A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
03 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Coronavírus

Dois Irmãos do Buriti confirma o primeiro caso de Covid-19

Em coletiva, o Prefeito informou que o Comitê de Saúde irá decidir as próximas medidas de segurança

9 JUL 2020 - 12h07min
Kamila Alcântara e Rhobson Lima

A prefeitura de Dois Irmãos do Buriti acaba de confirmar, na manhã desta quinta-feira (9), o primeiro caso positivo de Covid-19 na cidade. Trata-se de um homem de 40 anos, que na última semana esteve em Campo Grande e manteve contato com uma pessoa contaminada, mas que descobriu dias depois.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o homem foi à Capital na segunda-feira (22) e permaneceu até a quinta-feira (25). Na última sexta-feira (3) ele apresentou sintomas e logo procurou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Campo Grande.

O paciente foi encaminhado para o Hospital Regional, onde ficou internado até este domingo, retornando para o isolamento domiciliar na fazenda em que mora em Dois Irmãos do Buriti. O resultado positivo para Covid-19 saiu ontem (8).

“Sabemos que cedo ou tarde chegaria, pois o vírus está circulando em todos os lugares. Esse caso é bem controlado, conhecemos o paciente, os contatos e possível fonte de contaminação. Mas não nos deixa tranquilos com relação ao vírus no município”, explica Bethânia Alves, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde.

Bethânia destaca ainda que a maior preocupação agora é com os locais de aglomerações, como filas nos mercados, lotéricas e comércios em geral. “Todos os locais com grande fluxo de pessoas nos preocupa, pois nesses locais podem ter pessoas com o vírus, mas que não apresentam sintomas. O mais importante, no momento, é a prevenção. Evitar sair se não for necessário, uso de máscaras e manter a higienização das mãos”, pontou a coordenadora.

Coordenadora de Vigilância em Saúde Bethânia Alves, prefeito Edilson Manguinha e secretário de Saúde, Márcio Moreira em coletiva com a imprensa. (Foto: Rhobson Lima).

O secretário Municipal de Saúde, Márcio Moreira, garantiu que todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dos servidores da área de saúde estão disponíveis. “Vamos continuar obedecendo aos protocolos de segurança. Os profissionais estão bem preparados, pois estamos conversando e treinando eles desde fevereiro, quando a pandemia ainda nem tinha chegado ao Brasil”, defende.

Já o prefeito Edilson Manguinha (PSDB) explica que o Comitê de Saúde estará se reunindo para que juntos elaborem um plano para contenção e maior segurança da população. Como ficará o funcionamente dos comércios e das barreiras sanitárias serão tratadas nessa conversa. 

“Mesmo com todo o empenho e esforço, 112 dias trabalho, infelizmente teve caso positivo de uma pessoa da fazenda. Isso foi mais um alerta para que a nossa equipe se empenhe ainda mais. Tenho certeza que a situação vai se tranquilizar, a população vai entender que estamos fazendo nossa parte e vão colaborar também”, concluiu Edilson. 

Portal

A população pode acompanhar a situação do Coronavírus em Dois Irmãos do Buriti pelo portal disponibilizado pela Prefeitura (clicando aqui). Para quem está com suspeitas, ligue para o telefone (67) 99969-6793. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vândalos cortam cerca de fazenda para passar por bloqueio no acesso a Piraputanga

2
Coronavírus

Aquidauana tem mais 19 casos ativos e confirma nova morte por coronavírus

3
Aquidauana

Empresário é multado em R$ 5 mil por degradar margem do rio Aquidauana em chácara

4
Aquidauana

Indígenas representam 84% das mortes provocadas pelo coronavírus em Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max35

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min18 max35

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EU SOU"

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Polícia Militar Ambiental - 4º PelPMA

Rua Candido Mariano, 420 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3675/3241-
Moto Táxi

Moto Táxi Central

Rua Teodoro Rondon, 715 Centro - Ponto de referência: frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2075
Pousadas

Sítio Ana Paula

BR 262 Km 487, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3241-2591
Ver Mais