X
Cultura

Roda Acadêmica com obras dos imortais da literatura de MS acontece dia 11

Academia sul-mato-grossense de Letras homenageia Paulo Machado / Divulgação/ASL

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras - ASL - realiza no dia 11 de setembro a sua primeira Roda Acadêmica - encontro voltado à contextualização e leitura de obras e autores que figuram com destaque na literatura e cultura regional.

Para a edição inaugural o escolhido é o acadêmico Paulo Coelho Machado, nascido em 1917 e autor de livros que evidenciam o crescimento da cidade, como “A Rua Velha”, alusivo à Rua 26 de Agosto, onde instalaram-se os primeiros comércios e a igreja.

“Nossa Roda-Acadêmica terá o formato de leituras e conversas abordando um autor específico da ASL e todos são bem-vindos. Como em um clube de leitura, o encontro será aberto aos amantes das belas artes, com análise de obras emblemáticas, escritas por acadêmicos que nos antecederam.”, explica o presidente da ASL, escritor Henrique Alberto de Medeiros Filho, junto à Comissão Organizadora, composta pelos acadêmicos Marisa Serrano, Samuel de Medeiros e Oswaldo Barbosa Almeida.

Eles ressaltam que o evento será marcado pela interatividade do público, num bate-papo sobre grandes momentos da literatura sul-mato-grossense, conduzidos nesta primeira edição pelos acadêmicos Marisa Serrano, Renato Toniasso e Samuel de Medeiros.

“Para nós, da Academia, nada mais justo que iniciar este projeto cultural homenageando um dos primeiros autores a registrar as memórias desse lugar, nos relatos de seus livros”, avalia Marisa Serrano, referindo-se aos relatos de Paulo Coelho, imortalizado na cadeira 21 da ASL.

Antes de falecer, em 1999, Paulo Coelho dizia que a história de um local pode ser contada através das suas ruas e da sua gente. Foi o que buscou em “A Rua Barão” (1991), “A Rua Principal” (1991), “A Rua Alegre” e “A Grande Avenida” (2000). Ao final, essa paixão pelas ruas foi eternizada com seu nome estampado nas placas da antiga Avenida Furnas, que hoje chama-se Rua Dr Paulo Machado. Entre suas histórias, contava com humor a origem dos nomes dos córregos Prosa e Segredo, ligada às fofocas em suas margens.

Nascido em São Paulo, tinha orgulho em dizer que era um “campo-grandense de coração”, tendo se tornado um dos maiores cronistas da capital sul-mato-grossense. Também é autor de “A Parceria Pecuária” (1972), “A Criminalidade em Mato Grosso” e “Processo e Julgamento de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1954). Machado também era pecuarista, historiador, jornalista, advogado e professor de Direito. Foi vereador de Campo Grande por dois mandatos, secretário de Agricultura de Mato Grosso e presidente da Acrissul.

Conforme Samuel de Medeiros, a Roda Acadêmica entrou no calendário oficial da ASL e será realizado sempre na segunda quarta-feira do mês (exceto de dezembro a fevereiro).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Serviços

Judiciário de MS não terá expediente nos dias 28 e 29 de março

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como mandados de segurança, habeas corpus, por exemplo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo