06 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Literatura

Mulheres se reúnem em projeto de leitura para fortalecer o empoderamento feminino

Grupo foi convidado para participar da 2ª FLIM – Feira Literária de Maracaju

4 SET 2019 - 13h53min
Carol Alencar

Uma das autoras mais atuais que reflete bastante o encorajamento de mulheres e da causa feminista será destaque no 2º encontro do clube de leitura Empoderadas pela Leitura. Chimamanda Ngozi Adichie estará presente no evento através do fantástico livro “Para educar crianças feministas: Um manifesto”. O encontro acontece neste sábado (7), na rua Índio Neco, esquina com a rua Projetada 7, em Anastácio.

O que começou com um grupo pequeno de quatro amigas, que compartilharam no primeiro encontro poesias e experiências literárias, começou a ter um número significativo de participantes, se tornando um movimento literário feito por mulheres, só para mulheres.

Idealizado pela professora Flavia Rohdt e conta com apoio de Katiucia Cristaldo, Daiane Crispim e Tisa de Oliveira, também professoras, o movimento tem ganhado força na cidade.

“O clube é um espaço onde as mulheres podem ser ouvidas e têm lugar de fala garantido. Entre mulheres a gente se sente mais à vontade, mais forte. Conseguimos ser ouvidas e temos tranquilidade para falar e trocar ideias com mais fluidez”, explica a professora Daiane.

O clube além de servir como instrumento de incentivo à leitura, é também uma forma de conhecer as perspectivas e olhares de outras mulheres sobre diversos assuntos. Um modo de relacionar-se com pessoas que não fazem parte do convívio diário das leitoras.

“Além de interessante é significativo termos contato com diferentes tipos de mulheres, conhecidas ou não, de religiões diferentes, posicionamentos religiosos e políticos diferentes, orientações sexuais. Mulheres casadas, solteiras, aposentadas, com filhos, sem filhos. Todas reunidas, debatendo um livro e trocando ideias”, ressalta Flavia.

Com encontros mensais, que ocorrerão sempre no primeiro sábado de cada mês, entre as 16h  - 17h, o grupo pretende ler e discutir  diversos gêneros, de autoras e autores nacionais e estrangeiros. 

Há também a preocupação de que a obra do mês seja acessível, não só em termos financeiros, mas que as participantes possam ler o livro em tempo hábil e que consigam acessá-lo de diversas formas: livraria, sebos e sites.

O clube recebeu o convite para fazer parte de uma roda de conversa durante a programação da 2ª FLIM – Feira Literária de Maracaju , que acontecerá nos dias 26 e 27 desse mês na Praça Central do município.

As mulheres interessadas em participar do grupo podem entrar em contato com as idealizadoras pelo e-mail: empoderadaspelaleitura@gmail.com ou através dos telefones (67) 99178-1004, (67) 99815-9571 e (67)99984-9475.

As professoras reunidas para o grupo de leitura.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Luto: Familiares e amigos se despedem de Ênio do Carmo, funcionário dos Correios

2
Coronavírus

Aquidauanense morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Aquidauana

Dona de casa flagra sucuri ‘atravessando’ a rua em Aquidauana

4
Política

Casanova lança pré-candidatura 100% digital à prefeitura de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max39

São Paulo

min24 max39

São Paulo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"NÃO ME..."

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Médicos

Essi Manoel Legal - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2558
Ver Mais