A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8494
Economia

IBGE inicia em outubro amplo levantamento das atividades rurais de MS

Levantamento atualizará informações diversas, como número de domicílios rurais, tipos de atividade, custos de produção e identificação de estradas

7 AGO 2017 - 14h52min
Redação

Amplo diagnóstico das atividades rurais será realizado a partir de outubro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso do Sul. Os resultados, que serão levantados durante cinco meses, irão compor o Censo Nacional Agro 2017.

O Censo tem início no dia 1º de outubro e será realizado por 27 mil profissionais em todo o país. O levantamento atualizará informações diversas, como número de domicílios rurais, tipos de atividade, custos de produção e identificação de estradas utilizadas para escoamento da produção, entre outros dados.

Na avaliação do superintendente da unidade regional do IBGE, Mário Alexandre Frazeto, a pesquisa será fundamental para identificar mudanças no complexo agropecuário. Ele usou como exemplo Campo Grande. “Desde o último censo, a área rural do município aumentou de 720 mil para 780 mil hectares. Com treinamento e tecnologia utilizada pelo Instituto poderemos estabelecer as peculiaridades de cada região”, detalha.

Para efetivar as ações do censo, foram criadas comissões municipais, para reforçar a importância do censo para os produtores rurais, informar sobre como e quando será feito o trabalho de campo e solicitar o apoio dos grupos na divulgação da pesquisa que tem caráter nacional.

Durante o processo de desenvolvimento do censo serão realizadas reuniões para a escolha dos representantes das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE). Em Aquidauana, o encontro está marcado para a quarta-feira (9), a partir das 9h30, na Câmara Municipal, que fica na Praça Nossa Senhora Conceição, 85 – no Centro de Aquidauana.  

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Dois idosos morrem neste domingo em casa e fazenda de Aquidauana

2
Anastácio

Morador de rua é encontrado morto em Anastácio

3
Policial

Jovem é detido após se recusar a pagar conta de bar e quebrar garrafas

4
Aquidauana

Fazendeiro de Aquidauana está na 'nova lista suja do trabalho escravo'

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,69m
Miranda
3,67m
Paraguai
2,12m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR

Valdemir Gomes

Ser...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“NATUREZA TRANSFORMANDO PESSOAS”

Ver Mais Colunas
498110611