A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Economia

Indústria de MS mantém otimismo para o próximo semestre, aponta Radar da Fiems

Melhores índices foram apresentados pela exportação e pela demanda por produtos industrializados

4 JUN 2013 - 13h20min
redação / Aníbal Placêncio
A indústria estadual mantém o otimismo para os próximos seis meses, com boas expectativas em relação à exportação e à demanda por produtos industrializados, à compra de matérias-primas e à contratação de empregados. É que aponta a sondagem realizada pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), em abril, junto às empresas sul-mato-grossenses.
 
As melhores marcas dos indicadores dos industriais do Estado foram registradas para a exportação e a demanda de industrializados, com índices de 72,9 pontos e 57,9 pontos, respectivamente. Logo em seguida aparecem a compra de matérias-primas e a contratação de empregados, com índices de 55,6 pontos e 53,4 pontos, respectivamente.

?Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul?, traz a avaliação do Radar da Fiems. Em Mato Grosso do Sul, a produção industrial permanece em ritmo moderado, mesmo com o índice apresentando ligeira evolução, quando comparado ao levantamento anterior.
 
A elevação ocorrida nesse indicador sinaliza que o aumento da produção começa a se disseminar entre os diferentes segmentos industriais respondentes da pesquisa, mesmo que essa condição ainda não prevaleça para todo o conjunto. Já o nível de utilização da capacidade instalada continuou abaixo do que é tido como habitual, embora esse indicador também tenha apresentado evolução, quando comparado ao último levantamento. Por fim, vale ressaltar que foi constatado o mesmo desempenho para a pesquisa nacional.
 
ICEI/MS
 
Além disso, o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) alcançou, em maio, o equivalente a 60,1 pontos. O destaque no Estado ficou por conta da confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices equivalentes a 60,7, 62,8 e 66,8 pontos, respectivamente.
 
Em maio, para 15% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora foi apontada por 17,5% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 27,5% dos respondentes, enquanto 47,5%, 60% e 50% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.
 
Para os próximos seis meses, 47,5% dos respondentes demonstram confiança em relação à economia brasileira, enquanto, no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançaram a marca de 52,5%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 62,5% dos respondentes se mostraram confiantes, sendo que 35%, 35% e 27,5% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação, respectivamente, à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa,.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia recupera bicicleta furtada há 11 anos e “dono” é preso por receptação

2
Aquidauana

Em menos de 4 horas, dois com mandado de prisão são capturados pela polícia

3
Policial

Bebê cai em buraco, sofre parada respiratória e morre em ambulância

4
Policial

Idoso é multado em R$ 15 mil por degradas área ambiental em Maracaju

Vídeos

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Indígenas fazem paralisação contra ‘marco temporal’ e reivindicam melhorias

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,62m
Miranda
6,28m
Paraguai
5,89m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Valdemir Gomes

Para...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Quer queira ou não, a Educação ensina....

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Ver Mais
508110560