A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Cultura

Ponta Porã receberá próximo lançamento do livro ‘Prosa de Criança’

A proximidade com a cidade de Pedro Juan Caballero influenciou alguns dos contos apresentados pelos estudantes durante a oficina de contação de histórias

25 FEV 2019 - 11h01min
Redação com Assessoria

A entrega dos livros produzidos durante as oficinas de contação de histórias do projeto Prosa de Criança começou em Três Lagoas e foi marcada pela satisfação dos aprendizes escritores, estudantes na Escola do Sesc, que puderam apreciar os desenhos elaborados a partir das histórias orais que aprenderam com seus familiares.

Na avaliação dos pais e docentes, o processo de aprendizado oferecido nas oficinas será importante na formação educacional e cultural dos estudantes, pois, estimula a percepção de como é prazeroso ouvir e contar histórias, inventá-las, escrevê-las e a compreensão de que as narrativas falam do lugar onde se vive, das pessoas e costumes que estão próximos, ou seja da identidade cultural da região aonde nasceram e vivem.

Com a ‘mala’ cheia de livros, o próximo destino da equipe será o município de Ponta Porã, na unidade do Sesc, no dia 9 de março. No total, 150 crianças do ensino fundamental foram atendidas em cinco municípios, com a iniciativa que tem objetivo de promover a pesquisa e difusão das manifestações orais dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Narrativas fronteiriças – A proximidade com a cidade de Pedro Juan Caballero influenciou alguns dos contos apresentados pelos estudantes durante a oficina de contação de histórias. As cidades-gêmeas se caracterizam pela fusão da cultura dos dois países, Brasil e Paraguai e são refletidas na música, dança, comida e literatura oral e escrita.

Um exemplo é a história escolhida para compor o livro ‘Prosa de Criança’, a qual se passa em uma lagoa localizada em uma aldeia, na divisa de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. “A Lagoa Maldita” conta a história de um espírito atormentado que afugentava as pessoas que se aproximavam para tomar água.

Mais duas histórias apresentadas pelos participantes das oficinas foram ‘O marido assombrador’ e ‘A lenda das três figueiras’. Em cada relato percebe-se a riqueza cultural do município que exalta os acontecimentos ocorridos na fronteira das duas cidades, momentos históricos da formação populacional da região, a guerra do Paraguai e a religiosidade presente, na forma da fé cristã.

Sobre o Prosa de Criança – a iniciativa é uma das etapas de trabalho do grupo de pesquisa Prosa e Segredo, que desde 2010 desenvolve ações de fortalecimento do patrimônio cultural imaterial e cultural da infância, com foco nos estudos de contação de histórias. A realização do projeto Prosa de Criança foi possível em razão da aprovação no edital de Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).

Serviço – O lançamento do livro Prosa de Criança acontecerá no dia 9 de março, às 15h, na Escola do Sesc em Ponta Porã. O endereço é rua 7 de setembro, 828. Telefone para informações: (67)3431-8877.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Morre em Aquidauana DJ Leonardo Artiga dos Reis, filho da professora Vera

2
Aquidauana

Homem joga copo no rosto da namorada, dá socos, chutes e tenta enforcá-la em Aquidauana

3
Policial

Caixa é presa por registrar carne como bala e embolsar o dinheiro

4
Policial

Mulher é presa na cracolândia de Miranda após furtar celular e R$ 400 de homem

Vídeos

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,96m
Miranda
5,17
Paraguai
5,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Quer queira ou não, a Educação ensina....

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Conveniência

Conveniência do Alemão

Rua Estevão Alves Corrêa, 1920 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-9608 / 9632-141
Médicos

Alex Leite Melo - Psiquiatra

Rua Getulio Vargas, 153 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4160
Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Ver Mais
508110700