A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
No CREA-MS

Governo destaca ações para fomentar uso de fontes energia renovável

O secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, apresentou a palestra “Mato Grosso do Sul e as fontes de energia renovável”

21 JUN 2019 - 14h33min
Redação com Assessoria

As ações do Governo do Estado para fomentar a utilização de boas práticas e sustentabilidade na produção de energia foram destaque na 9ª edição do DEMI-MS: Desafios e Oportunidades das Engenharias no Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com o tema “Energias renováveis”.

O secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, apresentou a palestra “Mato Grosso do Sul e as fontes de energia renovável” no evento. “A gestão de recursos naturais é considerada um instrumento central de promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento social, ambiental e econômico e faz parte do mapa estratégico do Estado. Nesse sentido, o fomento ao uso de fontes de energias renováveis é fundamental”, ressaltou Ricardo Senna, na palestra.

Na palestra foi apontada a importância da cogeração de bioeletricidade em Mato Grosso do Sul. Das 19 unidades em operação no Estado, 12 fazem a cogeração de energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana. Somente em 2018, foram exportados 2.586 GWh para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A biomassa produzida pelo setor sucroenergético corresponde a 59% da capacidade total de geração de energia em Mato Grosso do Sul. Já a biomassa de base florestal equivale a 31% da capacidade total de geração a partir dessa fonte no Estado. Esses números já posicionam MS em 3º lugar no ranking nacional de energia de biomassa com 10,1% da capacidade total do Brasil”, comentou Ricardo Senna.

Também foram destacadas as mudanças nas regras do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para o financiamento de aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas para a micro e mini geração de energia elétrica. O Banco do Brasil tem à disposição R$ 100 milhões nessa linha de financiamento, que começa a ser oferecida ao público a partir de 1º de setembro.

Também participaram do evento o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. Edson Delgado e o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Marco Aurelio Candia Braga. “Queremos estimular a criação de um fórum de discussão e desenvolvimento das energias renováveis em Mato Grosso do Sul, um estado com suas particularidades e riquezas ambientais e que precisa que os profissionais da Engenharia participem ativamente do processo de implantação dessas fontes de energia”, comentou Marco Aurelio.

O XI DEMI-MS é realizado pela Abemec-MS) e Fenemi; com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua); e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sindratar-SP.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Em Anastácio, PMA prende mecânico com 14kg de pintado e rede de pesca proibida

2
Entretenimento

Lucimar Lescano vai procurar no Mercadão lembrança típica de MS para entregar à Renata e ao Bonner

3
Geral

Após três dias, buscas por peão desaparecido em fazenda são encerradas

4
Charges

LUTO

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,76m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,62m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AINDA SOBRE SER PROFESSOR

Raquel Anderson

Porque é domingo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pax

Pax Universal - Serviços Póstumos Ltda.

Rua XV de Agosto, 412 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4088 / 324
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Estevão - Centro de Saúde João André Madsen

R. Estevão Alves Correa, 2834 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2051
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Ver Mais
508110642