A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Janeiro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Cultura

Som da Concha homenageia cultura nordestina com Forró Zen e Zabumba Morena

Apresentações serão realizadas neste domingo, no Parque das Nações Indígenas

28 JUL 2013 - 09h00min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) leva ao palco da Concha Acústica Helena Meirelles, neste domingo (28), uma homenagem à música nordestina com as bandas sul-mato-grossenses Zabumba Morena e Forró Zen. As apresentações começam às 18 horas, no Parque das Nações Indígenas. A entrada, como sempre, é franca.
 
O grupo Zabumba Morena traz ao palco do Som da Concha o autêntico forró pé-de-serra. O grupo teve início em 2012 pelas mãos do multi-instrumentista Maicon Oliveiras, natural de Lauro de Freitas, na Bahia. Cantor e compositor, Maicon possui influência do cenário nordestino e da MPB.
 
Marcos Oliveira dos Santos, acordeonista com influência nordestina de músicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, entrou na ?Zabumba? logo em seguida. Ambos já tiveram o privilégio de dividir o palco com grandes nomes como Elba Ramalho, Trio Nordestino e Trio Virgulino, e foram premiados em festivais nacionais e regionais.
 
Há alguns anos morando em Campo Grande, Maicon Oliveiras conheceu Chicão Castro, músico reconhecido em todo o Estado pela sua versatilidade e talento na percussão, qualidades que renderam um convite para participar do grupo.
 
Forró Zen
 
Com o intuito de fazer um som dançante, extrovertido, alegre e genuinamente brasileiro, surgiu em 2006 a banda Forró Zen. O grupo apresenta no repertório muito forró pé-de-serra, xote, universitário, baião, arrasta-pé, frevo e maracatu, ritmos característicos da cultura nordestina. Tudo isso com um toque regional.
 
O grupo apresenta muitas influências dos mais variados ritmos e compositores, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Nordestino, Fagner, Flávio José, Santana, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.
 
O Forró Zen também apresentará na Concha Acústica Helena Meirelles seu primeiro CD com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A concretização desse trabalho está representada por músicas autorais como Ó Xenty my Love, Me Engana, O Gato se Escondeu no Fole e Forró da Nega.
 
Atualmente, o grupo é composto por Zé Bruno (voz e violão), Ricardo Ramalho (baixo), Marcelo Santos (saxofone e flauta), Wilson Jr (percussão), Caio Cesar (teclado), Erick Artioli (bateria) e Renan Nonato (sanfona).
 
Som da Concha
 
O projeto conta com o apoio da Fundação Manoel de Barros, TV Brasil Pantanal e 104 FM Rádio MS, e prevê apresentações de shows musicais em domingos alternados.
 
A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, 6000, Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2031.
Grupo Zabumba Morena traz ao palco do Som da Concha o forró pé-de-serra
Grupo Zabumba Morena traz ao palco do Som da Concha o forró pé-de-serra / Divulgação
Grupo Zabumba Morena traz ao palco do Som da Concha o forró pé-de-serraBanda Forró Zen vai apresentar seu primeiro CD (Foto: Divulgação)

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Amigo de todos, Manoel Alves da Cunha foi vítima de infarto na Capital

2
Policial

Mulheres são vítimas de estelionato em Aquidauana e Anastácio

3
Aquidauana

Chuva frequente transforma casas em verdadeiras lagoas na Vila 40 e São José

4
Anastácio

Prefeitura de Anastácio e parceiros oferecem cursos de qualificação profissional

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,18m
Miranda
7,00m
Paraguai
2,96m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: CHEGADAS & PARTIDAS (OU PERDIDOS...

Robinson L Araujo

DIFICULDADES SE LEVANTAM PARA SEREM VENCIDAS

Pedro Puttini Mendes

Agenda Ambiental de 2017 e o que espera o agronegócio ...

Ver Mais Colunas
498110647