A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463
Economia

Confiança do consumidor cresce pelo segundo mês seguido

Pesquisa da CNI mostra que houve crescimento de 0,8% frente a julho e alta de 3,1% na comparação com agosto do ano passado

28 AGO 2016 - 18h00min
Governo Federal
Diante de um cenário melhor para o custo de vida e do maior otimismo com a própria renda, a confiança do consumidor voltou a crescer em agosto. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve um avanço de 0,8% frente a julho e de 3,1% comparado a agosto de 2015.

Com esse resultado, o Índice Nacional de Expectativas do Consumidor chegou aos 102 pontos e está mais próximo da sua média histórica, os 108,9 pontos. Semelhante a um termômetro, quanto mais esse indicador sobe, maior é a confiança do consumidor.

Para chegar ao resultado final, o indicador leva em consideração seis parâmetros. Neste mês, cinco apresentaram desempenho favorável. Na prática, a pesquisa mostra que o brasileiro está mais otimista com o cenário econômico e com a perspectiva em relação ao futuro.

A confiança de que a inflação irá diminuir registrou a melhora mais expressiva entre os parâmetros do indicador, avançou 2,69%. A expectativa em relação à renda pessoal também apresentou desempenho positivo, com alta de 2,48%.

Mercado de trabalho mais favorável

O brasileiro também está mais confiante na queda do desemprego e na capacidade do País de gerar novos postos de trabalho e renda. Houve um avanço de 1,42% no parâmetro que avalia como o consumidor vê o mercado de trabalho.

Na lista dos resultados positivos, o brasileiro também se mostrou mais confortável com a situação financeira atual e com o seu nível de endividamento ? o primeiro registrou melhora de 1,15%, e o segundo, de 0,11%.

A CNI informou ainda que a pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência entre 11 e 15 de agosto. No período, foram feitas 2002 entrevistas em 142 municípios.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morador flagra ladrão dentro da garagem de casa

2
Geral

Três pessoas ficam feridas depois de carro sair da pista na rodovia BR-262

3
Geral

Rua cheia de buracos é alvo de protestos de moradores depois da volta da chuva

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece uma vaga de emprego

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710470