A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de Março de 2017
Anuncie Aqui
8214

Dia do Filatelista é comemorado no Brasil

5 MAR 2012 - 09h30min
redação / Aníbal Placêncio
Em 2011, os Correios venderam mais de R$ 300 milhões em selos, cartões postais e outros produtos relacionados à filatelia. Com esses números, a empresa comemora, nesta segunda-feira (05), o Dia do Filatelista. O Brasil foi o primeiro país das Américas e o segundo do mundo a utilizar selos como comprovante de franqueamento postal ? uma revolução, já que antes quem pagava pela postagem era o destinatário.
 
Além disso, os Correios também se destacam na filatelia por terem sido os primeiros a emitir selos em papel reciclado e com legenda em braile. O Brasil ainda foi o segundo país do mundo a lançar selos com imagem holográfica e com aroma.
 
A novidade do Dia do Filatelista deste ano foi a reabertura do Museu Nacional dos Correios em Brasília, em janeiro, com as exposições ?Natureza em Selos? e ?Mestres da Gravura?. Em 2012, o País sediará a Lubrapex (Exposição Filatélica Luso-Brasileira) e, em 2013, os Correios realizarão, em parceria com a Federação Internacional de Filatelia, a Exposição Filatélica Mundial ? Brasiliana, no Rio de Janeiro.
 
Em todo o mundo, os selos geram receita anual de 27,7 bilhões de dólares aos operadores postais, segundo dados da UPU (União Postal Universal). O valor chega a 50 bilhões de dólares se forem incluídos os negociantes e leilões. Diferentemente do que muitos previam, a difusão da internet e do comércio virtual aumentou o volume de encomendas e mensagens, além de ter criado novos canais para a filatelia. Só no Brasil, são 35 milhões de entregas diárias, entre mensagens e encomendas.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mulher descobre traição, marca encontro com amante do marido e é agredida

2
Policial

Jovem tem o celular furtado depois de parar no semáforo em Anastácio

3
Policial

'Tarado gemedor' troca de carro e ataca de novo

4
Policial

PM prende ladrões que furtavam casas e lojas em Aquidauana e Anastácio

Vídeos

Criança ainda está desaparecida nas águas do Aquidauana

Incêndio em residência em Anastácio

Lançamento de Obras em Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,46m
Miranda
2,38m
Paraguai
2,30m
Rio Cuiabá
3,72m
Rio Taquari
4,10m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

PMDB-PSDB, mais afinidades do que diferenças

Raquel Anderson

Embalando o presente

Rosildo Barcellos

Cromossomos Felizes

Ver Mais Colunas
472810575