A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de Junho de 2017
Anuncie Aqui
8463

Dia do Filatelista é comemorado no Brasil

5 MAR 2012 - 09h30min
redação / Aníbal Placêncio
Em 2011, os Correios venderam mais de R$ 300 milhões em selos, cartões postais e outros produtos relacionados à filatelia. Com esses números, a empresa comemora, nesta segunda-feira (05), o Dia do Filatelista. O Brasil foi o primeiro país das Américas e o segundo do mundo a utilizar selos como comprovante de franqueamento postal ? uma revolução, já que antes quem pagava pela postagem era o destinatário.
 
Além disso, os Correios também se destacam na filatelia por terem sido os primeiros a emitir selos em papel reciclado e com legenda em braile. O Brasil ainda foi o segundo país do mundo a lançar selos com imagem holográfica e com aroma.
 
A novidade do Dia do Filatelista deste ano foi a reabertura do Museu Nacional dos Correios em Brasília, em janeiro, com as exposições ?Natureza em Selos? e ?Mestres da Gravura?. Em 2012, o País sediará a Lubrapex (Exposição Filatélica Luso-Brasileira) e, em 2013, os Correios realizarão, em parceria com a Federação Internacional de Filatelia, a Exposição Filatélica Mundial ? Brasiliana, no Rio de Janeiro.
 
Em todo o mundo, os selos geram receita anual de 27,7 bilhões de dólares aos operadores postais, segundo dados da UPU (União Postal Universal). O valor chega a 50 bilhões de dólares se forem incluídos os negociantes e leilões. Diferentemente do que muitos previam, a difusão da internet e do comércio virtual aumentou o volume de encomendas e mensagens, além de ter criado novos canais para a filatelia. Só no Brasil, são 35 milhões de entregas diárias, entre mensagens e encomendas.

Veja também

Mais Lidas

Vídeos

Sepultamento de Sophia Rondon

Uno estoura pneu e capota com cinco pessoas a caminho do INSS

Veículo pega fogo no Centro de Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
3,99m
Paraguai
4,75m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

2018: Internet versus currais eleitorais

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: REVIRAVOLTAS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

DIA 10 DE JUNHO...DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ver Mais Colunas
481710683