13 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Economia

MS é o primeiro Estado a apresentar projetos para utilização de recursos do BNDES

10 MAI 2013 - 11h20min
Notícias MS
O governador André Puccinelli afirmou nesta quinta-feira (9), na solenidade de lançamento do Livro Vozes das Artes Plásticas, que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado da federação a apresentar os projetos completos e readequações para utilização dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A declaração foi dada pelo vice-presidente da República Michel Temer durante reunião na última segunda-feira, 6 de maio, em Brasília.
 
Segundo Puccinelli, a pedido da presidente Dilma Rousseff, o governo federal vai agilizar a liberação do empréstimo de R$ 1,09 bilhão junto ao BNDES, que serão acrescidos de contrapartida estadual, totalizando R$ 1,2 bilhão para serem investidos em obras viárias, construção e ampliação de unidades universitárias, construção de hospital e apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APPs). ?Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a apresentar e readequar toda a documentação para liberação do empréstimo e isso me tranquilizou quanto a esta questão?, disse o governador.
 
Segundo André Puccinelli, a documentação para liberação do empréstimo está de acordo com as exigências do BNDES e as adequações solicitadas já foram feitas. Um dos pedidos do Banco era que fosse feita a reapresentação e readequação do PAF - Processo Administrativo Fiscal. Os quesitos de competência do estado que são apresentação do Limite Prudencial de Gastos com pessoal e informe dos valores da arrecadação de ICMS, estão de acordo com as solicitações do BNDES. ?O Michel Temer me perguntou em que podia ajudar Mato Grosso do Sul e eu pedi que cuide da agilidade da liberação do dinheiro, pois prestei todos os documentos?, reiterou André.
 
As adequações feitas nos projetos foram em decorrência do retorno que cada obra traria para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, enfatizou Puccinelli. O governador lembrou ainda que em conformidade com os números da economia do estado, os prazos de carência e de diluição ao tempo para pagamento do dinheiro ao BNDES estão em discussão. ?Os empréstimos tem um longo prazo para serem pagos?, comentou.
 
Os investimentos trarão para o Estado a incorporação de áreas destinadas à produção nas diferentes localidades. ?Essa incorporação tem uma taxa de investimento do retorno muito superior ao próprio montante investido pelo estado através do empréstimo?, garantiu André.
 
O governador citou alguns exemplos que estão no projeto como a pavimentação da MS-040 que vai incorporar mais de 1 milhão de hectares de área ao setor produtivo e a MS-180 que vai aliar mais de 300 mil hectares de área na produção do estado. ?A produção gerada e os tributos vistos e analisados pelo STN [Secretaria do Tesouro Nacional] estão em conformidade. O STN é responsável pelo aumento do limite do endividamento dos 27 estados concedidos pelo governo federal, incluindo Mato Grosso do Sul?, explanou Puccinelli.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Bodoquena

Homem é morto a facadas em acerto de contas do tráfico em Bodoquena

2
Policial

Impressionante: Fusca parte ao meio em acidente na BR-262 e 5 ocupantes escapam vivos

3
Anastácio

Prefeito de Anastácio é condenado por improbidade administrativa

4
Aquidauana

Comerciários de Aquidauana aprovaram o “Lockdown” decretado pela Prefeitura

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max35

Aquidauana

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
min19 max35

Anastácio

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A VOLTA AO NATURAL"

Valdemir Gomes

Uma...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Marcelo H. Nakamiti - Oftalmologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4371
Transportes

EXPRESSO MATO GROSSO

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Imobiliárias

Imobiliária Barros e Reis

Rua Marechal Mallet, 685 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3062 / 324
Ver Mais