A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Cultura

Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues realiza concerto na Quarta Erudita

Projeto Quarta Erudita já tem mais de quatro anos de existência. Evento tem entrada franca.

1 SET 2013 - 10h30min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) apresenta na próxima quarta-feira (04), às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma edição do projeto Quarta Erudita, com o concerto da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues. O evento tem entrada franca, classificação livre e duração aproximada de 60 minutos. 
 
Criada em 1982, a Fundação Barbosa Rodrigues, instituição sem fins lucrativos com sede em Campo Grande, nasceu com o compromisso de gerar oportunidades, ensinar o valor da vida, da cultura e da história. Nestes 31 anos desenvolveu inúmeros projetos que despertaram o poder da transformação em milhares de crianças, jovens e adultos. A música é uma vocação inicial da instituição. Seus fundadores, José Barbosa Rodrigues e Henedina Hugo Rodrigues, acreditavam no seu poder transformador. 
 
A Orquestra Jovem é uma continuidade deste sonho. Criada em abril de 2005 para atender alunos do ensino fundamental da rede pública, mostrou nesses oito anos de trajetória que a inclusão social através da música não só é possível, como também é das mais eficientes. A Orquestra saiu de um projeto educacional e, atualmente, faz um trabalho artístico consolidado. Os músicos relacionam no currículo várias apresentações locais, em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, outros estados e países. 
 
Em setembro de 2011 deu início a uma nova etapa em sua existência, levando ao grande público a riqueza do repertório da música instrumental. Mais uma vez a Orquestra Jovem saiu na frente, gravando o primeiro registro em DVD em Mato Grosso do Sul de trabalho de música instrumental e orquestral, fruto de patrocínio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) do governo do Estado. 
 
Em 2012, a Fundação Barbosa Rodrigues, com patrocínio do FIC, criou o projeto ?Itinerância do DVD da Orquestra Jovem?, que propõe divulgar o álbum gravado realizando concertos em principais eventos dos municípios de Mato Grosso do Sul. 
 
O DVD da Orquestra Jovem é o resultado de crianças e jovens que utilizam a arte e a cultura em suas mais variadas linguagens e expressões nos processos de formação para a cidadania e para a vida. A iniciativa de gravá-lo foi um dos desdobramentos do projeto. 
 
?Cada vez que uma criança entra na Fundação, é impossível resistir à comparação. Pouco a pouco, a vemos descobrir os seus potenciais, adquirir mais e mais confiança, enxergar novos horizontes. São como lagartas que tecem seu casulo e saem de lá transformadas em borboletas. Esse é nosso maior orgulho, o que nos impulsiona a continuar trabalhando a cada nova manhã. O que nos faz sonhar em ter cada vez mais casulos a abrir, mais borboletas a libertar?, afirma Maria Verônica Sáfadi Nogueira, presidente da instituição.

Sobre o projeto Quarta Erudita
 
O projeto Quarta Erudita começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações e incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais. 
 
Serviço
 
A entrada é franca, e os ingressos são limitados, disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 19 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3321-3030 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho, em Campo Grande.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Anastácio

Mãe e motorista, moradora de Anastácio conquista respeito do Brasil

4
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

ME CONHECE COMO NINGUÉM

Valdemir Gomes

Hoje...

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Ver Mais Colunas
498110541