A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cultura

Museu de Arte Contemporânea da FCMS abre 3ª Temporada de Exposições 2013

10 AGO 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) abre na próxima terça-feira (13), às 19h30, no Marco (Museu de Arte Contemporânea), a 3ª Temporada de Exposições com quatro mostras: Pinóquio ? 64 originais, de Alex Cerveny; Conexão Dual - Diálogos Gravados, de Arlete Santarosa e Lana Lanna; Admirável Mundo Novo, de Lula Ricardi; e Estruturas Urbanas, de William Menkes.
 
Pinóquio, do artista plástico paulista Alex Cerveny, é uma mostra inédita premiada na 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte/Minc) composta por 64 gravuras em clichê verre. O uso desta técnica foi escolhido pela contemporaneidade e se relaciona com o livro Aventuras de Pinóquio - História de um boneco, escrito por Carlo Collodi em 1883.
 
O clichê verre foi um método inventado no final do século XIX e consiste na versão desenvolvida por Alex em chamuscar uma placa de vidro com uma vela, tornando-a opaca como uma película de fuligem e, em seguida, é feito o desenho sobre esta superfície com uma agulha ou objeto pontiagudo. O resultado é um negativo do qual será feito um contato fotográfico para, finalmente, ser impresso. As matrizes de vidro e fuligem foram produzidas pelo artista para o referido livro da Editora Cosac Naify.
 
O artista ainda realizará uma oficina gratuita para crianças e adolescentes na quarta-feira (14), das 14 às 17 horas. Nela, os participantes poderão vivenciar técnicas de projeção inspiradas em Pinóquio e baseadas em técnicas utilizadas por um dos maiores animadores da história do cinema mundial: Lotte Reiniger.
 
Conexão Dual
 
Diálogos Gravados, gravuras das artistas gaúchas Arlete Santarosa e Lana Lanna, é uma homenagem do Marco à artista Lana Lanna, falecida em 2011. A mostra, que participou da 4ª Temporada de Exposição de 2008, foi doada pela família da artista e sua parceira de trabalho Arlete Santarosa para o Museu.
 
A exposição une a técnica de xilogravura de Arlete e de metal de Lana, estabelece conexões gráficas entre seus percursos criadores e apresenta o modo particular de cada uma se relacionar com a vida e com a arte. Como ponto de partida para o diálogo, foram usadas gravuras que, trocadas entre as duas, serviram como referência para leitura e interpretação na sequência de uma nova imagem, sempre respeitando a individualidade de cada uma.
 
Admirável Mundo Novo, com fotografias e instalações do designer, fotógrafo, artista gráfico e arquiteto Lula Ricardi, é uma narrativa inspirada na obra do escritor Aldous Huxley ?Admirável Mundo Novo?, que conta uma fábula futurista e desumanizada cada vez mais parecida com os dias atuais em um mundo despreocupado com o equilíbrio e o pensamento humanista, que estabelece o consumo e a massificação como condição existencial. Lula faz uma narrativa a ser apresentada a partir dessa lógica, abstraindo a massificação simbolicamente por meio de cenas da existência através da imagem fotográfica.
 
Estruturas Urbanas, gravuras de William Menkes, é a investigação de estruturas da cidade de Campo Grande feitas de ferro. Fotografadas e recortadas pelo artista, as peças deram vida às gravuras em metal por meio de linhas minuciosas que estabelecem a relação entre espaço e profundidade, expandindo o desenho.
 
Serviço
 
A 3ª Temporada estará aberta à visitação de terça a sexta, das 12 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. A mostra fica aberta ao público até 13 de outubro.

Para mais informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte educadoras do Programa Educativo, o contato deve ser feito pelo telefone (67) 3326-7449. O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Poucos dias após ganhar festa drive thru, Dona Edna falece em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauana tem três novos casos de coronavírus nesta quinta-feira

3
Aquidauana

Sucesso na fronteira, Baddi chega à Aquidauana com as melhores pizzas e esfihas

4
Policial

Acidente entre carro e caminhão deixa três pessoas mortas em MS

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min13 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"-VOCÊ SE DÓI"

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Ver Mais