A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Economia

Para Dilma, inflação está 'completamente sob controle'

Presidente critica ?alarde? sobre indicador e diz que governo está comprometido com a meta

7 AGO 2013 - 15h25min
Veja
Em entrevista a rádios do sul de Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho mostra uma inflação "bastante sob controle". "A inflação vem sistematicamente caindo", comentou. Ela ressaltou também que o resultado de julho é um dos mais baixos para o período e que o preço da cesta básica caiu em todas as dezoito capitais pesquisadas. Nesta manhã, o IBGE informou que o IPCA ficou praticamente estável em julho, em 0,03%, com alta acumulada de 6,27% em 12 meses.
 
A comemoração vem em momento pouco oportuno. A desaceleração do índice de julho é fator sazonal e ocorre devido à queda dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional somada à redução das tarifas de transporte público após os protestos que varreram o país. Para se ter uma ideia, em 2009, 2010 e 2011, anos de inflação alta, o indicador esteve próximo de zero nos meses de julho. Em 2012, teve comportamento atípico e ficou em 0,33%, oscilação considerada alta para o período, devido às quebras de safra ocorridas no Brasil e nos Estados Unidos.
 
Apesar do otimismo da presidente nas declarações desta manhã, economistas continuam céticos. No último relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão para o IPCA no final de 2013 se mantém em 5,75%, bem acima do centro da meta de 4,5%. Já para 2014, o cenário piora: a estimativa para o indicador é de 5,87%.
 
Os comentários feitos pela presidente apenas reforçam a percepção do mercado de que o governo culpa o cenário externo quando a inflação sobe, mas toma para si os louros quando o indicador recua - comportamento que dificulta a retomada da credibilidade da economia brasileira. Dilma segue: "a inflação está completamente sob controle, atingindo os valores mais baixos do período, e você detecta isso em todos os quesitos, tanto na alimentação quanto no setor de serviços e de transportes. É um fenômeno que está se espalhando por todos os preços", afirmou. A presidente disse ainda que houve "um estardalhaço" desnecessário com a inflação.
 
O banco Goldman Sachs divulgou relatório ao mercado logo após a publicação do índice. A instituição, que recentemente reduziu sua operação no Brasil, não compartilha o mesmo otimismo que o Palácio do Planalto. "A dinâmica inflacionária melhorou na margem, mas isso é resultado da reversão de preços de alimentos perecíveis, sazonalidade favorável e redução das tarifas de ônibus. A inércia na inflação de serviços (que ficou estável em 0,64% em julho e 8,5% no acumulado em 12 meses) é motivo de preocupação. Além disso, a desvalorização do real deve pressionar os preços de bens comercializáveis no curto prazo. A recente estabilização da inflação se deve, em grande parte, a fatores transitórios e estamos longe de acreditar na volta do indicador à ilusória meta de 4,5%", informa o comunicado. (com Estadão Conteúdo e Reuters)
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aluno elogiado pelos professores, Adalberto é a vítima 177 da Covid-19 no MS

2
Aquidauana

Paciente de 35 anos é novo caso confirmado de coronavírus em Aquidauana

3
Aquidauana

Secretário Nacional de Justiça e Segurança é aquidauanense com muito orgulho

4
Anastácio

Menino fica ferido após acidente com carro em Anastácio

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,08m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"...é sempre assim"

Valdemir Gomes

Os...

Rosildo Barcellos

ECA 30 anos !

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Advocacia

Sortica e Santos Advogados Associados S/C

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3122 / 3
Conveniência

Conveniência do Alemão

Rua Estevão Alves Corrêa, 1920 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-9608 / 9632-141
Ver Mais