A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8494
Economia

Indústria de MS mantém otimismo para o próximo semestre, aponta Radar da Fiems

Melhores índices foram apresentados pela exportação e pela demanda por produtos industrializados

4 JUN 2013 - 13h20min
redação / Aníbal Placêncio
A indústria estadual mantém o otimismo para os próximos seis meses, com boas expectativas em relação à exportação e à demanda por produtos industrializados, à compra de matérias-primas e à contratação de empregados. É que aponta a sondagem realizada pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), em abril, junto às empresas sul-mato-grossenses.
 
As melhores marcas dos indicadores dos industriais do Estado foram registradas para a exportação e a demanda de industrializados, com índices de 72,9 pontos e 57,9 pontos, respectivamente. Logo em seguida aparecem a compra de matérias-primas e a contratação de empregados, com índices de 55,6 pontos e 53,4 pontos, respectivamente.

?Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul?, traz a avaliação do Radar da Fiems. Em Mato Grosso do Sul, a produção industrial permanece em ritmo moderado, mesmo com o índice apresentando ligeira evolução, quando comparado ao levantamento anterior.
 
A elevação ocorrida nesse indicador sinaliza que o aumento da produção começa a se disseminar entre os diferentes segmentos industriais respondentes da pesquisa, mesmo que essa condição ainda não prevaleça para todo o conjunto. Já o nível de utilização da capacidade instalada continuou abaixo do que é tido como habitual, embora esse indicador também tenha apresentado evolução, quando comparado ao último levantamento. Por fim, vale ressaltar que foi constatado o mesmo desempenho para a pesquisa nacional.
 
ICEI/MS
 
Além disso, o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) alcançou, em maio, o equivalente a 60,1 pontos. O destaque no Estado ficou por conta da confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices equivalentes a 60,7, 62,8 e 66,8 pontos, respectivamente.
 
Em maio, para 15% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora foi apontada por 17,5% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 27,5% dos respondentes, enquanto 47,5%, 60% e 50% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.
 
Para os próximos seis meses, 47,5% dos respondentes demonstram confiança em relação à economia brasileira, enquanto, no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançaram a marca de 52,5%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 62,5% dos respondentes se mostraram confiantes, sendo que 35%, 35% e 27,5% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação, respectivamente, à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa,.
 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem que furtou corpo de cemitério em Dois Irmãos foi expulso da PM há 21 anos

2
Policial

Após foto no Facebook, PMA localiza e multa caçador de jacaré

3
Policial

Dono de conveniência é preso por clonar placa de viatura da Receita Federal

4
Aquidauana

No Serraria, ruas viram rio de lama e moradores culpam equipes das obras de esgoto

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Brasil

Rua Estevão Alves Correa, 476 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4261
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110802