendo perfomances circenses, mas é viciado em álcool e sedativos. Eles se tornam amigos e amantes e dividem as duras experiências cotidianas das ruas. O relacionamento entre os dois acaba se tornando uma dependência, e o medo de um perder o outro começa a se tornar massacrante.
 
Direção: Leos Carax; Elenco: Juliette Binoche, Denis Lavant, Marie Trintignant, Klaus-Michael Grüber, Daniel Buain, Marion Stalens, Chrichan Larsson. Drama, 125 min,199.
 
 
12 de junho (quarta-feira)
 
Persépolis - Marjane é uma jovem iraniana de oito anos que sonha em ser uma profetisa do futuro para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do Xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.
 
Direção: Marjane Satrapi e Vincent Parannaud; Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes Benites. Animação, 96 min, 2007
 
 
13 de junho (quinta-feira)
 
?Z? - Baseado em acontecimentos reais, o filme mostra a tomada do governo democrata na Grécia. Quando um político liberal (Yves Montand) é assassinado durante um evento relacionado à paz, figuras militares e da polícia tentam encobrir o crime.
 
Direção: Costa-Gravas; Elenco: Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant, Charles Denner. Drama, 127 min, 1969
 
 
14 de junho (sexta-feira)
 
A História de Adèle H. - Adèle Hugo, filha do escritor Victor Hugo, é abandonada pelo tenente Pinso, por quem estava perdidamente apaixonada. Em 1861 ele deixa o país para servir na base de Halifax, no Canadá, e já não se lembra mais de Adèle. Ela o atormenta a ponto de anunciar o casamento dos dois num jornal local, provocando o rompimento da união dele com a filha de um juiz. Doente, sem recursos, ela empreende uma perseguição implacável que resulta em sua própria loucura.
 
Direção: François Truffaut; Elenco: Isabelle Adjani, Bruce Robinson, Sylvia Marriot. Romance, 96 min. 1975.
 
 
Serviço
 
O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178 ou pelo e-mail: mis.de.ms@gmail.com.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 6 vagas de emprego nesta sexta-feira

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AFINAL, PARA QUE SERVE UM PÓS-D...

Ver Mais Colunas
498110475